EVENTO: Quer saber como fazer a usinagem de materiais endurecidos?

SEGMENT DAY – Hard Material: Evento sobre usinagem de materiais endurecidos

No dia 14/03/2019 ocorreu o evento Segment Day – Hard Material na Seco Tools em Sorocaba. O evento foi realizado com a parceria entre FIT e Seco Tools com foco em levar aos participantes, ensinamentos e dicas para que possam trabalhar melhor com usinagem de materiais endurecidos

Neste evento, ocorreu um workshop sobre ferramentas de corte de cerâmica e PCBN. Ferramentas estas que são usadas para realizar usinagem em materiais endurecidos, como inconel 718 e H13.

Os participantes puderam ter contato com as melhores práticas para esse tipo de usinagem. E entre estes participantes estavam empresas como Frum, Etage e ZF do Brasil.

Também foi demonstrado um conteúdo sobre usinagem dinâmica de materiais endurecidos, aplicando as estratégias do VoluMill & VoluTurn e suas aplicações para fresamento e torneamento.

Ferramentas de corte de cerâmica e PCBN para usinagem de materiais endurecidos

Uma ferramenta de cerâmica é ideal para a usinagem de materiais endurecidos como inconel 718. Este tipo de ferramenta proporciona maior resistência ao desgaste e tenacidade na usinagem de superligas.

A capacidade de alta velocidade do inserto de cerâmica resulta em taxas de remoção de metal de quatro a oito vezes superiores às do inserto de carbeto. Já o inserto de PCBN  é resultante da sinterização de micropós de CBN com vários aglomerantes cerâmicos para criar ferramentas de corte extremamente duras e termicamente estáveis.

Sendo assim, o PCBN é muito indicado para usinagem de aço endurecido, ferro fundido perlítico, ferro duro e superligas.

Usinagem dinâmica na usinagem de materiais endurecidos

Usinagem dinâmica é uma estratégia para otimizar o desbaste em grandes quantidades. Enquanto estratégias normais fazem o desbaste por nível, este tipo de estratégia faz com que a ferramenta de corte entre em espiral para que assim comece a remoção de cavaco. Utilizando assim, o máximo desempenho de sua ferramenta de corte na usinagem de materiais endurecidos.

No evento, como pode ver abaixo, ocorreu uma demonstração de usinagem dinâmica em centro torneamento CNC ao vivo utilizando o software GibbsCAM.

A peça em questão, em uma usinagem com estratégias normais levaria algo em torno de uma hora e vinte minutos para ser usinada por completo, e utilizando a estratégia de usinagem dinâmica com o software GibbsCAM e uma ferramenta PCBN foi possível usinar em apenas 21 minutos.

Leia mais sobre usinagem dinâmica aqui.

Gostou? Acompanhe nossas Redes Sociais (LinkedIn e Facebook) e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos!