Novidades GIBBSCAM 14 | 2021

O que há de novo no software GibbsCAM 14 | 2021

Sobre o GIBBSCAM 14

GibbsCAM 14 continua a tradição de fornecer um sistema CAM completo para qualquer máquina CNC. A nova versão inclui novos recursos e aprimoramentos para facilitar a automação do processo de manufatura e apoiar nossos clientes ao adotar tecnologias de manufatura de próxima geração.

 

A nova versão inclui vários recursos novos e aprimorados, incluindo:

· Apalpador Eletrônico - nova opção para medição em processo e na máquina para facilitar a automação da manufatura.

· Cinemática preparada para o futuro - novos recursos de cinemática para torneamento do eixo U e trocadores automáticos de acessórios (trocadores de cabeçote).

· 3D Material Only - novo recurso para reduzir automaticamente a quantidade de usinagem aérea, economizando tempo e dinheiro.

· Manufatura Aditiva / Deposição Aditiva - programação e controle de sofisticados aditivos de deposição e máquinas híbridas (subtrativo e aditivo por deposição).

· Aprimoramentos de usabilidade e fluxo de trabalho - recursos aprimorados para clientes de manutenção, incluindo nova funcionalidade de ferramentas intermediárias e muitos aprimoramentos de fluxo de trabalho e visualização.

 

 

Apalpador Eletrônico / Probing

Por quê?
Proporcionar aos nossos clientes uma solução completa para todas as suas necessidades CNC, incluindo medição dimensional (metrologia) diretamente na máquina CNC, facilitando a automação do processo de fabricação.
Usar o apalpador no processo e na máquina permite completar todo o ciclo de fabricação, incluindo a inspeção na máquina, aumentando assim a produtividade da fábrica ao eliminar o tempo caro e demorado de inatividade da máquina, bem como o sucateamento de componentes associados ao ajuste e inspeção manuais.

Como?
A opção de apalpação inclui definições de ferramentas de apalpação (bola, disco, cilindro, forma 2D e forma 3D), suporte de simulação, uma estrutura para operações de apalpação e ciclos de apalpação embutidos para configuração na máquina e medição em processo.

gibbscam apalpador eletronico tipos

 

gibbscam apalpador eletronico exemplo

Três tipos de processos são suportados:
Apalpador básico - Folgas e ponto de início de ciclo apenas - sem simulação de ciclo.
Apalpador customizado - Suporta expansão de linguagem macro (como ciclos de furação customizados), ciclos definidos por VMM e extensões de plug-in para máquinas específicas.
Apalpador genérico - implementação de sondagem "personalizada" fornecida com o software.

 

Objetivo
Clientes de fresamento / torneamento e TMS que procuram uma solução de apalpamento, pois nossa solução integrada é superior às soluções de apalpamento que suportam apenas fresamento ou que não suportam TMS e usuários ou a solução de apalpamento Renishaw EOL.

gibbscam apalpador eletronico digital probing

 

Cinemática de máquina CNC preparada para o futuro

Por quê?
As máquinas de manufatura subtrativa continuam se aprimorando, com um número maior de eixos, fusos e ferramentas, bem como novas combinações e cinemática. A arquitetura GibbsCAM UKM (Universal Kinematic Machine) suporta facilmente inovações como as ferramentas FreeTurn da Ceratizit para torneamento em alta dinâmica (HDT) (com GC 13). A mesma arquitetura permite que o GC 14 suporte novos recursos cinemáticos para torneamento do eixo U e trocadores automáticos de acessórios (trocadores de cabeçote) para expandir o mercado endereçável

Como?
Eixo U - GibbsCAM 14 adiciona o suporte de torneamento do eixo U, a próxima peça do Torneamento Avançado, no topo do já suportado torneamento de interpolação, torneamento excêntrico e torneamento elíptico. O eixo U é um “eixo X alternativo”, onde uma ferramenta de fresamento dinâmico gira a aresta de corte de uma pastilha do tipo torneamento como uma espécie de barra de superperduração. Isso permite a usinagem de furos e faces de raio variável muito precisos em uma peça volumosa ou pesada que não poderia ser facilmente usinada em um torno.
Cabeças substituíveis - GibbsCAM 14 introduz o suporte de cabeças substituíveis, onde cabeças inteiras podem ser removidas e estacionadas, e uma cabeça diferente conectada. Comum em máquinas muito grandes, como moinhos de coluna dupla ou pórtico, alguns fabricantes de máquinas chamam esses trocadores automáticos de acessórios ou trocadores automáticos de cabeçote.

Objetivo
Mercado high-end usando cinemática inovadora.
Torneamento do eixo U - usado principalmente no setor de óleo e gás, embora também haja algumas aplicações nos setores naval, automotivo e aeroespacial.
Torneamento interpolado (introduzido na GibbsCAM 13) - tecnologia de máquina concorrente voltada para os mesmos clientes. Capacidade integrada na linha de máquinas dos fabricantes Trevisan e add-on para máquinas dos fabricantes D’Andrea, Cogsdill, MAG e outros
Cabeçotes trocáveis ​​automáticos - usadas principalmente na indústria pesada por máquinas de fresamento de coluna de grande escala e de alto custo (por exemplo, Okuma série MCR, Soraluce SLP, Mitsubishi MVR / MVB)

 

Cinemática de máquina com eixo U

Ilustração cinemática com Eixo U

 

Material 3D Ativado

Por quê?
Material remanescente (ou usinagem restante), reduz a área usinada para apenas áreas que são conhecidas por conterem material, ao invés de desperdiçar o tempo da máquina cortando o ar. 3D Material Only estende Material Only para lidar com muitos casos adicionais que não podiam ser calculados antes (especialmente aqueles envolvendo rampa 3D e corte de 5 eixos, fresamento e torneamento misto, manufatura híbrida / aditiva, etc), melhorando assim a eficiência da usinagem sem programação extra Tempo.

Como?
Reduz automaticamente a quantidade de corte no ar, especialmente em situações de peças complexas (como corte de 3 + 2 ou 5 eixos, fresa / torno, usinagem híbrida, multi-fuso MTM, etc). O corte de ar reduzido economiza tempo e dinheiro, portanto, leva diretamente à redução dos custos das peças.

Salvar Material 3D           Material remanescente

Objetivo
O objetivo principal é otimizar o tempo de movimentação da máquina em vazio, ganhando tempo para o cliente.

 

Manufatura Aditiva

Por quê?
A sofisticação da máquina está aumentando de 2 para 5 eixos, de fresamento simples para MTM (Multi-task Machining) e máquinas do estilo suíço e até máquinas híbridas que combinam operações aditivas subtrativas e de deposição.
Cumprindo sua promessa de ser um único software CAM para programar e simular qualquer máquina que você esteja usando, o GibbsCAM 14 simplifica a programação e o controle de aditivos de deposição sofisticados e máquinas híbridas em um ambiente misto de chão de fábrica.

Como?
Usinagem híbrida (nova opção de base) - combina operações aditivas com operações subtrativas (fresamento, torneamento e brochamento) em uma única peça, permitindo uma verdadeira usinagem híbrida. Intercalar automaticamente operações aditivas e subtrativas para manter o controle preciso sobre o tamanho, a forma e a condição da superfície dos recursos da peça.
Superfície multi-eixo aditiva de deposição (opção adicional) - suporta deposição de deslocamento constante real em superfícies 3D, usando entre 3 e 5 eixos de máquina. Inclui inclinação, liberação e tecnologia de prevenção de colisão, conforme usado em fresamento de 5 eixos.

Objetivo
Visando usuários de máquinas de deposição de metal com cinemática tradicional e controles CNC convencionais, com ênfase especial em máquinas híbridas capazes de operações aditivas e subtrativas. As máquinas híbridas foram anunciadas por todos os fornecedores de máquinas estabelecidos. A tecnologia é usada para adicionar material a peças existentes fabricadas por técnicas subtrativas para completar sua construção ou para consertar, mas também pode ser usada para fabricar peças do zero.

Manufatura Aditiva Hibrida manufatura aditiva fresamento manufatura aditiva fresamento

Aprimoramentos de usabilidade e fluxo de trabalho

Por quê?
O GibbsCAM 14 inclui aprimoramentos abrangentes de IU (User Interface) e fluxo de trabalho, aprimorando a eficiência da programação e fornecendo uma melhor experiência de programação. Como resultado, os clientes ganham maior eficiência e reduzem os custos de mão de obra e peças.

Como?
Capacidades atualizadas significativas, incluindo funcionalidade de ferramentas intermediárias e muitas melhorias de fluxo de trabalho e visualização:
Melhor automação da programação - novos recursos como comentários do processo e refrigerantes combinatórios tornam mais fácil programar as peças.
Melhor experiência do usuário - os aprimoramentos no dimensionamento e no esboço tornam a modificação de peças 2D menos frustrante.
Melhor suporte a ferramentas - as melhorias nas Ferramentas Intermediárias tornam as bibliotecas de blocos de ferramentas mais fáceis e rápidas de criar e usar; porta-ferramentas de torneamento paramétrico e novas opções automáticas para brocas de calibre ANSI economizam tempo e esforço durante a configuração da ferramenta.

Gibbscam 14 melhorias fluxo

 

 

 

Novidades GIBBSCAM 14

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Prof. Altamir Gonçalves, 87
Jardim Gonçalves – Sorocaba/SP
CEP 18016-480
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down