A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização que foi fundada em 1946 em Genebra, na Suíça, com o propósito de desenvolver e também promover algumas normas que podem ser utilizadas em todos os países do mundo.
Atualmente mais de 100 países integram essa organização internacional de padronização. O Brasil, no caso, é representado pela Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT).
A ISO tem uma rede de normas que lida com a qualidade de requisitos de sistemas para gestão de qualidade. De acordo com a ISO 9001 pode ser solicitada uma certificação e até obter um selo “conformidade ISO 9001”. No caso brasileiro, a ISO é chamada de ABNT NBR ISO 9001.
Inicialmente, diversas empresas implementaram o sistema de gestão da qualidade para conseguir atender uma demanda e até mesmo algumas exigências de seus clientes, mas esse é um fator que vem mudando dia após dia.
Como já foi dito acima, tudo vem mudando no mundo, assim como a percepção das pessoas em relação às normas e até mesmo a própria norma passa por um processo de constante mudança.
O antigo conceito, no qual a ISO se trata apenas de um monte de burocracia e documentos, ficou para trás e vem cada vez mais dando lugar a uma brutal melhoria na qualidade.
Compreendeu-se que por se tratar de um sistema de gestão de qualidade, a ISO realmente causa diversas transformações para todas as empresas e seus envolvidos. Além de também ser um diferencial no mercado competitivo.
Veja alguns benefícios que você pode vir a ter ao obter essa certificação, confira a seguir:
Costumamos afirmar que uma empresa certificada não é apenas boa no ramo em que atua, ela também prova isso. Então, ela já foi aprovada em uma auditoria que pode comprovar sua qualidade e sendo assim ela possui mais confiança no mercado.
Com esse novo sistema, a empresa vai passar a ser mais estruturada, desde o operacional até a alta direção. Esse processo é conhecido como Top Down, porque a estratégia vem de cima (direção) e passa por toda a organização estrutural da empresa, com o objetivo de nortear a equipe para que olhem todos para o mesmo caminho.
Na verdade, esse é um enorme mito que já caiu por água abaixo. A ISO não afirma como os requisitos precisam ser cumpridos, e sim o que deve ser feito.
Dessa maneira, a norma é para adequar a necessidade, rotina e demandas da empresa, e não o oposto. Sendo assim ela pode ser implementada desde o mercadinho de bairro até as multinacionais.
Por isso, todas as empresas podem usufruir desse sistema para buscar uma melhoria contínua, e acabam colhendo frutos e benefícios em obter essas certificações.
A certificação ISSO 9000 sempre se refere à gestão de qualidade de empresas ou indústrias. A ISO está ligada com parâmetros internacionais que garante qualidade e que se divide em cinco outros parâmetros, que se divide em 9001, 9002, 9003 e 9004.
As certificações ISO 9000 possuem ao todo vinte elementos de definição de gestão de qualidade. A norma ISO 9000, portanto, é considerada muito abrangente e por isso costuma ser a mais abordada.
O certificado da ISSO 14000 é resultado de excelência em gestão ambiental por parte de organizações e empresas. Essa certificação é cada dia mais importante e é ela que impulsiona para que as empresas demonstrem na prática, políticas de preservação ambiental.
Já a ISSO 22000 é a certificação de segurança para produtos do segmento alimentício. Dessa forma, a empresa que obtém essa certificação certamente segue passos rigorosos de produção e entrega aos clientes alimentos rigorosamente produzidos para ser seguros.
A ISO 9001 quando implantada traz inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto para clientes e comunidade onde as indústrias estão implantadas.
Isso porque a certificação se relaciona com vários quesitos como:
Toda gestão de qualidade implica em modificações da empresa em razão de diversos quesitos. Entre os mais importantes estão os princípios que regem as práticas utilizadas para produção e relacionamento de todos os setores com sociedade, colaboradores, clientes e fornecedores.
Para que o ISO seja aplicado é sempre exigida a implementação de quesitos de avaliação através de análise de resultados e de gestão voltada para melhoria contínua. Esse tipo de gestão prevê que sempre há algo a ser melhorado em todos os setores e também pode ser chamado de melhoria contínua.
Para a certificação também é necessário o envolvimento de toda a equipe da empresa e não só os setores de gestão. Todos os colaboradores precisam estar envolvidos, conhecerem o que é a ISO e participar dos processos para implantação da gestão de melhoria contínua.
É necessário, no entanto, que uma ou mais lideranças coordenem as ações de certificação da ISO na empresa, ainda que essas lideranças sejam estabelecidas especialmente para pensar nos processos de melhoria em razão do processo ISO.
Uma certificação nunca é só isso! Obter o ISO 9001 significa uma modificação completa na cultura organizacional. Essa alteração envolve diversos aspectos e por isso precisa estar clara e ser apropriada por todos os setores que envolvem a empresa.
Entre alguns fatores que denotam modificação dessa cultura, podemos apontar:
Toda essa coleta de documentação precisa ser feita com auxílio de formulários e deve ser realizada em tarefas divididas entre os diversos setores da empresa, como nas área da engenharia, ferramentaria, qualidade, logística.... A entrega da documentação e do projeto final faz parte da obtenção do certificado da ISO 9001!
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