Como o CAD-CAM Consegue Ajudar com os Novos Desafios Automotivos?

13 de agosto de 2019

Usar um CAD-CAM correto para este fabricante de moldes de sopro, o software correto proporcionou economia de tempo, ganhos de produtividade e comunicação otimizada com o cliente.

A Sable Engineering de Port Huron, de Michigan, começou em 1999 no campo da medicina quando um ortopedista pediu ao proprietário Andreas Batz, para comprar o equipamento certo e produzir sua própria linha de dispositivos médicos.

Com o tempo, a demanda do mercado empurrou a Sable Engineering para a indústria automotiva.

Os primeiros trabalhos envolveram o uso de CMM e dados de fluxo de moldes para fazer a reversão e a engenharia reversa de 30 a 40% de peças para vidro.

Hoje, a maioria dos trabalhos desta empresa com certificação ISO 9001: 2008 é focada em protótipos e produção de moldes de sopro, fixação e projeto de produtos.

Com esta transição para a indústria automotiva vieram novos desafios. Os projetos tornaram-se mais complexos e os trabalhos de montagem mais frequentes.

O software que a Sable Engineering estava usando não estava à altura da tarefa.

“Um dos meus melhores clientes me aconselhou a obter um software que pudesse lidar melhor com grandes montagens”, diz Batz. “Foi quando percebi que precisava do Cimatron.”

Fazendo trabalhos complexos mais Fácil

Trabalhando longas horas para fazer o trabalho e entregar exatamente o que foi prometido ajudou a empresa a construir uma base de clientes fiéis de fornecedores automotivos.

De acordo com Batz, antes de a Sable Engineering começar a usar o Cimatron, muito tempo foi gasto em trabalho de projeto intensivo.

Incluindo redesenho de componentes padrão no software CAD 3D anterior da empresa, que resultou em projetos demorados e margens de lucro corroídas.

“Mudar para a Cimatron foi rápido e fácil para os meus projetistas”, diz Batz.
“O software dá ao projetista um grande nível de liberdade para ir e voltar entre sólidos e superfícies, facilitando trabalhos complexos.

Quando precisamos de ajuda, a equipe da Cimatron tem sido extremamente receptiva e seu conhecimento de ferramentas é inigualável ”.

De acordo com Batz, a Sable Engineering agora pode economizar muito tempo usando peças e montagens de catálogos e, com apenas alguns cliques no final do projeto, pode gerar a lista completa de materiais (B.O.M.) .

“No geral, podemos agora fazer as coisas cinco vezes mais rápido em comparação com o que fizemos antes de usar o Cimatron”, diz Batz.

Ganhando mais negócios

Batz percebe valor em sua compra do software Cimatron todos os dias. “Completar projetos de moldes complexos mais rapidamente sem diminuir nossas margens é algo que não teríamos conseguido se não fosse pela Cimatron”, diz ele.

Assim, Cimatron permite que vários projetistas trabalhem em um projeto, acelerando drasticamente o tempo de entrega. Além disso, Batz diz que quase todos os componentes que os projetistas adicionam ao trabalho geram seu próprio alojamento.

E o Cimatron cria o furo/rosca e depois o atualiza automaticamente se esse componente for movido.

Portanto economia de tempo e ganhos de produtividade não são os únicos benefícios do software que Batz e sua equipe valorizam; é também a comunicação e colaboração otimizadas com o cliente. Batz considera esses recursos especialmente úteis ao lidar com alterações de projeto e engenharia.

Lidar com modificações de forma rápida e eficaz é fundamental para manter os projetos dentro do prazo e do orçamento”, diz ele.
“A maioria dos nossos clientes usa o Cimatron, o que torna a comunicação e as mudanças muito mais simples. Se o cliente precisar modificar algo rapidamente, ele poderá fazê-lo de maneira perfeita. Independentemente de quem faz as alterações, esse software nos permite implementá-las sem problemas, porque tudo é associativo ”.

Assumir mais

Concluindo, o trabalho adicional foi outro benefício da mudança da Sable Engineering para a Cimatron.

“Recentemente, recebemos um trabalho terceirizado de uma grande empresa de estampagem progressiva, que não está usando a Cimatron e precisava de assistência com o trabalho em superfícies“, diz Batz.

“Embora os projetos estivessem corretos, o software que eles estavam usando criou superfícies ruins, mesmo depois de passar mais de 45 horas trabalhando na peça.

Com o Cimatron, conseguimos ajudá-los a realizar o trabalho em questão de horas. Eles foram capazes de entregar o projeto no prazo e, mais importante, para a completa satisfação do cliente. ”

Rua Prof. Altamir Gonçalves, 87
Jardim Gonçalves – Sorocaba/SP
CEP 18016-480
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down