Medição em Processo (CMM)

Ter completado a usinagem de uma peça, tamanho ou material que é ou um eletrodo, quer um molde de formação a quente, um lâmina de uma hélice de um barco ou qualquer outro componente, não significa que o trabalho está concluído com sucesso. Antes de validar os resultados.

Esta validação é bem feita com as máquinas de medição usuais e também, em muitos casos, na própria máquina com uma sonda de medição adaptada (apalpador sem contato tipo Renishaw ou Blum), seja porque aproveitando a situação de ter acabado e conhecendo todos os parâmetros do ambiente, ou porque quando terminar , o retorno para manipular a peça com a qual está trabalhando, por volume, peso, geometria, … é complexo e realizar uma programação na própria peça posicionada facilita consideravelmente este trabalho de validação.

Também é necessário lembrar que esse é um aspecto frequentemente negligenciado quando estamos trabalhando com sistemas CAD / CAM e que fornecer uma ferramenta para medir as características e a validação de nossas peças usinadas é, muitas vezes, mais do que importante, essencial.

No CIMATRON é possível programar a medição volumétrica e dimensional de certas características, tanto em uma máquina de medição de coordenadas dedicada quanto em uma adaptação de uma fresadora com um apalpador eletrônico tipo Renishaw.

A opção no Cimatron cria um relatório para procedimentos de inspeção na máquina “On Machine Inspection”. Os resultados são mostrados na tela, com etiquetas e cores codificadas. Os detalhes são exibidos em uma tabela. O usuário pode exportar os resultados para o Excel e para arquivos PDF. As probes associadas através das linhas selecionadas na tabela ciclos de medição são destacadas e vice-versa.