Veja quais são os principais características da Metrologia / Medição em Processo (In Process Measurement)

Você sabe qual a importância da metrologia / medição em processo para a qualidade de uma produção? Essa ciência surgiu com o objetivo de medir o que até então era imensurável, mas, com o tempo, passou a fazer mais do que isso. Hoje em dia, é extremamente importante para o mundo da indústria, sendo indispensável para quem deseja que sua produção seja feita de maneira eficaz e correta.

Assim no texto de hoje iremos te apresentar as principais características metrologia / medição em processo, e como você pode aplicá-la no seu negócio. Leia até o final para sanar as suas dúvidas. 

Boa leitura!

Medição em Processo

Fonte: https://i0.wp.com/metrology.news/wp-content/uploads/2021/08/Challenges-and-Benefits-of-On-Machine-Measurement.jpg?resize=800%2C445&ssl=1

O que é e como surgiu a Metrologia / Medição em Processo?

Metrologia é uma ciência que estuda as medidas, como por exemplo o peso, comprimento, velocidade, temperatura, volume, pressão e etc. Assim o estudo das medidas proporciona à sociedade parâmetros para a mensuração das grandezas físicas existentes. 

Dessa forma se pode dizer que a metrologia / medição em processo é uma excelente ferramenta de controle e investigação sob qualquer fenômeno físico e se torna extremamente importante para a sociedade em diversos aspectos. 

Esse estudo surgiu a partir da necessidade de medir com exatidão as matérias não mensuráveis. Mas foi com a Revolução Industrial, no século XVIII, que a metrologia / medição em processo começou a alcançar uma escala industrial. 

Medição

Metrológia

Fonte https://info.blum-novotest.com/hubfs/Types%20of%20Measuring%20Devices%20Collage-01.jpg

Nesta época, alguns instrumentos de medição já eram populares, como é o caso do paquímetro, geralmente utilizado em pequenas fábricas. 

Assim, com o progresso constante da manufatura após a revolução, a metrologia também se tornou mais presente. Isso porque ela se tornou uma ferramenta industrial obrigatória para manter a qualidade de processos de produção que necessitam de medições eficazes. 

Já no século XX, a metrologia / medição em processo ganhou destaque após o aperfeiçoamento dos processos de medição, e as novas tecnologias utilizadas para desenvolver os equipamentos de medição.

Usinagem e máquina CNC 

A usinagem teve início a muito tempo, tratava-se de processos manuais de precisão. Hoje em dia, esses processos evoluíram e se tornaram mais tecnológicos, realizados com máquinas de alta precisão programadas através de comandos numéricos computadorizados, como a CNC, por exemplo. 

Além disso existem diferentes tipos de usinagem, como:

Aplainamento: O processo para obter superfícies planas. Para isso, são utilizadas ferramentas com uma única aresta cortante, que retira o sobremetal através de um movimento. 

Torneamento: Este processo conta com o movimento da peça sob o seu próprio eixo. 

Trata-se de um tipo de usinagem que permite trabalhar com peças cilíndricas, movimentando-as  em um movimento de rotação uniforme. 

Fresamento: Esse é um processo para a criação de engrenagens, coroa de comando, estriados e etc. Utiliza-se uma máquina em formato especial de caracol. 

Essa ferramenta de corte produz dentes ou filetes de maneira progressiva na peça através de cortes. 

Furação: Esta usinagem é utilizada para abrir ou aumentar furos em peças de metal. A dimensão dos furos varia com a programação da máquina, podendo variar de milímetros até centímetros de diâmetro.  

Brochamento: Consiste na remoção de material da superfície de uma peça, essa ação ocorre de maneira progressiva e é ordenada atraves dos fios de corte, dispostos na ferramenta. 

Vantagens da Metrologia / Medição em Processo

Medição em Processo

Fonte: https://accmetrologia.com.br/wp-content/uploads/2019/02/rtyrty.jpg

Falando sobre as principais características da metrologia / medição em processo, é importante citarmos as principais vantagens em adotar a técnica em sua empresa, entre elas, destacamos:

Garantia de qualidade no produto 

Uma vez que há um padrão a ser seguido, todos os produtos estarão, necessariamente, dentro das normas de qualidade. 

Confiança do cliente 

 Ao saber que uma empresa trabalha com o sistema de medição em processo, o cliente automaticamente se sentirá mais confiante em relação a qualidade do produto. 

Diferencial para a empresa 

Ainda que seja comprovada a sua importância, nem todas as empresas adotam o sistema de metrologia. Dessa maneira, ao aplicá-la na sua indústria, você alcançará um lugar de destaque no mercado, se tornando referência de qualidade. 

Reduz o desperdício 

Como citamos acima o exemplo das peças de carro, ao adotar o sistema de metrologia as chances de ocorrer erros durante a produção são próximas a zero. Com isso você evitará desperdício de matéria prima com peças defeituosas.

Como aplicar na sua empresa?

Para aplicar a metrologia na sua empresa, é necessário em primeiro lugar fazer um mapeamento de todas as etapas de produção e identificar em qual delas será necessário incluir algum equipamento para fazer medição. 

Assim, após definir cada etapa, é necessário elaborar um plano de ação e definir a periodicidade com que as medições serão efetuadas. O que define quantas vezes serão necessárias é o produto, de maneira que o ajuste pode ser feito uma vez ou mais. 

Contudo essa decisão deve ser tomada de maneira consciente e gradual, recomenda-se que a transição seja feita aos poucos. Em primeiro lugar, escolha uma etapa da linha de produção a aplicar a metrologia, após obter resultados positivos, escolha outra etapa e aplique o processo novamente, e assim sucessivamente. 

Empresa solução

Fonte: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

No entanto vale lembrar a importância de profissionais especializados para guiá-lo durante esse processo, pois é necessário um bom plano de ação e planejamento a curto, médio e longo prazo para que a adoção da metrologia na empresa tenha êxito.

Muitos fabricantes erram em pular etapas do plano e acabam falhando, portanto, lembre-se, para aplicar a metrologia no seu negócio, é necessário ter calma. 

Conclusão  

Em resumo, essas são as principais características que você deve saber sobre a metrologia / medição em processo dentro da indústria. Compreendemos sua importância para a indústria e a certificação da qualidade de seus produtos. 

Medição em processo

Fonte: https://www.megatelcnc.com/sites/default/files/brochures/megatel-renishaw.pdf

Além disso, compreendemos que uma empresa que deseja se destacar no mercado deve, sem dúvidas, investir na adoção da metrologia para o controle de qualidade de sua produção entre outras vantagens. Esperamos que o texto tenha sido esclarecedor. 

Se após a leitura você cogita adotar o sistema de metrologia em sua empresa, não hesite em entrar em contato conosco para esclarecer as suas dúvidas.   

 Confira ainda em nosso site E-books Gratuitos! e Medição em Processos na programação CNC com o CAD/CAM CIMATRON

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3500-9392
FIT Tecnologia | RS
Avenida Itália, 482
São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3039-5900
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down