A parceria proporciona mais tecnologia para o ensino da região, possibilitando que todas as máquinas do SENAI estejam funcionando com a integração dos softwares CAD/CAM da FIT.
Os alunos farão o treinamento operando com a versão mais atual dos softwares, utilizando os recursos de automação que agilizam e qualificam o trabalho. Como a plataforma CAD/CAM CIMATRON, por exemplo, que fornece uma solução completa, com uma interface única, intuitiva e fácil de usar para todo o fluxo de trabalho: para orçamento, projetar ferramental e fabricar componentes de moldes, matrizes e eletrodos, programar máquinas CNC. Por tudo isso, o treinamento desses softwares podem fazer a diferença para a carreira profissional de muitos alunos.
CAD/CAM CIMATRON: Projetado para atender aos desafios exclusivos enfrentados pelos fabricantes de ferramental (Moldes & Estampos), o CAD/CAM CIMATRON oferece uma solução integrada única, equipada com recursos de projeto de ferramental e dedicado, com detalhamento, uma solução de eletrodo abrangente, análises CAE (injeção plástica, spring-back, blanque, ponto de ruptura,…) e um dos sistemas de programação NC mais avançados disponíveis de fresamento até 5 eixos contínuos e centro de torneamento.
CIMCO Edit e DNC: Vem com todos os recursos essenciais necessários para a edição moderna de programas NC, incluindo funções específicas de NC, matemática, transformações, edição de arrastar/soltar e muito mais. Além disso, o CIMCO Edit inclui comparação de arquivos, simulação de fresamento/torneamento, gerenciador de ferramentas avançado, assistente de código NC e oferece complementos poderosos para simulação de máquinas, gerenciamento de programas, CAD/CAM 2D e muito mais.
CAD/CAM FIKUS: É o mais avançado, testado e confiável software CAD/CAM para fabricação por eletroerosão a fio no mercado mundial. O sistema FIKUS oferece uma solução flexível e completa para o programador de fio EDM. A solução é projetada especificamente para produzir percursos de 2, 4, 5 ou 6 eixos (eixos rotativos contínuos ou posicionados) com facilidade e rapidez, usando uma ampla gama de ferramentas de software inovadoras.
A parceria também contempla uma conexão entre a FIT e os instrutores do SENAI, que estão sempre atualizados sobre as automações e novas ferramentas dos softwares. Essa troca de informações garante um treinamento ainda mais qualificado, onde quem sai ganhando é o aluno e seu aprendizado.
A FIT também participa de eventos desenvolvidos pelo SENAI, através de seus especialistas nos softwares CIMATRON, CIMCO e FIKUS que ministram palestras e participam de orientações aos alunos. Essa conexão é muito importante para quem, em pouco tempo, estará iniciando no mercado de trabalho. Os futuros profissionais podem conversar e tirar dúvidas com quem já possui experiência na área da ferramentaria.
Conversamos com os professores Mário Angelo e Rodrigo Kuch, do SENAI Mecatrônica de Caxias do Sul, que nos passaram um pouco da experiência que estão tendo com o CIMATRON e quais são as expectativas para os treinamentos.
Rodrigo destacou alguns diferenciais do software que chamaram a atenção, como a integração completa entre todas as etapas de desenvolvimento para projetar e fabricar ferramentais como moldes, matrizes e eletrodos. Ele lembrou, que agora é possível atender o fluxo do início ao fim com um único software, e que todos os colaboradores de uma empresa, desde o projetista até quem trabalha na linha de produção, podem visualizar o projeto, mostrando o fluxo vertical de todo o processo.
Também falou sobre a parte técnica do software, comentando da vantagem de importar geometrias sem gerar falhas que possam distorcer o desenho, realidade bem comum em muitos softwares existentes no mercado. Com uma importação mais segura e com correção automática, o CIMATRON garante que nenhuma informação possa ser perdida durante o desenho de molde. Ele acredita que, pela capacidade produtiva e associatividade do software, muitas matrizarias estão migrando para utilizar o CIMATRON, enquanto outras vão mudar em breve.
Ao conversar com o professor Mário, podemos entender melhor a importância dos cursos da instituição para o mercado ferramental da região. Caxias do Sul é uma cidade altamente industrializada, ela é considerada o segundo maior polo metal mecânico do Brasil, atrás apenas da cidade de São Paulo. Toda essa potência industrial gera uma grande demanda de profissionais qualificados, criando grandes oportunidades para os alunos experimentarem o mercado de trabalho logo após a formação.
Mário também destacou a importância dos alunos estarem aptos a operar o CIMATRON, pois ele acredita que muitas ferramentarias da região irão migrar para esse software em um futuro próximo. Uma das vantagens que ele destaca, é a possibilidade de utilização de um único software onde antes usavam até três sistemas diferentes para fazer a mesma função.
Caxias do Sul é uma cidade altamente industrializada, considerada o segundo maior polo metal mecânico do Brasil, atrás apenas da cidade de São Paulo. Toda essa potência industrial gera uma grande demanda de profissionais qualificados, criando grandes oportunidades para os alunos experimentarem o mercado de trabalho logo após a formação. Por isso é muito importante para os alunos estarem aptos a operar o CIMATRON.