A eficiência continua sendo o foco principal do novo CIMATRON 2024, ao mesmo tempo em que incorpora novas tecnologias por meio da colaboração com a Sandvik Coromant.
Apresentamos os novos recursos em todas as áreas do produto, com foco em 5 áreas principais: automação, UX simplificado, produtividade, gerenciamento de processos e conectividade digital.
Aprimoramentos avançados de fluxo de trabalho, incluindo espaçamento de várias vistas, processamento em lote para atualizações de desenho, controle de tangente para mesclar faces e uma opção fácil para tampar ilhas internas.
O Cimatron 2024 também apresenta uma nova GUI limpa para controlar os padrões de desenho, visualização de análise de rascunho aprimorada e seleção de cadeia automatizada de faces de chanfro.
Os usuários de CAD também aproveitarão muitos novos recursos para desenho 2D, como a importação de PDFs como geometria e texto reais, novo dimensionamento de distância mínima, símbolos aprimorados e dados geométricos e tolerâncias (GD&T) aprimorados.
Os fabricantes de moldes obtêm aprimoramentos CAD poderosos para construção de nervuras com funcionalidade adicional para trabalhar em várias curvas em uma única operação e estender automaticamente a geometria da nervura para as paredes laterais da peça. Além disso, o Cimatron 2024 agora pode criar nervuras parciais em cenários complexos onde uma nervura completa não pode ser produzida.
Dentro do projeto de molde, a construção de canais 3D foi aprimorada, proporcionando melhor controle de projeto com base em volume constante, orientação vertical ou orientação da seção.
O projeto do eletrodo é um aspecto crítico do processo de produção do molde. A versão 2024 inclui automação para a operação Burn Body para otimizar a forma do corpo do eletrodo, controle das extensões do eletrodo e regras de não corte para construção manual.
Os projetistas agora podem construir facilmente a geometria do rebordo 3D para controlar o fluxo de material durante a operação de desenho, a fim de obter a conformação ideal de uma peça sem rachaduras e rugas. A nova rotina gerará o cordão com base no tipo de seção e mesclará automaticamente o resultado nas faces do fichário.
A rotina Enhanced Automatic Feed Control (AFC) foi completamente redesenhada e otimiza a remoção de material para operações de desbaste, controlando automaticamente a taxa de avanço, resultando em movimentos mais suaves, tempos de usinagem mais rápidos, maior vida útil da ferramenta e menos mudanças no fuso e nos eixos da máquina. Testes de benchmark ao vivo com a Sandvik Coromant reduziram o tempo de corte em mais de 10%.
O Cimatron 2024 apresenta um novo procedimento de rebarbação de 3 eixos para criar chanfros ou formas de filete ao longo de arestas vivas. Os usuários do CAM podem gerar chanfros de largura ou profundidade constantes, bem como filetes de largura ou raio constantes.
Para usinagem de 5 eixos, o software agora permite o uso automático do estoque restante de operações anteriores de 3 eixos durante o desbaste. Isso permite o uso de cortadores mais curtos para maior estabilidade.
O recurso de inclinação automática de 5 eixos foi significativamente aprimorado com melhorias no tempo de cálculo de até 25 vezes em alguns casos. Esse aumento significativo na eficiência aumenta a produtividade e reduz o tempo geral de usinagem.
Uma nova opção de pré-furação durante as operações de desbaste evita que as fresas mergulhem em cavidades cegas. O Cimatron definirá automaticamente a posição e a profundidade ideais para a pré-furação como parte do procedimento de desbaste.
O módulo On Machine Inspection Probing agora suporta seleção multiponto e apalpadores cilíndricos, permitindo processos de inspeção mais versáteis e precisos.
Os caminhos da ferramenta agora podem ser divididos com base na vida útil da ferramenta ou comprimento de corte, proporcionando maior controle e otimização durante as operações de usinagem. Um novo NC Template Manager foi implementado, simplificando o processo de edição para os usuários.
Além disso, a capacidade de exibir os nós do caminho da ferramenta oferece recursos de visualização valiosos, auxiliando os usuários do CAM a prever a qualidade dos caminhos da ferramenta de acabamento, principalmente ao utilizar as opções de Qualidade de Superfície Fina. Além disso, o tempo de cálculo do simulador de percurso foi significativamente melhorado, resultando em um ganho médio de produtividade de mais de 30%.
O Cimatron 2024 dá grande ênfase à conectividade digital, e esta versão libera o poder da Sandvik Coromant estabelecendo integração direta com a biblioteca de ferramentas CoroPlus® e o sistema de gerenciamento de ferramentas TDM.
Aproveitando a biblioteca de ferramentas CoroPlus®, os usuários obtêm acesso a uma vasta coleção de mais de 900.000 itens de ferramentas de corte, com o sistema fazendo recomendações inteligentes de ferramentas com base no material, operação e tipo de ferramenta. Essa integração otimiza o processo de usinagem, entregando melhores resultados sem a necessidade de entrada manual de dados