Por estas razões, fabricantes de todos os tamanhos estão adotando rapidamente a tecnologia inteligente de monitoramento de máquinas na nuvem como parte de suas estratégias da Indústria 4.0.
Certamente não é surpreendente que, dados os benefícios que o monitoramento de máquinas oferece aos fabricantes, incluindo medidas de produtividade aprimoradas, como maior produtividade, redução do tempo de inatividade e menor uso de recursos, que levam a uma melhor eficácia geral do equipamento (OEE). Todos esses benefícios eventualmente chegam do chão de fábrica ao último andar, onde têm impacto direto nos resultados financeiros.
Confira a seguir, 8 atitudes fundamentais para efetivar o sistema de monitoramento de dados em tempo real para a sua empresa:
Hoje existem diversos softwares de monitoramento de máquinas capaz de capturar dados da máquina com precisão, liberando seus operadores para se concentrarem em suas tarefas principais, além de eliminar o risco de erro humano.
Com o software específico, todos os dados capturados são inseridos em painéis digitais que oferecem resumos rápidos do progresso da produção, bem como a capacidade de visualizar e melhorar suas medidas/KPIs de produtividade de fabricação, tudo em tempo real e com segurança acessível a partir de qualquer dispositivo.
Evite custos como troca, manutenção, eliminação de desperdícios ou cronogramas de manutenção. Tudo isso melhorará as metas de lucratividade, incluindo desempenho e produtividade. Ao eliminar gargalos em um processo, aumentamos a produtividade.
Facilite a geração e eficiência dos relatórios com dados importantes em instantes. Dados relevantes sobre todas as suas ordens de serviço e trabalhos para avaliar quão bem suas máquinas foram utilizadas durante um trabalho específico, bem como comparar o tempo real gasto em uma ordem de serviço com o tempo esperado. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a fazer cotações com mais precisão e competitividade no futuro.
Mantenha as pessoas certas informadas com base nas condições que você escolher com notificações automatizadas entregues a funcionários específicos por meio de aplicativo ou e-mail. Por exemplo, quando uma máquina falha ou notifica os engenheiros de suporte à produção quando os operadores estão sem estoque de materiais/equipamentos.
Os operadores de máquinas podem inserir motivos para qualquer tempo de inatividade no local, ajudando os gerentes de produção a resolver problemas com rapidez, bem como identificar ineficiências que são impactando a produtividade, não importa quão grande ou pequeno.
Diminua as possíveis falhas ou ineficiências criadas pelos funcionários, por exemplo, identificando quando e com que frequência seus operadores estão realizando programação CAM na máquina, o que causa tempo de inatividade, e se contratar um engenheiro CAM dedicado é uma solução mais econômica.
Aumente a satisfação e a retenção dos colaboradores criando comunicações mais profundas e transparentes, o que, por sua vez, elimina a frustração e o atrito do seu chão de fábrica, para que você ofereça o melhor ambiente de trabalho possível.
Esses benefícios já estão valendo a pena para as empresas que introduziram o monitoramento de máquinas em suas fábricas. Talvez a verdadeira questão aqui não seja se as fábricas devem adotar a monitorização das máquinas para ajudar a monitorizar e medir as suas medidas de produtividade industrial, mas sim, quando?
Afinal, prevê-se que o mercado de máquinas CNC cresça 5,5% entre 2019 e 2026. E, à medida que a tecnologia de monitorização é introduzida em mais fábricas, isso deixará aqueles que dependem da monitorização manual menos produtivos face a uma concorrência cada vez mais ágil. No atual clima financeiro, esse é um risco que poucos de nós podemos correr.
Fonte: https://fourjaw.com/blog