Confira os 4 fatores que vão fazer toda a diferença na produtividade e eficiência dos projetos.
1. Aços do molde
2. Material do produto a ser moldado
3. Projeto de molde
4. Ambiente do molde
São diversos fatores que contribuem para o sucesso do produto acabado, como os diferentes materiais de molde ou o tipo de máquinas que são usadas. O processo de moldagem por injeção é bem complexo, desde o projeto inicial até o resultado final. O mais importante para garantir a eficiência e qualidade do molde de injeção, é importante conhecer bem cada fator para saber melhorar a qualidade.
O aço escolhido deve atender a determinadas exigências. Considere que a qualidade da dureza e grau do aço podem afetar o produto plástico. Para pequenos projetos, o alumínio é a escolha ideal. O alumínio é barato e pode ser facilmente usinado para moldes de cavidade única.
Maiores valores de produção requerem aço de maior qualidade, que pode ser caro, mas vale a pena. Um exemplo disso seria o aço inoxidável. Esta é a escolha ideal para a maioria dos volumes de produção. O aço inoxidável tem qualidades como resistência à corrosão, resistência à picada e resistência ao desgaste. Todos esses benefícios surpreendentes são combinados com o suporte para criar acabamentos de molde suaves.
A superfície do aço pode ser tratada com outros revestimentos metálicos para melhorar o processo de moldagem. Inserções de cobre berílio podem ser usadas para melhorar o processo de resfriamento em pontos críticos específicos durante o acabamento do molde. O nitreto pode ser usado na superfície para aumentar a dureza do aço, o que pode aumentar a vida útil do molde para estender seu uso.
Aprender qual tipo de material usar para moldagem por injeção de plástico pode afetar o acabamento e o uso do seu molde. Nem todos os termoplásticos podem ser usados universalmente para uma finalidade. Certos tipos de plástico são muito mais duráveis, enquanto outros têm capacidades mais específicas, como os usados na produção de alimentos. Se você usar o plástico errado para copos e recipientes de alimentos, isso pode causar danos aos seus consumidores.
O plástico errado também pode quebrar com o impacto se não for utilizado adequadamente. Certifique-se de escolher o termoplástico certo de acordo com o produto que você planeja fabricar.
Polipropileno, polietileno e poliestireno de alto impacto são alguns dos exemplos de materiais de molde que você provavelmente encontrará. Certifique-se de distinguir corretamente cada plástico antes de prosseguir.
Depois de ter o material correto para o seu molde, a próxima coisa que você deve considerar é o desenho do projeto. A estrutura do molde deve ser capaz de segurar o material plástico adequadamente. Deve ser capaz de lidar com o encolhimento, a temperatura do molde, a deformação e o próprio processo de moldagem. A abertura e o fechamento devem ser fáceis sem arriscar a vida útil da máquina. O projeto do molde também deve melhorar a eficiência e os custos de produção.
Após o projeto do molde, o processamento do molde é o próximo. Organizar adequadamente o processo de moldagem pode aumentar as chances de uma produção bem-sucedida. Saber o que sua máquina passa pode estabilizar os resultados.
O processo de moldagem começa com o aquecimento do plástico, que é então injetado no molde. Ele é resfriado rapidamente antes de ser liberado para criar o produto que você projetou. É importante garantir que todas as peças de sua injetora estejam funcionando corretamente. Isso requer manutenção e limpeza mensais para obter os melhores resultados.
Se você usar os materiais adequados e fizer a manutenção de suas máquinas, pode ter certeza de que sua moldagem por injeção de plástico será bem-sucedida. No entanto, há outro fator que você deve considerar para manter a integridade do seu molde. Quando se trata de meio ambiente, é importante mantê-lo limpo e higienizado para evitar contaminação. Isso é especialmente importante se você estiver criando produtos para fins farmacêuticos e de fabricação de alimentos.
Você tem um ambiente ideal? As salas limpas utilizam filtros de ar, fluxo de ar e equipamentos de proteção. Tudo isso pode proteger o produto resultante e os operadores dentro da área. Por exemplo, equipamentos de proteção, como óculos, luvas e toucas, podem impedir que sua equipe operacional contamine o molde com cabelos e outras fibras. Manter o ambiente limpo sempre ajudará a produzir produtos de qualidade uniforme para os consumidores.
É sempre bom prestar atenção em todos os detalhes para que o processo de fabricação de moldes seja bem sucedido, mas esses 4 fatores são mesmo fundamentais para você lembrar e aplicar sempre que for necessário.