Você já ouviu falar sobre Tool Lifecycle Management?
Traduzido para Ciclo de Vida de Ferramentas de corte, esta ferramenta de gerenciamento permite que você deixe sua empresa completamente alinhada aos pilares da indústria 4.0, ainda mais quando trabalhamos com um sistema. Com a utilização deste sistema de gerenciamento aplicado na administração de recursos de produção, você consegue ter uma melhor visão sobre os processos de sua empresa, principalmente na questão de ferramentas de corte.
Dessa forma, é possível estabelecer um controle maior sobre as ferramentas utilizadas no chão de fábrica e fora dela. Então, se você quer saber mais sobre o gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas através de sistemas de TI (Tecnologia da Informação), continue aqui com a gente e conheça outras informações sobre este tema. Confira a seguir.
Para as empresas que desejam se enquadrar dentro das tecnologias e recursos da indústria 4.0, a utilização de sistemas de gerenciamento são ótimas alternativas. Assim, no caso de sistemas voltados ao Tool Lifecycle Management, você poderá otimizar processos, desde a fase de definição de planejamentos, a utilização na produção até a fase de descarte desses recursos.
Com um software, a sua empresa pode ser capaz de ter integração com os hardwares - Vending Machines, ERP, MES, CAM, PLM, Presetters, entre outros - de modo a garantir a comunicação entre os setores de planejamento, engenharia e, inclusive, o de produção. Com o uso do sistema de gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas você ainda consegue fazer o acompanhamento do desenvolvimento através de dados gráficos, tanto 2D quanto em 3D de ferramentas.
Assim, também é possível ter acesso ao sistema CAM, voltado a programação, e CAV, voltado a simulação. Além disso, também é possível realizar o controle com alta precisão de toda a movimentação física de ferramentas do seu chão de fábrica. Por fim, vale ressaltar que este tipo de sistema foi criado com o intuito de orientar a comunicação de maneira contínua, juntamente a troca de dados digitais entre os diferentes departamentos da empresa e os sistemas que estão envolvidos na usinagem.
Facilitar a vida durante o processo industrial pode otimizar tempo e ainda garantir ótimas previsões em relação às ferramentas. Então, conheça a seguir quais são os principais módulos de um gerenciados Tool Lifecycle Management para a sua empresa.
Este é o módulo responsável pela base de gerenciamento das ferramentas através de um sistema. Os dados inseridos são unidos com a logística dessas ferramentas, de modo que elas possam ser gerenciadas em níveis distintos, sendo eles a o nível dos itens, da montagem e da lista de ferramentas. Com este módulo, é possível observar a visão geral completa sobre todas as ferramentas que são utilizadas dentro do chão de fábrica. Além disso, ela também permite uma grande variação de interfaces. Estas variações permitem que o usuário, através do módulo tecnológico, possa realizar trocas de dados entre setores como:
Ainda dentro deste módulo de sistema, está a vantagem de facilidade de gestão e também da entrada de dados que é emitida em uma interface de fácil uso e associação. Além, claro, das criações automáticas de montagens de ferramentas juntamente a suas seleções.
O Módulo Controle de Estoque possui a responsabilidade de controlar o nível de estoque das ferramentas e dos demais recursos utilizados na produção. Junto a isso, ele também é capaz de fornecer informações sobre o seu atual status e onde se encontra cada uma das ferramentas, tanto dentro, quanto fora da empresa. Assim, você fica ciente até mesmo de quais ferramentas estão sendo utilizadas pelos prestadores de serviço. Este módulo do gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas também inclui todos os recursos que são necessários para esta gestão. Dessa forma, é possível criar uma base sólida referente ao planejamento:
Com este módulo de controle, também é possível realizar o gerenciamento dos pedidos com as rotinas impostas pela sala de ferramentas, tanto de maneira automatizada, como também as manuais. Assim, torna-se possível manter os níveis de estoque ideal. Inclusive, deixar as ferramentas certas disponíveis em sua quantidade e local adequado.
O módulo do gerenciador Tool Lifecycle Management permite a geração e o armazenamento de registros completos dos dados de ferramentas das empresas. Neste sistema indispensável é possível incluir seus gráficos de diversos fabricantes 2D e também 3D. Dessa forma, com estes dados é possível melhorar a qualidade das informações das ferramentas para a sua empresa. Outra grande vantagem é a realização de detalhamentos para simulações e, também, do monitoramento de colisões.
Fonte: https://factory-control-center.com
Dentro do gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas está a questão dos dados precisos. Afinal, sem precisão, não se torna possível realizar o gerenciamento voltado às ferramentas que resistem à prova do tempo. Mesmo parecendo simples e lógico este conceito, facilitar este processo através de um catálogo de ferramentas na nuvem, o preenchimento dessas informações ficou ainda mais prático.
O catálogo na web consegue combinar toda a sua experiência relacionada ao software, suas ferramentas e também no controle de dados. Assim, foi possível chegar em uma solução inteligente que pudesse facilitar o dia a dia de seus usuários.
E você? Possui alguma dúvida em relação aos sistemas de gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas? Então não deixe de deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos retornar o mais breve possível. Caso você também tenha algum tipo de conhecimento sobre estas ferramentas de gestão, não deixe de compartilhar com outros leitores as suas experiências.
Veja ainda em nosso Site: 5 Principais Características do Toyotismo