Conheça 7 maneiras de melhorar a performance produtiva usando o monitoramento de máquinas

Fabricantes de todos os tamanhos estão evoluindo para o monitoramento das máquinas utilizando as estratégias da indústria 4.0

O monitoramento de máquinas com os dados nas nuvem está ajudando a indústria a obter medidas de produtividade e lucratividade de fabricação muito maiores, sem os altos custos e interrupções que as soluções tradicionais de monitoramento de máquinas acarretam. Por estas razões, fabricantes de todos os tamanhos estão adotando rapidamente a tecnologia de monitoramento de máquinas baseada em nuvem como parte de suas estratégias da Indústria 4.0 (fábrica inteligente).

Hoje em dia, diversas empresas estão aproveitando automações dos sistemas de monitoramento de máquinas para aumentar a sua produtividade significativamente.

Num estudo de caso recente, 58% das empresas inquiridas afirmaram ter uma estratégia de monitorização e otimização de máquinas em vigor. No setor de equipamentos/máquinas industriais, esse número sobe para 91%. Uma coisa a notar, no entanto, é que ter uma estratégia em vigor é muito diferente de realmente instalar tecnologia como o monitoramento de máquinas baseado em nuvem.

Muitas vezes ouvimos razões pelas quais as pessoas não implementaram o monitoramento de máquinas, incluindo percepções de altos custos de instalação, preocupação de que não funcionará em máquinas mais antigas até preocupações com interrupções no chão de fábrica, mas hoje existem plataformas especializadas em armazenar os dados nas nuvens.

De acordo com o relatório, 86% dos fabricantes inquiridos afirmaram que a rentabilidade aumentou através da monitorização e otimização das máquinas, e 35% afirmaram que a rentabilidade aumentou significativamente.

Certamente não é surpreendente que, dados os benefícios que o monitoramento de máquinas oferece aos fabricantes; incluindo medidas de produtividade aprimoradas, como maior produtividade, redução do tempo de inatividade e menor uso de recursos, que levam a uma melhor eficácia geral do equipamento (OEE). Todos esses benefícios eventualmente chegam do chão de fábrica ao último andar, onde têm impacto direto nos resultados financeiros.

Além de dados de terceiros, vemos dados semelhantes de nossa própria base de clientes, que são destacados em nossa pesquisa que mostra que máquinas CNC custam dinheiro aos fabricantes e aos clientes porque até 80% das horas disponíveis são desperdiçadas porque eles não têm conhecimento todo o tempo que se perde por falta de monitoramento. Em termos práticos, porém, como o monitoramento de máquinas baseado em nuvem pode ajudar sua própria fábrica a melhorar as medidas de produtividade de fabricação?

1- Automatize suas medidas de produtividade de fabricação

Remova totalmente a captura manual de dados com um software de monitoramento de máquina capaz de capturar dados da máquina com precisão, liberando seus operadores para se concentrarem em suas tarefas principais, além de eliminar o risco de erro humano.

Cada vez mais as empresas necessitam de softwares mais eficientes para gerar os melhores resultados.

2- Ignore planilhas estáticas

Todos os dados capturados são inseridos em painéis digitais que oferecem resumos rápidos do progresso da produção - bem como a capacidade de visualizar e melhorar suas medidas/KPIs de produtividade de fabricação - tudo em tempo real e com segurança acessível a partir de qualquer dispositivo.

3- Compare a produtividade

Faça correta medida do OEE eliminando ineficiências no chão de fábrica – como troca, manutenção, eliminação de desperdícios ou cronogramas de manutenção. Tudo isso melhorará as metas de OEE, incluindo desempenho e disponibilidade.

4- Execute relatórios com dados nas nuvens

Execute relatórios baseado em dados em instantes sobre todas as suas ordens de serviço e trabalhos para avaliar quão bem suas máquinas foram utilizadas durante um trabalho específico, bem como comparar o tempo real gasto em uma ordem de serviço com o tempo esperado. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a fazer cotações com mais precisão e competitividade no futuro.

5- Mantenha o tempo de inatividade decifrado

Mantenha as pessoas certas informadas com base nas condições que você escolher com notificações automatizadas entregues a funcionários específicos por meio de aplicativo ou e-mail. Por exemplo, quando uma máquina falha ou notifica os engenheiros de suporte à produção quando os operadores estão sem estoque de materiais/equipamentos.

6- Total visibilidade de informação em todas as máquinas

Visibilidade em todas as máquinas tablets práticos fornecem aos seus operadores um painel intuitivo que mostra análises de dados em tempo real. Os operadores de máquinas podem inserir motivos para qualquer tempo de inatividade no local, ajudando os gerentes de produção a resolver problemas com rapidez, bem como identificar ineficiências que são impactando a produtividade – não importa quão grande ou pequeno.

Os sistemas de monitoramento permitem exibir os relatórios para todos os setores da fábrica, desde a gerência até o chão de fábrica.

7- Aumente a satisfação e a retenção dos funcionários

Desenvolva comunicações mais profundas e transparentes, o que, por sua vez, elimina a frustração e o atrito do seu chão de fábrica, para que você ofereça o melhor ambiente de trabalho possível, e mantenha os mesmos profissionais por mais tempo.

Fonte: www.fourjaw.com

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3199-0554
FIT Tecnologia | RS
Rua José Tovasi, 417 | Cruzeiro 
Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3196-2199
Horário: de segunda à sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, exceto feriados.
CIMATRONFIKUSCIMCOABINFER-selo-associacao-brasileira-ferramentarias
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down