O método diagrama de Ishikawa serve para detectar os problemas dentro de um negócio, pois ele é uma ferramenta muito visual, sendo num formato de gráfico.
A sua principal função é auxiliar nas análises de todas as organizações, procurando as causas dos problemas, ajudando toda a equipe nos processos organizacionais dentro da empresa.
O seu maior propósito é descobrir quais são os fatores que resultam nas situações indesejadas na organização.
O diagrama de Ishikawa é conhecido com vários nomes, como:
Essa ferramenta foi criada pelo Kaoru Ishikawa, que é engenheiro químico no ano de 1943. Seu projeto era desenvolver essa ferramenta para ser utilizada por qualquer indivíduo, desde os seus colaboradores até a diretoria.
Por ela ser uma ferramenta muito visual, o seu gráfico é muito usado para ajudar na organização e no raciocínio de cada equipe. Desse modo, a sua representação gráfica ajuda as equipes a chegarem nas causas-raiz dos problemas que estão diminuindo a produtividade da organização.
Para todo problema existe uma causa específica, e a utilização do método parte dessa premissa. Afinal, eliminar a causa significa, eliminar todo o problema.
E para descobrir, o método sugere que seja realizado o teste e análise feita através de cada sugestão realizada pela equipe.
Para fazer esse diagrama é necessário seguir cada passo:
5. Realize uma reunião com toda a sua equipe para poder definir as causas dos problemas. Esta parte é muito trabalhosa e demorada dentro deste método. Além de ser muito importante focar em todos os detalhes para que sejam bem realizados com ajuda do método.
6. Dentro das categorias que foram definidas pelas equipes, insira todas as causas encontradas;
7.Podem ser numeradas conforme a sua gravidade ou importância.
O Kaoru Ishikawa definiu alguns tipos de causas, sendo o total de 6, com razão da existência dos problemas em busca de solucioná-las. Cada uma das causas tem início com a letra M.
Por isso que o seu nome é diagrama 6M, vejam quais são e as perguntas que estão relacionadas a cada uma:
O diagrama Ishikawa é uma representação gráfica muito simples de ser construída e com um fácil entendimento. Portanto, ele traz vários benefícios tanto para a organização junto com a equipe que a utiliza, vejam quais são eles:
Então, o diagrama traz muitos benefícios para a empresa quando ele é bem utilizado. Desta forma, o método pode ser utilizado junto com a Brainstorming e dentro das reuniões, potencializando todo o rendimento dos encontros, auxiliando a equipe a expor os seus pontos de vista e ideias.
Dessa maneira, é de extrema importância considerar certas limitações e requisitos para que haja um bom desenvolvimento. O método, por si só, não consegue identificar qual a gravidade das causas, por exemplo.
Além disso, é necessário ter pessoas organizadas para coordenar as reuniões, tendo um perfil de liderança para conseguir desdobrar a ferramenta.
Diagrama de Ishikawa para ilustrar a sua construção.
Descobrindo as causas do problema.
Solucionando os problemas.
Os maiores erros das empresas é deixar que os processos sejam interferidos pelas pequenas falhas e problemas sem contra-atacá-las e se aprofundar em suas causas.
Com isso, a rotina acaba se deteriorando, trazendo prejuízos e uma empresa menos produtiva.
Por isso, ela é uma ferramenta muito importante dentro da gestão de qualidade do uso do método diagrama, pois auxilia a manter as atividades em constante, facilitando e aprimorando as soluções dos problemas, desde os simples até os mais complexos.
De modo geral, essa ferramenta é muito versátil, facilitando o entendimento e a visualização de toda equipe, elevando o nível de compreensão sobre os processos.
Ele também pode ser utilizado em várias áreas dentro da organização dos segmentos. Portanto, ao investir na gestão é ferramenta e a solução dos problemas, melhorando os caminhos para atingir o sucesso da empresa.
Afinal, o diagrama é uma ferramenta muito útil, pois ele corrige todos os problemas que uma empresa possa estar enfrentando. Mesmo que os processos estejam certos dentro da conformidade, há ótimas razões para elaborar um diagrama, como você pode ter visto ao longo do artigo.
Então, para que você possa começar agora mesmo, elenca todos os principais problemas organizacionais ou os processos que você deseja otimizar.
Reúna toda a sua equipe para fazer a elaboração do diagrama, buscando as possíveis causas para conseguir identificar a causa principal.
Agora, você pode criar um plano de ação para que possa eliminar todas as causas, acabando assim com o problema ou chegando até a otimização do processo.
Esse processo deve ser repetido periodicamente, para poder fazer o controle de qualidade dos processos organizacionais.