6 dicas sobre o que você precisa saber antes de preparar o sua peça CAD para realizar fresamento CNC em um sistema CAM?

Antes de dar vida ao seu projeto utilizando uma máquina de fresamento CNC, você precisa aprender a desenhar o seu modelo em um software CAD/CAM de forma otimizada

O fresamento CNC é uma das opções mais populares para a fabricação de protótipos e peças que envolvem usinagem e/ou furação. A tecnologia utiliza uma ferramenta de corte cilíndrica rotativa para cortar ou furar um material metálico, sinterizado ou plástico. Em comparação com as técnicas tradicionais de fabricação, o fresamento CNC oferece vantagens como alta velocidade de produção, maior precisão e resfriamento automatizado de peças.

Mas antes que um projetista possa dar vida ao seu projeto em uma máquina CNC, o modelo deve primeiro ser esboçado em um software CAD/CAM. Há uma série de etapas que você deve seguir ao projetar um objeto para o processo de fresamento CNC. Aqui estão algumas das coisas mais importantes que você precisa saber.

Preparando modelos CAD para fresamento CNC

Na maioria dos casos, a primeira etapa do processo de fresagem CNC começa com um software CAD/CAM, onde você criará o modelo que deseja produzir. Assim que o projeto estiver concluído, você terá que transferir a peça para o ambiente CAM/CNC, onde será criado o caminho da ferramenta (trajetória) e em seguida realizar o pós processamento, ou seja, transformar a trajetória (linhas guia) gerada pelo CAM em código G, linguagem de programação que controla e dirige o Centro de Usinagem CNC.

Existem algumas técnicas para tirar executar o seu projeto de fresamento CNC

Existem algumas técnicas a serem usadas ao projetar modelos para fresamento CNC.

Por exemplo, você pode pegar uma peça e traçá-la manualmente usando caminhos de usinagem vetorial. Para fazer isso, você criará na modelagem a silhueta da peça e as principais características dimensionais, que poderá então ser salva (pensando em peças prismáticas e não peças 3D) e transferida para o ambiente CAM.

Outro método que você pode usar é a conversão automática de imagens. Isso inclui digitalizar seu esboço, salvá-lo como arquivo PDF e converter a imagem em um arquivo DXF. A partir daqui, basta importar o arquivo vetorial DXF para um programa CAM/CNC para gerar o código G necessário.

Parece fácil, certo? Bem, ainda existem outros fatores cruciais a serem considerados ao preparar um desenho CAD para fresamento CNC. Embora a maioria dos programas de software CAM cuide da preparação para você, você ainda terá que inserir certas configurações e verificar vários aspectos do modelo antes de exportá-lo para DXF.

Como otimizar projetos para fresamento CNC

Há uma infinidade de maneiras de otimizar seu projeto para prepará-lo para a fabricação, e esses fatores muitas vezes determinarão o sucesso do resultado. Aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente ao preparar um projeto para fresamento CNC.

1. Profundidade e Diâmetro das Cavidades

Ao projetar um modelo para fresamento CNC, você sempre vai querer estar atento à profundidade e ao diâmetro de qualquer cavidade. Na maioria dos casos, as ferramentas de fresa de topo são limitadas no comprimento de corte, sendo capazes apenas de cortar três a quatro vezes o seu diâmetro. Ao limitar a profundidade da cavidade a quatro vezes o diâmetro da ferramenta, você pode obter resultados de primeira linha.

Para iniciar um projeto de fresamento CNC você precisa criar o seu projeto em um software CAD/CAM

2. Arestas

Se você tiver arestas e cantos internos em seu projeto, o diâmetro da ferramenta de corte também deverá ser levado em consideração. Se você deseja obter um acabamento superficial de alta qualidade, pode aumentar os raios dos cantos acima do valor recomendado em cerca de 1 mm.

Por outro lado, se o seu modelo 3D apresentar cantos internos em um ângulo de 90 graus, adicione um raio ou chanfro, não deixe cantos retos.

3. Espessura da parede

Você também deve ter cuidado ao diminuir a espessura da parede do seu modelo, pois isso pode reduzir a rigidez de um material, criando vibrações e diminuindo a qualidade geral do acabamento superficial. Para projetos que você pretende usinar em metal, mantenha a espessura da parede em torno de 0,8 mm ou mais. Se você planeja usar material plástico, mantenha a espessura de 1,5 mm ou superior.

4. Criando Furos

Por último, mas não menos importante, a criação de furos no seu desenho CAD também exigirá um planejamento cuidadoso, especialmente com os recursos de diâmetro e profundidade do tamanho padrão da broca. Para furos que exigem tolerâncias restritas, podem ser usados alargadores e ferramentas de mandrilamento. Ao integrar roscas no modelo, mantenha o tamanho pelo menos acima de M2, de preferência em torno da marca M6 ou superior para obter melhores resultados.

5. Como Integrar Texto

Você planeja inscrever um número de peça, uma descrição ou um logotipo em sua peça? Existem algumas dicas que você deve conhecer ao criar um design com texto.

6. Livre-se da geometria sobreposta

Para confirmar se o processo de fresamento CNC ocorrerá sem problemas, você deve verificar seu modelo para eliminar quaisquer vetores sobrepostos.

Alguns softwares CAD/CAM possuem automações que facilitam o trabalho do projetista

Por que isso é tão importante?

Bem, quando um projeto tem vetores empilhados uns sobre os outros, a máquina CNC irá para frente e para trás na mesma área. Para otimizar seu modelo, exclua quaisquer cópias duplicadas de objetos, funda todas as linhas que se sobrepõem e combine diferentes seções do design quando alinhadas corretamente.

Coloque a geometria em uma única camada (2D)
Além de eliminar redundâncias em seu projeto, você também desejará limpar seu desenho CAD antes de importá-lo para o software CAM.

Para fazer isso, você pode reduzir suas linhas vetoriais ao menor número possível de nós antes que a qualidade do projeto seja comprometida. Além disso, certifique-se de exportar apenas as partes necessárias do seu modelo ao converter para um arquivo DXF.

Defina a escala da sua imagem vetorial
Outra forma de otimizar o processo CNC que alguns podem esquecer é dimensionar sua imagem vetorial. Para vetorização de modelos CAD nos formatos de arquivo DXF e DWG, sugere-se manter a unidade do sistema de milímetros, bem como uma precisão ou tolerância de cerca de 0,5 mícron.

Fonte: Ronan Ye - www.3erp.com

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3199-0554
FIT Tecnologia | RS
Rua José Tovasi, 417 | Cruzeiro 
Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95072-342
(+55) (54) 3196-2199
Horário: de segunda à sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, exceto feriados.
CIMATRONFIKUSCIMCOSolidCAMABINFER-selo-associacao-brasileira-ferramentarias
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down