High Speed Machining (HSM) - Usinagem em Alta Velocidade
As opções de High Speed Machining HSM da CIMATRON podem otimizar qualquer procedimento para usinagem de alta velocidade.
A otimização do HSM da permite alcançar e manter velocidades de rotação e taxas de avanço muito altas.
E com isso, produz um caminho da ferramenta que seja suave e arredondado, independentemente da geometria (topologia) da peça.
As trajetórias da ferramenta HSM otimizadas permitem um desbaste extremamente eficiente e oferece um acabamento superficial superior em velocidades rápidas, ao mesmo tempo em que prolongam a vida útil da ferramenta e a vida útil da máquina CNC.
Sistema baseado em conhecimento
Foco em três fatores. O primeiro é controlar a carga de cavacos de acordo com a condição em constante mudança do material. O segundo é arredondar todos os movimentos bruscos e pequenos movimentos [para não forçar a máquina a mudanças de direção desnecessariamente abruptas]. E o terceiro é gerenciar regiões abertas e semiabertas de forma a minimizar a necessidade de saída e reentrada do material.
A chave para controlar a carga de cavacos é a capacidade do sistema de analisar constantemente o perfil do contato da fresa com o material. Para utilizar plenamente as máquinas e ferramentas, deve-se garantir que a velocidade e o avanço se ajustem ao volume de material a ser removido e à inclinação da superfície. O ponto de contato entre a ferramenta e o material varia de acordo com a inclinação, bem como o raio efetivo da ferramenta.
Para aplicar estratégias de usinagem de forma mais ampla e automática, o sistema deve ser capaz de trabalhar com o que a Cimatron chama de "áreas equi-tecnológicas". Isso significa que o sistema deve ter a capacidade de identificar automaticamente áreas de um macho ou cavidade que sejam semelhantes o suficiente para garantir uma estratégia de usinagem específica e permitir que os usuários definam essa estratégia como quiserem. Uma vez feito isso, surgem todos os tipos de possibilidades para automatizar ainda mais a programação.
Como funciona o High Speed Machining (HSM) ?
- Obtenha a taxa de avanço mais alta possível, permitindo assim, que o sistema arredonde todos os caminhos da ferramenta, com a finalidade de eliminar mudanças repentinas nas direções e minimizando o desgaste da máquina.
- Adapte automaticamente o caminho da ferramenta, para que seja possível garantir que o arredondamento não resulte em áreas não usinadas ou em cristas grandes, mesmo ao cortar cantos vivos. Quando necessário, o sistema aplica automaticamente a limpeza entre os movimentos dos passes e a usinagem trocoidal.
- Maximize a remoção de material com um grande desbaste lateral, para que assim, não exista áreas sem maquinação, mesmo quando cortar com movimentos arredondados nos cantos.
- Minimize o tamanho das cristas no acabamento em peças com uma topologia 3D complexa, usando um mecanismo automático que varie a usinagem com base na inclinação vertical ou horizontal e / ou mantenha uma distância 3D fixa entre os passes.
- Evite marcas de ferramenta e arranhões com usinagem sem sobreposição trocoidal e opções de aproximação / recuo tangencial.
- Aumentar a vida útil da ferramenta, mantendo uma carga de cavacos constante e combinando a estratégia de mergulho com a ferramenta em uso.
Benefícios do High Speed Machining HSM
- Desbaste rápido e eficiente.
- Qualidade “super acabamento” em curto tempo de usinagem.
- Maior vida útil da ferramenta de corte e vida útil da máquina CNC.
- Programação curta e direta.
Acabamento de alta qualidade
Alcance uma qualidade de superfície superior com HSM. Escolha entre um rico conjunto de estratégias de usinagem otimizadas de 3 a 5 eixos, para qualquer modelo, incluindo:
- Camadas Z adaptativas.
- Verdadeiros movimentos espirais.
- Todos os movimentos arredondados.
- Usinagem por linha de fluxo.
- Limpeza (usinagem de descanso) e acabamento de raios.
- Acabamento controlado por inclinação (vertical e horizontal).
- CBP otimizado (Limpeza entre passes).
- Manipulação de Regiões Elevadas Exclusivas por Sem Sobreposição Trocoidal.
Adapte automaticamente as estratégias de usinagem, para que desse modo, seja possível obter uma alta qualidade de superfície e sem necessidade de polimento, usando a análise integrada de inclinações locais.
Requisitos para HSM
O HSM bem-sucedido depende de uma cadeia de elementos-chave que inclui uma máquina-ferramenta, uma estratégia de usinagem eficaz, porta-ferramentas adequada e uma ferramenta de corte.
- Máquina CNC: Máquinas-ferramentas multi-eixos de baixa potência projetadas especialmente para HSM apresentam características de alto torque, acionamentos de alta velocidade, controles avançados e software poderoso. Eles são capazes de produzir várias estratégias de usinagem que foram desenvolvidas para a máxima eficiência.
- Porta-ferramentas: Muitos porta-ferramentas estão disponíveis especificamente projetados para montagem segura de ferramentas em altas velocidades de rotação.
- Ferramenta de corte. O tempo não mudou radicalmente os principais requisitos das ferramentas: Espera-se que as ferramentas sejam mais duráveis e mais eficientes ao cortar em velocidades de corte e taxas de avanço consideravelmente maiores. A redução das tolerâncias de usinagem leva a um aperto adicional dos parâmetros de precisão da ferramenta. Uma ferramenta ideal é uma ferramenta precisa e equilibrada que garante alto desempenho em combinação com longa vida útil da ferramenta ao cortar em altas velocidades de rotação.
Conheça mais:
[E-Book] Usinagem de Alta Performance HPM e Alta Velocidade HSM
Gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas