Eletroerosão a fio CNC, você precisa de um software CAD/CAM especializado

Embora existam muitas soluções CAD/CAM disponíveis no mercado, um CAD confiável, econômico e forte em combinação com CAM igualmente avançado, sempre foi uma necessidade para o setor de eletroerosão a fio EDM.

Com o lançamento do FIKUS 19, a desenvolvedora de softwares Metalcam (HQ Barcelona, Espanha) fez um esforço para preencher a lacuna desse segmento da indústria.

Eletroerosão a fio EDM: FIKUS Software CAD/CAM automatizado e produtivo, fácil de usar, em português. Sistema que ajuda a melhorar a competitividade e os lucros das empresas que utilizam máquina de corte a fio CNC.

O FIKUS inclui uma suíte completa de soluções para WireEDM. Ele suporta a importação de todos os tipos de formatos de arquivo, como SOLIDWORKS, CIMATRON, DXF, STEP, PTC, IGES, PARASOLID, etc.

Vamos explorar alguns dos recursos desta plataforma:

Como fazer a reparação de geometrias no CAD/CAM?

Corrigir geometrias importadas sempre foi um desafio enorme e demorado para os projetistas, enquanto interoperava entre diferentes formatos e sistemas CAD. O FIKUS lida facilmente com isso usando as ferramentas Costurar, Gaps, Faces Faltando e Especial para corrigir, dividir as arestas extras e inexatas (tolerâncias).

Assim, possui um conjunto de ferramentas dedicadas à limpeza e recuperação das geometrias 2D.

Existem ferramentas para ajustar condições de tangência, simplificar superfícies spline para superfícies analíticas, encontrar pequenas faces e fundi-las em uma única face e assim por diante.

Essas e algumas outras ferramentas aumentam os benefícios para o usuário final, para que as geometrias das peças possam ser corrigidas rapidamente, melhorando a eficiência de sua fábrica.

Por que o FIKUS CAM WireEDM é o software ideal para eletroerosão a fio?

O FIKUS está à frente de todos os softwares CAM quando se trata de obter o desempenho ideal das máquinas EDM a fio CNC. Tecnologias de máquinas de fabricantes como Accutex, ActSpark, GF Machining Solutions, Chmer, Fanuc, Makino, Mitsubishi e Sodick são implementadas no Fikus com tabelas tecnológicas e pós-processadores otimizados.

Portanto, os assistentes de programação ajudam a criar a sequência de corte passo a passo e a controlar todos os parâmetros de usinagem.

Assim, o conhecimento especializado ajuda a concluir o processo de programação com facilidade e eficiência.

novo software CAD e CAM fikus versão 19 para programação eletroerosão a fio edm cnc

O FIKUS CAM WireEDM passou por várias melhorias conheça algumas abaixo.

Seleção contínua de superfície

Com a seleção contínua de superfície é uma ferramenta automática que funciona selecionando superfícies próximas umas das outras e formando uma cadeia de superfícies. Usando a seleção contínua de superfície, as superfícies adjacentes podem ser rapidamente selecionadas em uma única etapa.

Sempre que superfícies adjacentes complexas são encontradas, a seleção contínua de superfície oferece ao usuário a opção de selecionar a superfície adjacente adequada.

Como a Associatividade ajuda no trabalho com o software FIKUS?

No FIKUS se permite uma relação associativa entre geometrias CAD e dados CAM. Onde as edições feitas nos dados CAD já utilizados para o CAM sejam modificadas automaticamente.

Assim, com este recurso elimina-se o retrabalho dos usuários nos dados CAM para qualquer modificação feita nas geometrias CAD.

Como usar Reconhecimento de Recursos FR (Feature Recognition) na eletroerosão a fio?

Usar o reconhecimento de geometrias é uma ferramenta avançada para corte a fio que simplifica a carga de trabalho, detectando todas as geometrias a serem cortadas automaticamente em uma única configuração.

É uma ferramenta de seleção totalmente automatizada que ajuda na identificação de vários recursos, como punção/cavidade/contornos abertos, cilindro/cone constante e variável, tipo de trabalho de 2 eixos ou 4 eixos, saída de matriz e cone.

Além disso, o agrupamento automático de cilindros/conicidade constante e a criação de movimentos automáticos de entrada estão disponíveis.

eletroerosao a fio sistema CAD-CAM software FIKUS com reconhecimento recursos automatico

Tornear e Cortar (Turn & Burn) no FIKUS CAD/CAM 

São notáveis as novas funcionalidades do EDM relacionadas ao eixo rotativo, como Turn & Burn Indexed, Spin & Burn ou Turn While Burn.

Estes novas funcionalidades reduzem o tempo de preparação da usinagem e permitem que as geometrias sejam usinadas a partir de peças que antes eram impossíveis de fabricar com a tecnologia eletroerosão com arame.

Essas funções fornecem, em comparação com operações similares no torno, alta precisão e a eliminação de tensões na peça, permitindo um trabalho de alta qualidade.

mostra a vista lateral da máquina de eletroerosão a fio CNC cortando a peça usando o recurso de tornar e queimar do software cad/cam Fikus
mostra a máquina de eletroerosao a fio CNC cortando a peça usando o recurso de tornar e queimar do software Fikus

 

Como funciona os pós-processadores do FIKUS para eletroerosão a fio?

O Fikus inclui pós-processadores avançados que foram desenvolvidos em colaboração com os fabricantes de máquinas de eletroerosão a fio para otimizar o Código G e oferecer os melhores resultados para nossos usuários.

O que é o FikusCloud ?

O FikusCloud é uma plataforma para os usuários se conectarem pela Internet para ver as versões instaladas, atualizar suas licenças e atualizar para as versões mais recentes.

Ele também fornece recursos como backup de informações confidenciais, como configuração e pós-processadores, restauração de backup e implantação (download e instalação) de bancos de dados de tecnologia.

O FIKUS foi desenvolvido resolvendo as necessidades de fábrica, que luta para entregar as ordens de serviços devido aos ineficientes CAD/CAM envolvidos.