Simulação em máquina CNC virtualizada (Machining Simulation)

Simulação em máquina CNC virtualizada (Machining Simulation)

O que existe de mais tecnológico na verificação de erros, garantindo eficiência e qualidade para sua empresa.

Você já se questionou sobre:

  • o tempo que é exigido em sua empresa para realização de um trabalho que no final, de um processo, descobre-se que sua manufatura estava errada desde o começo?
  • como esse processo poderia ser evitado com simples atitudes e costumes?
  • como posso evitar isso?

Pois bem, para todas essas questões consideradas por você, podemos ter alguns recursos tecnológicos, modernos e dedicados. Falamos sobre simulação em máquina virtualizada como prevenção e análise de erros. Ou seja, a simulação em máquina virtualizada prevê e análise, possíveis, erros oriundos de um planejamento de processo de usinagem inadequado gerando custos para sua empresa.
Vamos fazer um breve passo a passo e explicar sobre a simulação em máquina virtualizada, afinal de contas, o que eu posso fazer para prevenir é tão importante quanto uma simples redução de custos.

Para que serve a simulação em máquina CNC virtualizada?

A simulação em máquina virtualizada previne uma série de questões em sua empresa, como, por exemplo:

  1. Verifica, indica e fornece um relatório de possíveis falhas operacionais nos equipamentos;
  2. Compara a geometria final com a geometria desejada, com a devida tolerância pré-estabelecida;
  3. Identifica a origem da causa;
  4. Reduz custos que todo o processo fabril demanda (salário, matéria-prima, etc.).

Justificando o ditado: é melhor remediar do que ser remediado!

Simulação não serve para a minha empresa!

Algumas pessoas justificam esse pensamento atribuindo como obrigação do software CAM fazer o melhor trabalho possível e tendem a pensar que a simulação demanda acréscimo de tempo e desnecessário hoje em dia, e isso sabemos que não é a resposta para o seu problema.

Esse pensamento é muito usual, principalmente se analisarmos toda a cadeia do processo de usinagem, onde esse seria o menor dos detalhes podendo exigir uma capacitação profissional, demandando aumento de custos.

Porém vamos pensar na simulação em máquina virtualizada como uma redutora de custos: uma forma integrada, paramétrica e rápida na prática de prevenção de uma série de dores de cabeça que temos como conhecimento dentro do processo fabril de qualquer produto.

Confira os pontos principais do Machining Simulation:

  • Análise de pontos de contato do produto final com componentes da máquina;
  • Simulação de todo o percurso que será executado entre ferramenta de corte e equipamento;
  • Informações de tempo de máquina conforme parâmetros de avanço abastecidos antes da geração do código G;
  • Posicionamento e checagem de comprimento de ferramenta;

Planejamento

Hoje a palavra planejar literalmente se tornou o verbo planejar, ou seja, se fazer necessário dentro da empresa tornando-se uma das atividades mais do que essenciais do dia a dia: verificar as reais e verdadeiras analises de tempo, ferramentas e mão de obra.

Prevenção ao retrabalho

Isso dói aos ouvidos, retrabalho, por isso mesmo o processo de simulação em máquina virtualizada significa prevenção ao produto, onde se respeitado todo o processo teremos a garantia de que ao finalizado estará correto dentro de suas tolerâncias

Validação de produtos

Diversas empresas estão tão acostumadas a determinados processos de aprovação de forma terceirizada que não conseguem imaginar que eles possam ser feitos de forma interna. Utilizando estratégias de medição do CIMATRON a simulação em máquina virtualizada também fornece pontos de controle do seu produto.

 

O simulador em máquina virtualizada é um software separado no software CAD/CAM CIMATRON?

Não. O simulador em máquina virtualizada é o que existe de mais moderno e tecnológico dentro da mesma instalação do software CAD/CAM CIMATRON, não é necessário alternar ou se quer levantar um novo software para simular o pós processado. Com a simulação em máquina virtualizada o processo produtivo da sua empresa, te auxiliará no real processo fabril de que precisa.

CIMATRON simulação em máquina CNC virtual cinemática gêmeo digital 5 eixos

 

Deseja saber mais sobre o processo de simulação em máquina virtualizada no software CAD/CAM CIMATRON? Entre em contato, e solicite uma demonstração!

O que é CIMATRON ?

Desde 1982, o software CAD/CAM/CAE CIMATRON, desenvolvido em Israel,  fornece aos fabricantes de ferramental uma solução de ponta a ponta para projetar e fabricar ferramentais, incluindo moldes, matrizes, estampos e eletrodos, além de programar qualquer máquina CNC e eletroerosão EDM para moldes, matrizes, placas e fabricação discreta. Embora o CIMATRON seja mais poderoso quando usado como um sistema totalmente integrado, ele também fornece soluções independentes para cotações mais rápidas, projeto de ferramentas, criação de eletrodos e programação NC.

  • CIMATRON Moldes
  • CIMATRON Estampos
  • CIMATRON Eletrodos
  • CIMATRON Programação NC

Com o software CIMATRON , você obtém uma solução com uma interface única, intuitiva e fácil de usar para todo o seu fluxo de trabalho - desde a cotação, projeto e fabricação.

Logotipo-FIT
FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3500-9392
FIT Tecnologia | RS
Avenida Itália, 482
São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3039-5900
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
CIMATRONGIBBSCAMFIKUSCIMCOABINFER-selo-associacao-brasileira-ferramentarias
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down