Como um CAD dedicado a ferramentaria pode auxiliar o projetista?

O CAD especializado em ferramentaria é um grande aliado das empresas para desenvolver seus projetos.

Já se passaram muitas décadas desde a criação do CAD (Computer Aided Design), ou desenho assistido por computador. Na época do seu lançamento comercial, causou um certo tipo de resistência pelos profissionais, mas com o passar dos anos o CAD se consolidou como uma das ferramentas de trabalho mais importante para os profissionais que trabalham diretamente com desenvolvimento de projetos, entre eles o desenhista projetista.

Antes a prancheta era a ferramenta do desenhista-projetista, com a utilização do CAD a sua ferramenta de trabalho é o computador com softwares específicos para desenvolvimento de projetos.

 

Para os profissionais que pretendem atuar no segmento de ferramentarias o conhecimento do CAD é um dos requisitos básicos exigidos pelas empresas. Sempre em constante desenvolvimento o CAD que inicialmente se apresentava em 2D (duas dimensões), e atualmente também apresenta versões em 3D (três dimensões), que é amplamente utilizada para desenvolvimento de moldes e matrizes.

 

Algumas empresas segundo especialistas ainda utilizam somente o 2D no qual pode-se considerar diversos fatores:

  • Preço de aquisição do software considerado alto pelos gestores;
  • Desconhecimento da aplicação do CAD 3D.

Formação e Treinamento do profissional em CAD

Os investimentos em uma ferramentaria não pode somente se concentrar apenas na aquisição de máquinas modernas. É necessário o planejamento de investimentos na capacitação dos profissionais e na aquisição de CAD especializado em ferramentaria que apresenta diversas funcionalidades específicas para as ferramentarias.

O desenhista projetista tem uma grande ferramenta aliada para desenvolver seus projetos utilizando o CAD no qual destacamos as seguintes vantagens:

  • Executar desenhos de forma mais otimizada reduzindo o tempo do projeto;
  • Facilidade de visualização dos desenhos pela equipe técnica e pelo cliente;
  • O uso de softwares CAD passa credibilidade ao cliente, indicando que o projeto será desenvolvido com qualidade e com alta confiabilidade;
  • Todas as alterações que são necessárias durante o projeto é facilmente alterada no CAD;
  • Aplicação em conjunto CAD/CAM/CAE.

A concorrência no segmento de ferramentarias é grande, e os requisitos dos clientes estão cada vez maiores. Podemos citar alguns exemplos das exigências solicitadas no contrato de serviço de desenvolvimento de um projeto de molde pela ferramentarias, tais como:

  • Utilização de softwares CAD/CAM/CAE;
  • Análises de testes de engenharia como por exemplo, elementos finitos;
  • Prazos reduzidos;
  • Entre outras solicitações.

Destacamos algumas vantagens que o CAD especializado em ferramentarias pode auxiliar o desenhista-projetista

1-Desenvolvimento de uma comunicação visual com os clientes e a equipe

Com o CAD, o desenhista-projetista poderá desenvolver e apresentar produtos, neste caso moldes de injeção, para o cliente em formato digital, isso agiliza a comunicação e o andamento do projeto.

Principais facilidades apresentadas com o desenvolvimento de uma comunicação através do uso do CAD:

  • A equipe envolvida no projeto tem maiores facilidades de acesso ao projeto através do conceito de projetos concorrentes;
  • Quando o projeto é desenvolvido no CAD 3D apresenta uma maior visibilidade, considerando que em formatos 2D, nem todos tem o conhecimento de desenho técnico (clientes, fornecedores, vendedor);
  • Além do apelo visual da imagem é possível fazer apresentações em formatos de animações, destacando todo o funcionamento de um molde, suas cavidades, câmaras quentes, seu fechamento e outras funcionalidades;
  • Os desenhos podem ser explodidos gerando várias possibilidades de visualização, que ajudará nas instruções de montagem e nas ilustrações técnicas;
  • Caso haja necessidade, o software CAD 3D oferece recursos para criação de vistas 2d para fabricação.

Com todas essas possibilidades o desenhista projetista tem condições de desenvolver e apresentar um produto que certamente passará confiabilidade para os clientes.

2-Facilidades para realizar alterações no projeto

O desenhista-projetista leva muito tempo para realizar as alterações e atualizações dos projetos em 2D. Geralmente os projetos sempre estão passando por alterações, revisões sendo por diversos motivos: solicitação dos clientes, melhorias nos projetos, correções entre outros motivos.

O uso de CAD especializado em ferramentarias, sendo paramétricos e associativos é possível realizar alterações de um projeto com facilidade, quando uma peça é alterada, todo o conjunto correspondente é alterado automaticamente.

3-Reaproveitamento de projetos existentes

Com a possibilidade de usar o artifício da associabilidade e o redimensionamento é possível reproduzir projetos existentes para criação de novas versões e configuração de projetos. As horas de serviço da ferramentaria reduz pela metade para o desenvolvimento de um novo projeto de molde.

“Agora nós temos os padrões específicos de cada cliente na forma de catálogos. Assim quando pegamos um trabalho, simplesmente usamos um catálogo específico para começar um novo projeto” Street, gerente de engenharia da UTG. Acrescenta “Os projetistas agora simplesmente escolhem as peças que irão compor o molde de injeção plástica, apertam um botão e o resto  é calculado automaticamente.

4-Projeto simultâneo ou concorrente

Esta é uma facilidade para o projetista desenhista e toda a equipe de projetos, que é o desenvolvimento do projeto com vários profissionais ao mesmo tempo, isto é, a paralelização das atividades. Com o projeto concorrente, é possível o desenvolvimento de um projeto otimizado gerando redução de custo.

Com o desenvolvimento do projeto, trabalhando em equipe de forma simultânea, facilita o gerenciamento das atividades do desenvolvimento de projetos. Trazendo uma maior flexibilidade ao desenhista projetista que passa a projetar de acordo com as necessidades do departamento de ferramentaria. E o seu trabalho pode ser gerenciado pela quantidade de carga de trabalho instantaneamente pelo gestor da área de ferramentarias.

como-um-cad-especializado-em-ferramentas-pode-auxiliar-desenhista-projetista-2
Figura 2: Molde de Injeção Desenvolvido em 3D

5-Redução e eliminação de papéis

Com as possibilidades das novas tecnologias e com o avanço da internet veloz, é possível agilizar todo trabalho que anteriormente demandava a utilização de papel, podemos citar como exemplos:

  • Desenho técnico com a utilização de plotter;
  • Diversos tipos de planilhas impressas (CNC, controles diversos);
  • Documentos técnicos operacionais.

Com a redução ou eliminação dos papeis, as informações podem ser obtidas online através do uso de computador e dispositivos móveis. Para o projetista e todos os profissionais envolvidos em um projeto, o tempo para realização de qualquer tipo de impressão não agrega valor ao projeto de moldes que esta sendo desenvolvido.

 

6-Assistente de partição de moldes

Através deste ambiente apresentado no CAD especializado em ferramentarias, é possível realizar a extração do macho, matriz e partes móveis.

O assistente segue uma lógica sequencial contendo todas as etapas de desenvolvimento que são sugeridas pelo software.

Com a extração dos principais componentes do molde é realizado as simulações de fechamento e abertura do molde.

Uma das grandes vantagens deste assistente é que mesmo o projeto do molde em andamento é possível visualizar todo o funcionamento do conjunto do molde, matrizes, gavetas, postiços em pleno movimento.

 

como-um-cad-especializado-em-ferramentas-pode-auxiliar-desenhista-projetista-3
Figura 3: Porta Moldes em 3D

 

7-Assistente de criação para porta moldes

O assistente de criação para porta moldes, que é a presentado em softwares especializado em ferramentarias, utiliza de padrões que normalmente são utilizados nas empresas do segmento de ferramentarias.

Neste assistente de criação é possível acessar a uma biblioteca que contém padrões que são aplicados na criação de porta moldes e é possível a inserção de diversos componentes que são utilizados nos projetos de moldes de injeção, os componentes são: sistema de refrigeração, bucha de injeção, extrator, anel de centragem, parafusos e outros componentes.

O desenhista projetista após projetar as cavidades de um molde de injeção, conforme os requisitos técnicos necessários para o seu funcionamento, necessita desenvolver o porta moldes que acoplará as cavidades. O assistente de criação para porta moldes, auxilia no desenvolvimento deste projeto que requer uma atenção especial a todos os detalhes do projeto.

 

Software CAD especializado em ferramentarias

Essas foram algumas das inúmeras vantagens apresentadas com a utilização de software CAD para ferramentaria.

O trabalho do desenhista projetista,  com a utilização do CAD especializado em ferramentaria reduz o tempo da execução das suas atividades e de todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um projeto. A qualidade dos serviços executados aumenta e impacta na redução do tempo de entrega de um projeto.

Estamos passando por várias transformações, com o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações e com o surgimento da indústria 4.0 e com a chegada da internet 5G mais veloz.

Para isso os gestores devem estar constantemente avaliando qual as melhores alternativas de negócios para alavancar suas empresas. A aquisição de software especialistas é uma alternativa de investimento para redução de custo e de redução do tempo de entrega dos projetos estipulado com os clientes.