O que é o formato AMF e como funciona para impressão 3D?

O fomato AMF é baseado em XML projetado para permitir que qualquer software de design auxiliado por computador descreva a forma e a composição de qualquer objeto 3D a ser fabricado em qualquer impressora 3D. CAD AMF impressão 3D

Ao contrário do formato STL, o AMF inclui suporte nativo a cores, materiais, reticulados e muito mais.

O formato de arquivo STL

O formato de arquivo STL continua a ser o formato de arquivo dominante para converter dados 3D para hardware de impressão 3D, já que suas origens estão no desenvolvimento da estereolitografia na década de 1980.

No entanto, como a tecnologia de impressão 3D (manufatura aditiva) evoluiu da produção de formas basicamente homogêneas em geometrias de material único para multimaterial em materiais coloridos e classificados, existe uma necessidade crescente de um novo formato de arquivo de intercâmbio padrão.

Um segundo fator que levou ao desenvolvimento do padrão é a melhoria da resolução das tecnologias de impressão 3D. Agora que a fidelidade dos processos de impressão 3D aproximou-se da resolução em escala de mícron, o número de triângulos necessários para renderizar superfícies lisas curvas resulta em tamanhos de arquivo enormes e cada vez menos práticos.

O formato de arquivo AMF

Nos anos 90 e 2000, vários formatos foram desenvolvidos e usados ​​por várias empresas para suportar recursos específicos de seus equipamentos de fabricação por impressão 3D, mas a falta de um acordo em toda a indústria impediu a adoção de um formato único.

Em janeiro de 2009, um novo Comitê ASTM F42 sobre Tecnologias de Manufatura Aditiva foi estabelecido, e um subcomitê de design foi formado para desenvolver um novo padrão.

Durante as reuniões de julho de 2013 da F42 da ASTM e TC261 da ISO em Nottingham, Reino Unido, o Plano Conjunto para o Desenvolvimento de Normas de Manufatura Aditiva foi aprovado.

Desde então, o padrão do formato AMF (AMF - ADDITIVE MANUFACTURING FILE) é gerenciado em conjunto pela ISO e pela ASTM.Triangulo-Curvado-STL

“Como já dissemos anteriormente, continuamos a olhar para as soluções que a Cimatron pode oferecer ao crescente mercado de manufatura aditiva e híbrida. Temos o prazer de estar entre os primeiros fornecedores de CAD a oferecer suporte direto à AMF. Acreditamos que mais participantes do mercado adotarão o AMF como seu método preferido de interface de arquivo de impressão 3D nos próximos anos ”.

O novo padrão AMF baseado em XML

Terry Wohlers, presidente da Wohlers Associates e membro do Conselho Consultivo de Impressão 3D da Cimatron, declarou: “Desde o final dos anos 80, o formato de arquivo STL tem sido o padrão de fato da indústria para transferir dados CAD para equipamentos de manufatura aditiva (impressoras 3D).

No entanto, o formato STL não possui disposições para representar cores, texturas, materiais, estruturas de malha, unidades e outras propriedades da peça impressa acabada.

O novo padrão AMF baseado em XML foi desenvolvido para preencher a lacuna entre o CAD e a moderna tecnologia de manufatura aditiva. Este formato de arquivo contém todas as informações relevantes necessárias para fazer uma peça impressa em 3D, incluindo o material da peça final, cor e estrutura interna.

Com mais de 38 anos de experiência e mais de 40.000 instalações em todo o mundo, a Cimatron é fornecedora líder de soluções integradas de software CAD-CAM para fabricantes de moldes, ferramentas e matrizes, bem como fabricantes de peças diversas e, portanto, bem posicionadas para oferecer um amplo usuário base os utilitários do formato AMF.

Compressão do arquivo AMF

Um arquivo AMF pode ser armazenado como texto simples ou como texto compactado. Se compactado, a compactação está no formato de arquivo ZIP . Um arquivo AMF compactado normalmente tem cerca de metade do tamanho de um arquivo STL binário compactado equivalente.  A compactação pode ser feita manualmente usando o software de compactação ou automaticamente pelo software de exportação durante a gravação. Os arquivos compactados e descompactados têm a extensão .amf e é responsabilidade do programa de análise determinar se o arquivo está compactado ou não e, em caso afirmativo, realizar a descompactação durante a importação.

O software Cimatron, pioneiro em soluções CAD/CAM, suporta o formato Additive Manufacturing File (AMF) - um formato adotado como padrão da indústria pela ASTM International e pela International Organization for Standardization (ISO) no ano passado.

 

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3500-9392
FIT Tecnologia | RS
Avenida Itália, 482
São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3039-5900
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down