Conheça os principais formatos de arquivos CAD de geometrias 3D

A escada de formatos de arquivos CAD - Importação e Exportação

A escada de formatos CAD pode ajudá-lo a otimizar a troca de dados com seu cliente ou fornecedor. No dia-a-dia, muitas vezes lidamos com problemas de tradução e reparo de arquivos CAD. Esses problemas podem ser minimizados usando essa regra prática:

"Ao enviar dados CAD ou receber dados CAD, suba o mais alto possível."

Seus melhores resultados: seus melhores resultados virão do envio de clientes ou fabricantes a um formato que esteja no topo do formato da escada, pois eles podem ler ou abrir. Da mesma forma, você vai querer enviá-los de volta em um formato que esteja no alto da escada, como você pode ler. Por que é isso? Porque quanto mais alto você vai no formato da escada, melhores são os dados e, inversamente, quanto mais baixo você vai no formato da escada, ele se torna o elo mais fraco na troca de arquivos. O elo mais fraco pode ser o formato que acaba gerando rebarbas e outros formatos que podem exigir reparo e, em alguns casos, podem precisar ser completamente remodelados.

 Formatos CAD – Importação e Exportação
Usando a Escada de Formatos de arquivos CAD


O objetivo da tradução deve ser a melhor geometria possível, de preferência sólidos fechados que incluam qualquer informação de PMI anexada ao modelo.

Sólidos fechado: Os sólidos à prova d'água permitem que você execute edições adicionais na geometria importada em seu sistema CAD, bem como crie relações de união lógicas. Se a geometria não for fechada, provavelmente é a geometria da superfície, que pode ser importada para aplicativos CAD, como o SOLIDWORKS, como centenas ou até milhares de superfícies não conectadas e quase inúteis.

Geometria de alta qualidade: não é suficiente que a geometria seja fechada, mas você realmente quer que ela esteja livre de problemas como faces com defeitos, faces de área zero, vértices duplicados e splines. Isso ocorre porque esses problemas dificultam a tradução para o sistema CAD, além de dificultar os aplicativos que dependem da geometria, como reconhecimento de recursos, usinagem e FEA. Às vezes, a geometria traduzida é de alta qualidade, mas geralmente precisa ser reparada para remover artefatos e estender e reintroduzir arestas.

PMI e GD & TPMI: Se a sua peça ou montagem contiver PMI (Product Manufacturing Information), você também terá acesso a isso; O PMI refere-se a dados como GD & T, dimensões e notas anexadas ao modelo sólido. Os dados do PMI geralmente são legíveis em um formato nativo, mas serão perdidos em um formato neutro, a menos que você os converta em PMI geométrico (arcos e arestas).

Conclusão

Seguindo estas dicas de tipos de arquivos CAD, ocorrerá menos retrabalhos nas conversões entre formatos CAD, aproveitando melhor seu tempo para desenvolver e criar novos projetos.

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3199-0554
FIT Tecnologia | RS
Rua José Tovasi, 417 | Cruzeiro 
Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95072-342
(+55) (54) 3196-2199
Horário: de segunda à sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, exceto feriados.
CIMATRONFIKUSCIMCOSolidCAMABINFER-selo-associacao-brasileira-ferramentarias
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down