Benefícios do Fikus na programação de Eletroerosão a Fio

FIKUS está liderando a inovação em CAD e CAM para usinagem por eletroerosão a fio EDM devido à sua reconhecida especialidade no controle dessa tecnologia extremamente precisa e sofisticada.

O nosso trabalho próximo com os líderes tecnológicos, como a Agie Charmilles (GF Machining Solutions), a ONA, a Sodick, a Mitsubishi, a Makino, a Fanuc e outras, colocam o FIKUS à frente de outros pacotes CAM quando se trata de tirar o máximo do fio de sua máquina de eletroerosão a fio EDM.

Com o software Fikus CAM, você pode usinar qualquer molde, estampo, cavidade ou perfil. Controle todos os parâmetros de corte: deslocamento, rosqueamento automático, posição do fio, conicidade variável e constante e nossa mais recente melhoria: correção automática, controle do tamanho remanescente para uma melhor remoção da peça.

O CAD/CAM FIKUS analisa o modelo 3D e reconhece todos os elementos que podem ser cortados por eletroerosão a fio EDM.

Elementos que o Fikus é capaz de  reconhecer diversas formas.
Formas como cilindros, ângulos de conicidade constantes e variáveis, geometrias 4X e elementos de corte.

Todo o movimento da máquina pode ser gerado de forma totalmente automática.

As geometrias geradas também podem ser agrupadas e associadas automaticamente para aplicar tecnologias de corte por eletroerosão à montagem em uma única etapa.

Desenvolvido para excelente precisão e eficiência de CAM

Nossos engenheiros desenvolveram o Fikus com o objetivo de que os usuários passem por cada vez menos etapas ao programar uma peça no software CAM para eletroerosão a fio.

O CAM Manager conduz o usuário através do processo sequencial lógico da programação de eletroerosão a fio CNC.

Desde a definição da geometria e criação da peça a ser cortada, até a definição e cálculo do processo.

Para usinagem ultra precisa em fábricas de produção, para usinagem de alta velocidade na fabricação de moldes, na indústria médica aeroespacial e outras indústrias de produção de peças.

Assim o poderoso software CAD interno do Fikus foi desenvolvido com foco em usuários de CAM, oferecendo a eles uma ferramenta poderosa e precisa para a criação e modificação de geometrias.

Sempre que você tiver outro arquivo baseado em CAD, não se preocupe, o Fikus também pode importar a geometria para vários sistemas CAD diferentes.

Ajudando você a tirar o máximo proveito de sua máquina de corte a fio.


Um desenvolvimento tecnológico dedicado para cada máquina
de eletroerosão a fio

Cada máquina foi projetada para servir uma finalidade de usinagem, por isso, os pós-processadores também devem ser específicos para essas máquinas.

Um assistente de tecnologia dedicado e um pós-processador para cada máquina específica de eletroerosão a fio foi desenvolvido por nossos engenheiros para permitir que você produza seu trabalho em apenas alguns segundos, de maneira fácil e segura.

O software da Fikus irá gerar a estratégia de corte ideal de usinagem para sua máquina e trabalho específicos.

Existem assistentes e pós-processadores específicos para as soluções de usinagem GF, ONA, Sodick, Mitsubishi, Makino, Fanuc e outras máquinas. O banco de dados de pontos tecnológicos Fikus permite que você defina operações comuns de forma fácil e interativa.

Estratégias de corte e modelos para usinagem ideal

O reconhecimento automático de recursos pode detectar todos os recursos que devem ser cortados de uma peça com apenas alguns cliques do mouse.

E se você já definiu e testou sua melhor estratégia de corte a fio do FIKUS usando o CAM, você pode salvá-lo como modelo e usá-lo no futuro para outras partes semelhantes.

Você economizará tempo e evitará erros humanos com os assistentes de tecnologia. O FIKUS inclui bancos de dados de condições de corte das máquinas de eletroerosão a fio CNC dos principais fabricantes de máquinas, novos e antigos. Esse conhecimento permitirá que você automatize seus programas facilmente.