Como obter uma produção mais eficiente com máquinas multitarefas e de torno suíço?

Os softwares para máquinas multieixos de torno suíço e multitarefas fornecem um processo de programação CAM muito eficiente, gerando programas de fresamento torneamento ideais e seguros e eficientes

O torno suíço é uma máquina-ferramenta altamente sofisticada, projetada especificamente para a fabricação de peças de alta precisão e complexidade. Esta tecnologia é amplamente utilizada em indústrias que exigem tolerâncias extremamente apertadas e acabamentos de superfície impecáveis, como a relojoaria, a fabricação de dispositivos médicos e a produção de componentes eletrônicos.

O torno suíço é incomparável quando se trata de fabricar peças de alta precisão. Ele é capaz de produzir componentes com tolerâncias na ordem de micrômetros, o que é crucial para indústrias onde cada milímetro conta. Por exemplo, na relojoaria, os componentes internos de um relógio precisam se encaixar perfeitamente para garantir a precisão do tempo. No setor médico, dispositivos como parafusos ortopédicos exigem superfícies lisas e medidas exatas para serem eficazes e seguros.

O torno suíço é a eficiente em peças que exigem o máximo de precisão com alto grau de complexidade

Uma grande tendência nos últimos anos tem sido a rápida adoção de equipamentos de torneamento-fresamento, como centros de torneamento multieixos do tipo suíço, maiores centros de torneamento multitarefa. Com a abordagem “feito em um”, peças muito complexas podem ser produzidas em uma única configuração.

Mas muitas empresas estão subutilizando seus centros de torneamento e fresamento porque podem ser difíceis de programar, e os sistemas CAM têm sido lentos para suportar técnicas avançadas de fresamento neste tipo de equipamento. Isso força as oficinas a executarem trabalhos com maiores quantidades de lotes em seus caros centros de torneamento suíços e multitarefas de forma ineficiente, com tempos de ciclo mais longos do que o necessário.

O sistema CAM proporciona alto desempenho para centros de torneamento suíço e multitarefa em ação.

O sistema CAM combina funcionalidade avançada de programação multitarefa, simulação integrada sincronizada por canal e recursos de fresamento de última geração, todos integrados em uma plataforma de modelagem CAD 3D. Isso permite que as fábricas gerem programas de peças CNC prontos para produção com tempos de ciclo reduzidos de maneira muito mais rápida e fácil, por meio de melhor gerenciamento de operações simultâneas de torneamento e fresamento e rotinas de fresamento mais eficientes.

Existem sistemas que potencializam a qualidade e agilidade dos projetos

Dr. Emil Somekh, fundador e CEO do SolidCAM, enfatiza que um dos benefícios importantes que o SolidCAM oferece aos seus usuários é a capacidade de executar dentro dos populares sistemas CAD SOLIDWORKS e Autodesk Inventor. Isso oferece às lojas recursos de modelagem 3D sem comprometimentos, ao mesmo tempo que elimina todos os problemas de transferência de arquivos CAD para CAM que estão presentes ao trabalhar com sistemas CAD e CAM independentes. Você pode alternar entre iterações de projeto e criar percursos, com total associatividade do percurso ao modelo de projeto atualizado.

Hoje, existem softwares CAM que possuem ferramentas customizadas e sob medida para as máquinas multi-eixos de torno suíço

Com muitos sistemas CAM, os programadores devem construir um programa multitarefa operação por operação e depois esperar para ver uma simulação completa em outro aplicativo. Com o SolidCAM, a simulação é completamente integrada ao processo de programação da peça.

A capacidade de visualizar completamente uma pré-visualização de uma máquina de torno-fresamento em cada etapa do processo de programação da peça é uma maneira mais rápida, segura e eficaz de gerar código CNC validado.

O SolidCAM possui uma solução integrada e completa paras as necessidades de programação das máquinas de torno suíço.

O SolidCAM também leva a simulação para o próximo nível, simulando canais sincronizados durante todo o processo de torneamento-fresamento. Isto permite que os programadores equilibrem operações simultâneas com mais facilidade, gerando programas de peças eficientes, evitando colisões e, por fim, gerando uma saída perfeita de “primeira peça”. O resultado líquido de tudo isso é gerar programas CNC seguros e eficientes, mesmo para as peças mais complexas, no menor tempo possível.

As máquinas de multitarefa e torno suíço exigem softwares de última geração

À medida que o fresamento cada vez mais complexo é feito no que antes eram considerados centros de torneamento, a capacidade de executar essas operações de fresamento com eficiência torna-se mais importante a cada dia. As máquinas multitarefas de centros de torneamento-fresamento são caras e normalmente não possuem uma grande capacidade de ferramentas de corte.

Para aproveitar ao máximo seu investimento, as oficinas precisam ter a capacidade de reduzir o tempo de usinagem e, ainda assim, prolongar a vida útil da ferramenta de corte tanto quanto possível, e é isso que o iMachining faz. Dr. Emil Somekh atesta o fato de que ele pode reduzir o tempo de usinagem em 70% ou mais E aumentar a vida útil da ferramenta em até 5 vezes ou mais. Essa é uma grande afirmação, então vamos examinar como funciona.

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3199-0554
FIT Tecnologia | RS
Rua José Tovasi, 417 | Cruzeiro 
Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3196-2199
Horário: de segunda à sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, exceto feriados.
CIMATRONFIKUSCIMCOABINFER-selo-associacao-brasileira-ferramentarias
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down