Protótipos Funcionais com Cimatron na PTA Plastics

Protótipos Funcionais com Cimatron na PTA Plastics

A reputação foi construída em torno de levar uma ideia do conceito à conclusão mais rápida e mais econômica do que qualquer outro fabricante de molde de injeção plástica. Compromisso de produzir produtos inovadores de forma rápida, correta e pontual. A PTA Plastics é líder em moldagem por injeção plástica, fornecendo um conjunto completo de serviços, desde o projeto até ferramentas, fabricação e montagem para indústrias de aplicações médicas, informáticas, de telecomunicações, industriais e de segurança.

Localização: Connecticut e Colorado EUA.
Website: http://www.ptacorp.com

“O Cimatron nos permite projetar e construir moldes de forma mais eficiente para que possamos manter a liderança do nosso setor. Removemos completamente qualquer outro software que estivéssemos usando”. Rich Dorans, VP de Operações, PTA Corporation.

 

prototipo

O desafio

• Fornecer aos clientes uma solução completa do conceito para a produção, incluindo consultoria de projeto, seleção de materiais e análise de fabricação de protótipos funcionais.
• Manter o funcionamento excepcional da velocidade ao mercado com clientes em indústrias competitivas, altamente precisas e orientadas para a estética.

As soluções

A PTA Corporation usa Cimatron como uma única solução completamente integrada ao longo de todo o processo de projeto e fabricação.

Os resultados

A implementação do Cimatron em diferentes departamentos e escritórios melhorou os recursos de design da PTA e melhorou as comunicações globais, resultando em um tempo de entrega mais curto de produtos de qualidade superior.

Trazendo ideias para a realidade
prototipo

Poucos fabricantes conseguiram suportar as mudanças econômicas e tecnológicas globais de evolução drástica durante um período de mais de meio século, mantendo uma sólida reputação como um fornecedor confiável, eficiente e inovador.

Por isso que com uma combinação de tecnologia de ponta, funcionários dedicados e conhecedores e uma filosofia que enfatiza a qualidade e a colaboração com os clientes, a PTA Corporation conseguiu manter sua liderança na indústria altamente competitiva de moldagem por injeção de plásticos desde 1953.

A PTA ganhou uma reputação para trazer idéias para a realidade, colaborando com companhias líderes mundiais como a Apple, a GE, a Philips, a Siemens e a Zoll Medical para abordar todas as áreas de design, qualidade, custo e fabricação. Cada cliente trabalha com uma equipe específica na PTA que leva a ideia do produto através de um processo passo a passo, desde o design CAD até a produção e montagem.

“Nós nos envolvemos com projetos muito antes de estarem prontos para ser lançados na fabricação“, diz Rich Dorans, vice-presidente de operações da PTA.

“Os arquivos que chegam geralmente não são mais do que um conceito básico.

Damos aos nossos clientes sugestões para otimizar a fabricação com melhor projeto de peças e seleção de materiais, auxiliando na seleção de diferentes resinas plásticas, acabamentos de superfície e tratamentos de acabamento, bem como definindo o rascunho adequado e outros detalhes necessários para a aplicação de conceitos de ferramentas sólidas “.

Adiciona Don Miller, Projetista Senior na PTA: “Enfatizamos a análise e análise de projetos extensivos, pelo tempo que um projeto está pronto para melhorar, simplifica o resto do processo de fabricação”.

Para manter sua vantagem competitiva, a PTA teve que se adaptar às mudanças nas demandas de seus clientes, incluindo redução de lead time. “A PTA sempre foi conhecida pela velocidade ao mercado; O Cimatron nos permite projetar e construir moldes de forma mais eficiente para que possamos manter nossa liderança no setor “, diz Dorans.

 

Usando o Cimatron como uma solução abrangente

prototipo

Antes da padronização no Cimatron, a PTA estava usando diferentes aplicativos para cada departamento. Dormer observa que “isso nos obrigou a fazer muito a traduzir geometria de um lado para o outro entre diferentes plataformas, o que tornou o processo muito demorado e não coeso”. A PTA agora adotou a Cimatron para protótipos como sua solução abrangente. “A Cimatron tem todas as diferentes aplicações voltadas para a nossa indústria e, portanto, são perfeitas para nós. Agora, estamos projetando os moldes e os programadores CAM estão fazendo tudo em Cimatron, nossos eletrodos estão sendo projetados no Cimatron, e agora estamos trabalhando para baixar informações diretamente para nossas máquinas EDM através do Cimatron “, diz Dormer. “O fato de estarmos todos na mesma plataforma realmente ajudou a agilizar e acelerar nossas operações”.

 

Dormer acrescenta: “Eu acredito que a área onde vimos a maior vantagem de operar sob a mesma plataforma foi no projeto de eletrodo. Embora estivessem usando Cimatron por cinco anos, seu trabalho foi realmente prejudicado por diferentes departamentos que funcionavam em plataformas separadas “.

prototipo
Fábrica da PTA

Usando o Cimatron, a PTA também é capaz de fornecer aos clientes melhor feedback.

Diz Miller, “O fato de que podemos levar peças, executar seções através dela, ver as interferências e colocar as peças em uma montagem para ver como elas interagem uns com os outros são recursos principais que nos permitem rapidamente informar os clientes se devem modificar parte da geometria.

Assim, o Cimatron possui ferramentas integradas que nossos gerentes de projetos usam para simular uma divisão de como a peça se encaixa na ferramenta para analisar rascunhos antes que ele vá para os projetistas. Avançando, vejo que isso é uma grande ajuda para o nosso departamento de criações “.

Dorans está feliz em dizer que o processo de transição excedeu suas expectativas!