Soluções personalizadas de matrizes de estampagem
Há 46 anos, a Classic Tool & Die tem fornecido soluções personalizadas de matrizes de estampagem para uma ampla gama de indústrias, incluindo automotiva, aeroespacial, médica, arquitetônica e agrícola. Com 30 funcionários operando em uma instalação de 30.000 pés quadrados em Windsor, Canadá, a Classic Tool & Die é conhecida por lidar com projetos desafiadores e fornecer soluções prontas para uso que abrangem desenvolvimento de produtos, design e construção de matrizes e produção de peças.
"Temos orgulho de ser uma oficina de ferramentas e matrizes de médio porte com capacidades muito grandes", disse Adriano Oppio, VP da Classic Tool & Die. "Nosso foco principal é fornecer não apenas ferramentas ou matrizes comuns, mas soluções completas prontas para uso que abrangem tudo, desde o desenvolvimento do produto até a produção final da peça."
Quando um OEM automotivo abordou a Classic Tool & Die com um projeto experimental envolvendo a formação explosiva de um firewall, Oppio e sua equipe sabiam que estavam enfrentando um desafio formidável.
O cliente precisava formar um painel de aço usando uma matriz de estiramento único, mantendo uma pressão de ligante consistente durante todo o curso — um feito anteriormente considerado impossível por especialistas em pneumática devido às características inerentes da compressão de gás, que aumentam à medida que a matriz fecha. Além disso, a pressão do ligante tinha que permanecer constante, independentemente da velocidade da prensa, adicionando mais complexidade a uma tarefa já assustadora.
Inovando para atender demandas ainda mais qualificadas
Oppio e sua equipe reconheceram os altos riscos envolvidos, pois o fracasso poderia prejudicar o relacionamento da Classic Tool & Die com o OEM. No entanto, a empresa estava determinada a correr o risco, ultrapassando os limites do design de matriz e da hidráulica no processo.
"Entramos em contato com muitos outros especialistas na área, e eles disseram: Você não consegue fazer isso. É fisicamente impossível", ele lembrou. “Voltamos ao OEM e dissemos: ‘Ok, vai ser uma luta, mas estamos dispostos a correr um grande risco e experimentar.’”
Apesar do ceticismo de outros, a Classic Tool & Die seguiu em frente, confiante em sua capacidade de inovar e encontrar uma solução. A equipe sabia que o sucesso não apenas solidificaria seu relacionamento com o OEM, mas também estabeleceria a empresa como líder em lidar com os projetos mais desafiadores do setor.
A Classic Tool & Die utiliza os recursos do CAD/CAM CIMATRON
A Classic Tool & Die recorreu ao software CAD/CAM CIMATRON para ajudá-la a lidar com esse projeto inovador. Usando os poderosos recursos de superfície, digitalização e engenharia reversa da Cimatron, Oppio e sua equipe projetaram um sistema de aglutinante inovador e controlado hidraulicamente, capaz de ajustar automaticamente a pressão durante todo o curso. A equipe trabalhou em três principais iterações de design de ferramentas e sistemas hidráulicos antes de obter sucesso.
A empresa colaborou com a Universidade de Windsor no projeto, aproveitando a experiência de pesquisadores e engenheiros para ajudar a refinar seu design e superar os desafios técnicos. Enquanto isso, o OEM lidou com as simulações de conformabilidade, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento do material e o desempenho da matriz.
"Ao utilizar o CAD/CAM CIMATRON e configurar estações de visualização, vimos um aumento de 75% na produtividade na montagem do piso e reduzimos nossa pegada de carbono em comparação com nosso processo anterior de plotagem de desenhos e trazê-los para o chão de fábrica".
Adriano Oppio, VP da Classic Tool & Die.
Além dos desafios hidráulicos, a peça apresentava complexidades devido ao seu tamanho enorme e taxas de extração variáveis nas diferentes áreas. A Classic Tool & Die teve que garantir que a almofada de extração mantivesse movimento consistente durante todo o processo, um fator crítico para atingir a qualidade desejada da peça e evitar defeitos.
O CAD/CAM CIMATRON possui recursos que agilizam as soluções da Classic Tool
"A superfície do CAD/CAM CIMATRON, em conjunto com engenharia reversa e digitalização, realmente nos ajudou com este projeto", observou Oppio. “Os recursos do software nos permitiram iterar em nossos projetos e encontrar a solução ideal rapidamente.”
Para otimizar ainda mais seus processos e melhorar a eficiência, e mudar para soluções mais ecológicas, a Classic Tool & Die virtualizou o CAD/CAM CIMATRON e implantou estações de visualização no chão de fábrica. Isso permitiu que os fabricantes de matrizes acessassem modelos e desenhos 3D em telas grandes bem ao lado da matriz, eliminando a necessidade de desenhos físicos e reduzindo o risco de erros.
“Ao virtualizar o CAD/CAM CIMATRON e configurar estações de visualização, vimos um aumento de 75% na produtividade na montagem do chão de fábrica e reduzimos nossa pegada de carbono em comparação com nosso processo anterior de plotar desenhos e trazê-los para o chão de fábrica”, explicou Oppio.