Usinagem Até 5 Eixos

Quando os fabricantes de ferramentas investem em máquinas CNC de 5 eixos para fornecer a precisão e prazos de entrega mais curtos que seus negócios precisam, a escolha do software correto é crucial para alcançar os melhores resultados de usinagem possíveis.

O CIMATRON é adaptado para atender às necessidades dos programadores NC da oficina de ferramentas, obtendo o fresamento otimizado de núcleos e cavidades e perfuração e furação de múltiplos eixos rápidos. Os programadores NC se beneficiam de uma interface simples com um método simples de configuração de parâmetros, semelhante ao processo de programação de 3 eixos. As estratégias de usinagem aproveitam ao máximo os recursos de 5 eixos, usando ferramentas mais curtas para obter a melhor qualidade de superfície possível e exigindo apenas uma configuração.

Benefícios

  • Reduzir o tempo de usinagem com apenas um setup necessário
  • Aumentar a qualidade da superfície
  • Experimente uma usinagem segura
  • Utilize um processo de programação mais simples
  • Reduzir a necessidade de extrair eletrodos EDM
Fresamento 5 eixos

Principais Recursos

5 Eixos Posicionados

As estratégias de fresamento de 3 + 2 eixos oferecem a opção mais robusta para a fabricação de ferramental. Eles permitem que você trabalhe em várias direções diferentes em apenas uma configuração, garantindo precisão e permitindo que você use ferramentas mais curtas para usinagem.

5 Eixos Simultâneos

A usinagem simultânea permite fabricar com uma ferramenta pequena em áreas onde o fresamento 3 + 2 não é ideal. O Cimatron fornece todas as estratégias necessárias para este tipo de fresamento, incluindo estratégias desenvolvidas especialmente para o fabricante de ferramentas.

Simulação e Verificação

A seleção da CIMATRON de simuladores e verificadores de 2,5 a 5 eixos permitem visualizar a usinagem de várias maneiras diferentes, para que você possa verificar a eficácia dos procedimentos que você programou.

Pós-processadores

Os pós-processadores da CIMATRON são comprovados em campo e desenvolvidos em cooperação com provedores de serviços locais, a CIMATRON e fornecedores de máquinas-ferramenta e comandos CNC. Estamos empenhados em oferecer pós que funcionem de forma eficaz com qualquer máquina da 3 a 5 eixos e com qualquer comando CNC.

Simulação de Máquina CNC

Simulações precisas de usinagem em máquina CNC fazem muito mais do que apenas garantir uma usinagem segura. A seleção da Cimatron de simuladores e verificadores 2.5 a 5 Eixos também permitem visualizar a usinagem de várias maneiras diferentes, para que você possa ter certeza de ter programado os procedimentos que são mais adequados aos seus objetivos.

cimatron simulador maquina cnc 5 eixos

Como funciona a simulação de máquina CNC?

  • Veja as simulações de máquinas CNC detalhadas de remoção de material em qualquer procedimento com a representação das ferramentas e do suporte e a trajetória do movimento da ponta da ferramenta em relação à peça, a fim de verificar cada etapa do processo de usinagem.
  • Verifique a usinagem com detecção de entrada e colisão que verifica a ferramenta e o suporte em relação à peça, para garantir que sua usinagem seja segura.
  • Avalie qualquer procedimento e tome decisões sobre procedimentos futuros inspecionando o “mapa de material restante”, que exibe uma imagem dinâmica codificada por cores do estado do estoque do material remanescente em comparação com a peça após o procedimento.
  • Ative uma simulação completa que seja sincronizada com o pós-processador e inclua cinemática da máquina, limites da máquina, configuração e dispositivos de fixação.

Benefícios da simulação de máquinas CNC

  • Experimente uma usinagem segura em todos os tipos de máquinas
  • Transferir trabalhos de uma máquina para outra com confiança
  • Simule e verifique como trabalha para uma usinagem ideal

Novos e Aprimorados Recursos
de Fresamento 5 Eixos

demonstração de desbaste automatizado por fresamento 5 eixos no Cimatron 15
Desbaste de um dispositivo, usando um conjunto de
operações automáticas de desbaste 3 + 2 eixos. O material
bruto é colorido pela orientação. As direções são definidas
automaticamente pelo sistema.

Desbaste Automatizado em 5 eixos:

O desbaste otimizado para multi-direções agora pode ser programado e calculado de forma integral e automática pelo sistema para remoção máxima de material em tempo mínimo de usinagem a partir das melhores direções selecionadas. Os usuários agora podem permitir que o sistema calcule o desbaste de peças complexas.

Redução de Raios Guiada em Vários Eixos:

com um clique de um botão, o sistema calcula movimentos otimizados de limpeza em várias direções, levando em consideração o formato da ferramenta e do suporte para proteger contra possíveis colisões.

representação de limpeza de canto no fresamento 5 eixos pelo Cimatron 15 CAM
Imagem ampliada de uma limpeza de canto, usinado em uma
orientação inclinada de 3 +2 eixos. A orientação foi calculada
automaticamente pelo sistema, como parte da função
de inclinação automática da limpeza guiada.

Rebarbação Automática em 5 Eixos:

Programe automaticamente as operações de rebarbação selecionando a geometria, superfícies ou um modelo inteiro. O percurso considera os limites do eixo da máquina e o suporte para criar uma trajetória livre de colisões. Os usuários podem usá-lo para trajetórias de 3, 4 e 5 eixos, por exemplo em gabaritos e dispositivos.

Acabamento Avançado com Tecnologia Geodésica no CIMATRON:

O caminho de alta qualidade calcula um passo 3D uniforme em peças complexas. Inclui suporte para curvas guia, usinagem negativa e considera o suporte para evitar colisões. Os usuários podem usá-lo para caminhos de ferramenta de 3, 4 e 5 eixos, geralmente usados ​​para peças que requerem acabamento superficial de alta qualidade, como núcleos de molde e matriz e/ou casos em que um caminho de ferramenta contínuo começa do início ao fim sem a necessidade de novas entradas.