Digital Twin: Descubra o que é, como aplicar e os principais benefícios

A transformação digital já é uma realidade, e um dos termos que mais ganham força é o digital Twin. Essa expressão, em português, significa “Gêmeo Digital” e consiste em oferecer uma réplica virtual fiel ao que será produzido.

Trata-se de um salto significativo na forma pela qual as empresas têm o seu desenvolvimento, avaliação e aprimoramento dos produtos. Portanto, aproveite o recurso e tenha dados relevantes sobre o uso desse produto criado.

Agora que você viu alguns detalhes importantes sobre o digital Twin, torna-se importante aprofundar nas informações. Dessa forma, confira abaixo o que é, como aplicar e descubra os principais benefícios do Gêmeo Digital.

 

Digital Twin

Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/teste-de-simulacao-de-carro-de-corrida-com-tecnologia-dupla-digital-maximiza-o-desempenho-analisando-dados-de-configuracao-de-estrategia-aerodinamica-ilustracao-isometrica_1284-62210.jpg

Digital Twin: O que é?

A tecnologia evoluiu muito e as empresas adotaram cada vez um modelo digital, porque é mais rápido, acessível e cômodo. Ao invés de desenvolver uma réplica e ter que usar ferramentas, basta criar um Gêmeo Digital e gastar menos.

Um software já basta para mostrar ao cliente uma réplica virtual daquilo que será criado. Portanto, digital Twin materializa essa ideia e permite que um modelo virtual seja criado, através dele, os engenheiros entendem várias nuances.

É possível dimensionar com precisão como ficará o resultado vida e também ter informações inerentes ao ciclo de vida. Nesse cenário, a simulação é precisa e principalmente: o consumidor testa o produto na etapa de desenvolvimento.

Esse conceito é essencial para as empresas, afinal, possibilita que os produtos sejam testados por quem irá potencializar. Ao mesmo tempo, aumenta a eficiência e os criadores entendem as necessidades dos consumidores.

Digital Twin: Quais são os tipos?

Os Gêmeos Digitais são usados para vários propósitos, e tudo depende do objetivo que existe. Dentre os vários tipos disponíveis, a realidade é que três se destacam, a seguir confira as informações sobre cada um deles:

  • Produto: Desenvolvido com auxílio do setor operacional e da estatística, facilita a análise da performance em vários cenários e condições. Trata-se de um exemplo digital fiel ao que será desenvolvido de forma material.
  • Desempenho: O objetivo é otimizar cada processo interno e por isso, é essencial para melhorar a performance de um ativo físico. Em seguida, a tomada de decisão é mais fácil e pode se tornar um processo automático.
  • Produção: O Gêmeo Digital é mais amplo e leva em conta todo o processo de criar um sistema de produção, mesmo que seja ampla. A proposta é esmiuçar o fluxo de operação e os pormenores, por exemplo: manutenção preventiva, capacidade de produção e ociosidade da operação.

Aplique o digital Twin nessas três funções e confira os resultados que proporciona na prática. Nesse cenário, ao ter qualidade em um produto e com um desempenho alto, a tendência é que a produção acompanhe e tudo isso acontece por meio do Gêmeo Digital.

Digital Twin

Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/composicao-abstrata-de-medicina-inovadora-com-imagem-android-demonstrando-elementos-de-ilustracao-em-vetor-interface-medica-hud_1284-30745.jpg

Como aplicar o digital Twin no seu negócio?

Para criar o digital Twin e manipulá-lo da maneira correta, use vários recursos tecnológicos disponíveis. Assim, inove para crescer e pense além da Indústria 4.0, por isso abaixo veja as tecnologias mais usadas para criar um Gêmeo Digital:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa para prever as condições de utilização e também auxilia a encontrar falhas. Muitas respostas podem ser encontradas por intermédio desse recurso e ajudam a aprimorar a sua operação.

Machine Learning

Por complementar a inteligência artificial, é um poderoso aliado para criar os modelos de automação. Em outras palavras, é uma camada adicional por cima da inteligência e permite ter previsões sobre o que está sendo criado.

Aproveite os detalhes que o Machine Learning oferece e tenha indicações métricas sobre muitos recursos. Por exemplo: vida útil do equipamento, níveis de estoque e também possibilita treinar melhor a equipe de trabalho.

Internet of Things

Esse recurso ajuda a coletar os dados da operação de forma profunda e cheia de detalhes, por isso, a transferência para o produto é em tempo real. Através dos dispositivos e sensores, a equipe entende o comportamento dos colaboradores.

Digital Twin

Fonte: https://image.freepik.com/fotos-gratis/conceito-grafico-do-horoscopo-do-simbolo-de-sagitario_53876-124874.jpg

                  

Big Data

Esse recurso é indispensável para a construção de um Gêmeo Digital que replique a sua operação física. Dados temporais, transacionais, analíticos, físicos e para o processo de criação de modelos visuais são analisados. Em outras palavras, essa análise possibilita criar uma réplica digitalizada perfeita.

Quais são os principais benefícios do Digital Twin?

Agora que você entendeu o que é digital Twin e conferiu os tipos, assim como aprendeu viu o processo de aplicação, é importante descobrir alguns benefícios. Desse modo, a seguir descubra as vantagens que o Gêmeo Digital traz:

Agiliza o aperfeiçoamento de produtos

Os testes em um ambiente parecido possibilitam a aplicação de melhorias e por isso, ajudam a aperfeiçoar o produto antes do lançamento. Além disso, trazem um diferencial competitivo e aumenta as chances de sucesso do produto no mercado.

Um bom exemplo disso é a GE, que usa um Gêmeo Digital de construção de turbinas por meio da energia eólica. O ganho chega a 20% na produtividade e traz uma melhor avaliação das condições gerais do projeto.

Baixa a possibilidade de erros

Cada erro gera prejuízo e pode fazer a empresa sofrer sérias consequências no mercado. Por outro lado, pode piorar bastante as finanças e acontecer igual a Ford, que foi condenada a uma multa milionária, por ter criado o câmbio Powershift.

Se a Ford tivesse usado um digital Twin, iria identificar os defeitos que o câmbio daria e não precisaria pagar R$ 10 Milhões por vício oculto. Afinal, o Gêmeo Digital diminui a chance de cometer erros e por isso é um excelente recurso.

Diminui o tempo para entrar no mercado

Conte com uma réplica do produto, que foi criado em ambiente virtual, e diminua a chance de existir erros. Além disso, a equipe de desenvolvimento tem condição de estimar os gargalos produtivos e como irá direcionar os esforços na solução.

O processo de criação de produtos se torna mais rápido e o cronograma de lançamento pode ser seguido mais rapidamente. Portanto, o Gêmeo Digital ainda diminui a probabilidade de haver alguma falha durante esse processo.

Digital Twin

Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-isometrica-de-tecnologia-de-simulacao-digital-de-gemeos_1284-64531.jpg

   

Eleva a eficiência

A assertividade precisa ser elevada, porque indica que o desenvolvimento do produto foi bem-feito e aumenta o potencial de lucro desse produto, ou seja, os problemas no desenvolvimento e no lançamento de produtos são eliminados.

Os times de desenvolvimento precisam ter dados gerados, através do Gêmeo Digital, para analisarem e melhorarem a criação. Por fim, usar digital Twin é aumentar a eficiência interna e agregar valor às criações do seu negócio.

Confira ainda em nosso site: GIBBSCAM lança a versão 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3500-9392
FIT Tecnologia | RS
Avenida Itália, 482
São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3039-5900
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down