5 Motivos para utilizar a Telemetria em seu negócio

Você sabe o que é telemetria? Hoje, nas indústrias, empresas de logística e outros segmentos, esta tecnologia está sendo cada vez mais implementada. Mas você conhece quais são os motivos para utilizar a telemetria no seu negócio? Não? Então saiba que você está no lugar certo!

Esta tecnologia se tornou muito utilizada para realizar o rastreio de peças, encontrar informações no sistema de cada um dos itens de uma empresa e seus componentes. Dessa forma, a manutenção preventiva e o acompanhamento de fadiga de peças industriais fica muito mais fácil.

Então, se você quer saber mais sobre como acompanhar e rastrear suas peças através do uso do QR Code, TAG ou qualquer outra tecnologia disponível para controlar desde a chegada até o fim da vida útil de cada componente, continue aqui com a gente e conheça já os motivos para utilizar a telemetria em seu negócio. Confira a seguir.

5 Motivos para utilizar a Telemetria em seu negócio

FONTE: https://pixabay.com/pt/photos/equipamento-de-medi%c3%a7%c3%a3o-medir-se-2087424/

Você sabe o que é telemetria?

A telemetria se refere a tudo aquilo que pode haver “medição”. Dessa forma, este conceito é definido por tudo que se pode medir em dados ativos, ambientes, máquinas ou até mesmo equipamentos.

No caso de equipamentos, esta medição é transmitida de forma remota para uma central de monitoramento, onde todas as informações colhidas serão analisadas.

A transmissão da telemetria pode acontecer de diversas formas em que, até alguns anos atrás, ela era feita apenas de maneira cabeada, tendo um alto investimento e de instalação um tanto complexa. 

Hoje, por outro lado, a transmissão conta com os benefícios da tecnologia wireless, sem necessidade de cabeamento. Dessa forma, é possível ter acesso a estes dados através de um único clique, mesmo estando a quilômetros de distância do equipamento.

Devido a isso, é possível rastrear diversos processos, seja o nível de armazenamento de um tanque, acompanhamento de usinagem de peças em máquinas CNC, torno mecânico, análise das ferramentas de moldes e estampos e muito mais. 

5 Motivos para utilizar a Telemetria em seu negócio

FONTE https://www.btenergia.com.br/wp-content/uploads/2019/02/telemetria.jpg

O uso da telemetria na indústria

Um dos principais motivos para utilizar a telemetria em seu negócio se dá ao acompanhamento que esta tecnologia oferece para verificar os diversos processos na indústria.

Seja em questão de produção ou até mesmo na vida útil dos equipamentos, seja de forma remota em perto ou longa distância. Afinal, os softwares podem ser instalados tanto nos próprios equipamentos (maquinários) ou em dispositivos (notebooks, desktop, tablet ou smartphone).

Com esta tecnologia, a empresa passa a ter mais um processo automatizado em sua linha de trabalho, diminuindo custos com funcionários, manutenção, compra de peças e, ainda, tendo muito mais segurança dentro da empresa. Isso porque as manutenções poderão ser programadas de forma preventiva, minimizando os riscos de acidentes e paradas obrigatórias.

5 Motivos para utilizar a Telemetria em seu negócio

Quer saber os motivos para usar a telemetria em seu negócio? Então veja a seguir os 5 principais deles!

1. Motivos para utilizar a Telemetria: Redução de custos para a empresa

Com o uso da telemetria você minimiza a quantidade de funcionários que iriam realizar o mesmo serviço de forma manual. Com esta automação, você reduz tudo a uma única pessoa que irá fazer o monitoramento do sistema. 

Dessa forma, se este gestor fizer a análise dos dados emitidos pela telemetria corretamente para o planejamento, é possível diminuir a necessidade de gastos com manutenção e sinistros da companhia.

2. Motivos para utilizar a Telemetria: Prevenção a acidentes

Com esta tecnologia, a sua empresa será capaz de coletar e observar dados técnicos dos maquinários e equipamentos. Desde temperatura, pressão, velocidade, tensão e outros.

Dessa forma, ao analisar estas informações, será possível traçar as medidas necessárias de prevenção e, até mesmo, de manutenção dos equipamentos para evitar acidentes e também possíveis paradas.

3. Motivos para utilizar a Telemetria: Gestão inteligente

Outro motivo para utilizar a telemetria na sua empresa, é o fato da gestão de equipamentos e maquinários fazendo o uso das tecnologias que estão disponíveis no mercado, é sinônimo de gestão inteligente.

Afinal, verificar cada dado destes dispositivos em tempo real, pode ser necessário para orientar os funcionários sobre qual será o seu andamento sobre a linha de produção, por exemplo.

Outro grande fator que beneficia este sistema, é o fato de que, a partir dele, é possível responder prontamente em caso de emergências. Dessa forma, o seu negócio sempre ficará a frente do mercado, podendo responder prontamente em caso de emergências colocando sua empresa muito à frente no mercado.

4. Motivos para utilizar a Telemetria: Sem necessidade de hora extra dos funcionários

Com a implementação da telemetria, todo o processo fica mais compacto, simples e ágil. Isso faz com que a jornada de trabalho também seja muito mais eficiente, já que não há necessidade de trabalhos manuais. Apenas de controle.

Devido a isso, os custos com pagamento de horas extras desnecessárias de funcionários também se minimizam. Junto a isso, a telemetria em seu negócio ainda é capaz de proporcionar a gestão eficiente do descanso, colaborando com o bem estar dos funcionários.

TELEMETRIA

FONTE Imagem de Elf-Moondance por Pixabay

5. Motivos para utilizar a Telemetria: Proteção ao meio ambiente

Por fim, como outro motivo para utilizar a telemetria na indústria, é o fato da redução de poluentes e melhor administração sobre o tempo de vida útil das peças e maquinários da empresa.

Dessa forma, programar a manutenção preventiva será muito mais simples. Além disso, você também poderá programar o descarte adequado de cada uma delas. 

No caso de máquinas que são emissoras de CO2 ou qualquer outro tipo de poluente, você também poderá controlar os seus níveis de emissão através desta tecnologia.

Contrate agora a telemetria para sua empresa

Mesmo parecendo complexa, a telemetria é um assunto simples e de fácil uso após sua aplicação. Contudo, é fundamental que você faça a contratação de uma empresa especializada no assunto para garantir todos os benefícios e vantagens deste sistema de controle.

Vale lembrar também que, comumente, o investimento em sistemas sem fio, como o caso desta tecnologia, é único. Além disso, você também não precisa se preocupar mais com a infraestrutura de cabeamentos e nem seu alto custo de instalação e manutenção.

Assim, ter a telemetria aplicada em sua empresa ficou muito mais simples e prático, independente do porte de sua empresa.

Telemetria

FONTE Imagem de RAEng_Publications por Pixabay

Agora, mas e você? Já pensou em inserir a tecnologia da telemetria em sua empresa? Então não perca mais tempo e economize em cada processo, manutenções e tenha muito mais praticidade com o seu negócio através desta tecnologia!

Por fim, entre em contato conosco e venha conversar mais sobre como podemos ajudar na otimização de seus processos digitais através da engenharia, projetos, usinagem CNC, simulação e transmissão de dados do computador para máquinas. Afinal a tecnologia de telemetria pode ser utilizada em conjunto com sistemas CAD/CAM para trazer a rastreabilidade em todo o processo de fabricação de seu negócio. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3500-9392
FIT Tecnologia | RS
Avenida Itália, 482
São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3039-5900
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down