CIMATRON
Fresamento 5 Eixos
CIMATRON

Usinagem por Fresamento 5 Eixos

Quando os fabricantes de ferramentas investem em máquinas CNC de 5 eixos para fornecer a precisão e prazos de entrega mais curtos que seus negócios precisam, a escolha do software correto é crucial para alcançar os melhores resultados de usinagem possíveis.
Benefícios
O CIMATRON é adaptado para atender às necessidades dos programadores NC da ferramentaria, obtendo o fresamento otimizado de núcleos e cavidades, e furação rápida em múltiplos eixos . 

Os programadores NC se beneficiam de uma interface simples com um método simples de configuração de parâmetros, semelhante ao processo de programação de 3 eixos. 

As estratégias de usinagem aproveitam ao máximo os recursos de 5 eixos, usando ferramentas mais curtas para obter a melhor qualidade de superfície possível e exigindo apenas uma configuração.
Objetivos
• Reduzir o tempo de usinagem com apenas um setup necessário.
• Aumentar a qualidade da superfície.
• Experimente uma usinagem segura.
• Utilize um processo de programação mais simples.
• Reduzir a necessidade de extrair eletrodos EDM.
Principais Recursos
Usinagem por critérios /  Templates
O CIMATRON gera usinagem por critérios de cores, linhas, ou caracteristicas da geometrias. Bem como vários tipos de templates para acelerar o processo de programação e automatizar diferentes operações.
Um Template NC contém procedimentos NC e seus parâmetros que são usados ​​para a criação de caminhos da ferramenta. Você pode usá-lo para economizar tempo e padronizar o processo, criando procedimentos ou caminhos de ferramenta inteiros automaticamente, em qualquer outra geometria.
Furação Automatizada em 5 Eixos
Reconhecimento automático e agrupamento de furos do modelo sólido com opção de modificar a geometria resultante. Uma única operação de reconhecimento de furação pode usinar grupos de furos semelhantes em vários níveis e profundidades ou posições distintas. Suporta ciclos de furação, rosca, mandrilamento, rebaixo, alargador, helicoidal, etc.
Reconhecimento Automático de Geometrias
Possui faceamento automático considerando “Peça & Material Bruto” e sem a necessidade de definir contornos ou valores em Z, gerenciador de cavidade com análise, filtro e organização, templates de cavidade com aplicação de um processo completo de cavidade selecionadas, auto detectar chanfros evita colisões de ferramentas e possui furação automatizada.
A usinagem é baseada em característica da geometria.
Conversão de estratégias 3 eixos em 5 eixos
Os 3 eixos são separados da inclinação 5 eixos. Além disso a região 3 eixos não precisa ser recalculada, o que torna o tempo de cálculo mais econômico.
Existem duas opções para definir a operação de inclinação:

Automático - O sistema calculará automaticamente o percurso de 5 eixos.
Guiado: O usuário pode usar geometrias de orientação (contornos e pontos) como uma referência para direcionar o método de inclinação e obter melhor controle e cálculo mais rápido do caminho da ferramenta.
Simulação e Verificação
A seleção da CIMATRON de simuladores e verificadores de 2,5 a 5 eixos permitem visualizar a usinagem de várias maneiras diferentes, para que você possa verificar a eficácia dos procedimentos que você programou.
Pós-processadores
Os pós-processadores da CIMATRON são comprovados em campo e desenvolvidos em cooperação internamente no Brazil com a CIMATRON Israel e fornecedores de máquinas e comandos CNC. Estamos empenhados em oferecer pós que funcionem de forma eficaz com qualquer máquina da 3 a 5 eixos e com qualquer comando CNC.
Usinagem 5 Eixos
Estratégias de inclinação (Tilt e Lead) para fresamento 5 eixos
O software CAD/CAM CIMATRON possui estratégias de fresamento 5 eixos com ângulo de ferramenta fixo, com indexação automática e usinagem simultânea. A estratégia de inclinação ideal pode ser selecionada com base na caracteristica da peça, fixação, na cinemática e na geometria da máquina CNC.
Indexação automática: inclinação constante ou livre
O fresamento 3+2 automatizado garante uma alternativa para a fabricação de ferramentaria, pois automaticamente verifica se ocorrerá alguma colisão com a ferramenta, haste ou suporte e faz a inclinação necessária. 
Áreas de grandes dimensões que necessitem de diversos ângulos de ferramenta são programadas e fresadas em uma única operação. 
Há a opção de manter um ângulo preferido fixo a maior parte do tempo, e o sistema automaticamente ajusta caso encontra alguma barreira, eliminando o risco de colisão.
Fresamento em 3+2 eixos posicionados
Para a usinagem em 3D com uma ferramenta que está inclinada relativamente à direção de usinagem, as áreas de fresamento podem ser facilmente programadas, definidas sem sobreposições e espaços, bem como verificadas quanto a colisões. 
Essa estratégia garante que todas as áreas que incluem detalhes sejam completamente calculadas.
As estratégias de fresamento de 3 + 2 eixos ou 5 eixos posicionados oferecem a opção mais robusta para a fabricação de ferramental. Eles permitem que você trabalhe em várias direções diferentes em apenas uma configuração, garantindo precisão e permitindo que você use ferramentas mais curtas para usinagem.
Indexação multieixos com posicionamento fixo da ferramenta
A movimentação e a inclinação do plano de trabalho permitem que as peças sejam usinadas a partir de várias direções sem que seja necessário efetuar uma nova fixação. 
A direção de usinagem corresponde à orientação da ferramenta. Os tempos de programação são reduzidos com funções de transformação para planos de trabalho inclinados/posicionados.
Muito utilizada para usinagem de ciclos de furações e geometrias 2D, mantendo a robustes da usinagem posicionada.
Usinagem 5 eixos simultâneos ou contínuos
Essa estratégia de usinagem 5 eixos é uma alternativa ao fresamento 3+2 convencional para regioes ou geometria que precisam de uma usinagem contínua. 
A usinagem simultânea permite fabricar com uma ferramenta pequena em áreas onde o fresamento 3 + 2 não é ideal. O CIMATRON fornece todas as estratégias necessárias para este tipo de fresamento, incluindo estratégias desenvolvidas especialmente para o fabricante de ferramental.
Do mesmo modo, é predefinida uma inclinação de ferramenta livre de colisão. 
O movimento contínuo da ferramenta ao redor do eixo X, Y ou Z são calculados pelo CIMATRON de forma totalmente automática ou como resultado de curvas/superfícies de inclinação definidas.
As potenciais colisões são detectadas e evitadas automaticamente alterando o ângulo da ferramenta, dentro de um intervalo pré-definido pelo programador. 
Os ângulos de inclinação da ferramenta otimizados melhoram as condições de corte ao fresar superfícies, evitando o ponto central das ferramenta esférica, por exemplo.
Qualidade de Acabamento em 5 Eixos
Simulação de Máquina CNC
Simulações precisas de usinagem em máquina CNC fazem muito mais do que apenas garantir uma usinagem segura. A seleção da Cimatron de simuladores e verificadores 2.5 a 5 Eixos também permitem visualizar a usinagem de várias maneiras diferentes, para que você possa ter certeza de ter programado os procedimentos que são mais adequados aos seus objetivos.
Como funciona a simulação de máquina CNC?
• Veja as simulações de máquinas CNC detalhadas de remoção de material em qualquer procedimento com a representação das ferramentas e do suporte e a trajetória do movimento da ponta da ferramenta em relação à peça, a fim de verificar cada etapa do processo de usinagem.
• Verifique a usinagem com detecção de entrada e colisão que verifica a ferramenta e o suporte em relação à peça, para garantir que sua usinagem seja segura.
• Avalie qualquer procedimento e tome decisões sobre procedimentos futuros inspecionando o “mapa de material restante”, que exibe uma imagem dinâmica codificada por cores do estado do estoque do material remanescente em comparação com a peça após o procedimento.
• Ative uma simulação completa que seja sincronizada com o pós-processador e inclua cinemática da máquina, limites da máquina, configuração e dispositivos de fixação.
Benefícios da simulação de máquinas CNC
• Experimente uma usinagem segura em todos os tipos de máquinas.
• Transferir trabalhos de uma máquina para outra com confiança.
• Simule e verifique como trabalha para uma usinagem ideal.
cimatron programação cad-cam 5 eixosSoftwares CAM: Simulação CAM e código G
Desbaste de um dispositivo, usando um conjunto de
operações automáticas de desbaste 3 + 2 eixos. O material
bruto é colorido pela orientação. As direções são definidas
automaticamente pelo sistema.
Novos e Aprimorados Recursos
de Fresamento 5 Eixos
Desbaste Automatizado em 5 eixos:
O desbaste otimizado para multi-direções agora pode ser programado e calculado de forma integral e automática pelo sistema para remoção máxima de material em tempo mínimo de usinagem a partir das melhores direções selecionadas. Os usuários agora podem permitir que o sistema calcule o desbaste de peças complexas.
Redução de Raios Guiada em Vários Eixos
Com um clique de um botão, o sistema calcula movimentos otimizados de limpeza em várias direções, levando em consideração o formato da ferramenta e do suporte para proteger contra possíveis colisões.
Imagem ampliada de uma limpeza de canto, usinado em uma
orientação inclinada de 3 +2 eixos. A orientação foi calculada
automaticamente pelo sistema, como parte da função
de inclinação automática da limpeza guiada.
Rebarbação Automática em 5 Eixos
Programe automaticamente as operações de rebarbação selecionando a geometria, superfícies ou um modelo inteiro. O percurso considera os limites do eixo da máquina e o suporte para criar uma trajetória livre de colisões. Os usuários podem usá-lo para trajetórias de 3, 4 e 5 eixos, por exemplo em gabaritos e dispositivos.
Acabamento Avançado com Tecnologia Geodésica no CIMATRON
O caminho de alta qualidade calcula um passo 3D uniforme em peças complexas. Inclui suporte para curvas guia, usinagem negativa e considera o suporte para evitar colisões. Os usuários podem usá-lo para caminhos de ferramenta de 3, 4 e 5 eixos, geralmente usados ​​para peças que requerem acabamento superficial de alta qualidade, como núcleos de molde e matriz e/ou casos em que um caminho de ferramenta contínuo começa do início ao fim sem a necessidade de novas entradas.
Vamos Começar?
A melhor maneira para conhecer nossas soluções é através de uma demonstração.


    Não se preocupe, não enviamos SPAM.

    FIT Tecnologia | SP (HQ)
    Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
    Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
    Brasil - CEP 18087-081
    (+55) (15) 3500-9392
    FIT Tecnologia | RS
    Avenida Itália, 482
    São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
    Brasil - CEP 95010-040
    (+55) (54) 3039-5900
    Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
    © 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
    crosschevron-down