Cimatron 15 ! Confira as novidades e aplicações dessa nova versão!

O CAD/CAM CIMATRON 15 apresenta centenas de recursos novos e aprimorados, destinados a permitir que os fabricantes de ferramental ofereçam ferramentais de alta qualidade de maneira mais rápida e fácil, além de reduzir custos. Novos recursos de programação NC aprimorados e automatizados permitem que as ferramentarias reduzam o tempo de programação e usinagem. Uma nova aplicação de centro/torneamento foi adicionada ao ambiente Cimatron NC, permitindo aos clientes programar centros de torneamento e tornos no mesmo ambiente que estão familiarizados. Os novos e aprimorados recursos de design de ferramental permitem que os fabricantes de moldes projetem mais rapidamente, melhorem a qualidade da fabricação e obtenham o projeto ideal dos moldes, usando recursos de projeto de resfriamento automatizados e novas ferramentas de análise.

APRESENTANDO O CIMATRON VERSÃO 15.

Destaques

Nova Aplicação Centro/Torneamento

Novos recursos de centro/torneamento foram adicionados ao Cimatron para usinagem mais rápida e melhor qualidade de superfície para os fabricantes de ferramentais que desejam usar o ambiente familiar e seguro do Cimatron para programar seus centros de torneamento e tornos. O torneamento com o Cimatron suporta todas as funcionalidades para desbaste, desbaste de alto desempenho (usando VoluTurn), contorno, rosqueamento interno/externo, furação, canais, rosqueamento interno e mandrilamento.

Representação de torneamento totalmente integrado no Software Cimatron CAM

O aplicativo é totalmente integrado ao ambiente Cimatron CAM, permitindo fácil programação, simulação da máquina e pós-processamento de todo o processo NC: Fresamento, Furação e Torneamento.

Novos e Aprimorados Recursos
de Fresamento 5 Eixos

demonstração de desbaste automatizado por fresamento 5 eixos no Cimatron 15
Desbaste de um dispositivo, usando um conjunto de
operações automáticas de desbaste 3 + 2 eixos. O material
bruto é colorido pela orientação. As direções são definidas
automaticamente pelo sistema.

Desbaste Automatizado em 5 eixos:

O desbaste otimizado para multi-direções agora pode ser programado e calculado de forma integral e automática pelo sistema para remoção máxima de material em tempo mínimo de usinagem a partir das melhores direções selecionadas. Os usuários agora podem permitir que o sistema calcule o desbaste de peças complexas.

Desbastes Automatizado em 5 eixos:

O desbaste otimizado para multi-direções agora pode ser programado e calculado de forma integral e automática pelo sistema para remoção máxima de material em tempo mínimo de usinagem a partir das melhores direções selecionadas. Os usuários agora podem permitir que o sistema calcule o desbaste de peças complexas.

Redução de Raios Guiada em Vários Eixos:

com um clique de um botão, o sistema calcula movimentos otimizados de limpeza em várias direções, levando em consideração o formato da ferramenta e do suporte para proteger contra possíveis colisões.

representação de limpeza de canto no fresamento 5 eixos pelo Cimatron 15 CAM
Imagem ampliada de uma limpeza de canto, usinado em uma
orientação inclinada de 3 +2 eixos. A orientação foi calculada
automaticamente pelo sistema, como parte da função
de inclinação automática da limpeza guiada.
Representação de um caminho de ferramenta geod´rsico 3 eixos dom passo 3D no software Cimatron CAM
Um caminho de ferramenta geodésico de 3 eixos com passo 3D de ponta a ponta em uma cavidade de aço, sem reentrada, para obter a melhor qualidade de superfície
sem marcas de aproximação e recuo.

Nova Rebarbação Automática em 5 Eixos:

programe automaticamente as operações de rebarbação selecionando a geometria, superfícies ou um modelo inteiro. O percurso considera os limites do eixo da máquina e o suporte para criar uma trajetória livre de colisões. Os usuários podem usá-lo para trajetórias de 3, 4 e 5 eixos, por exemplo em gabaritos e dispositivos.

Acabamento Avançado, nova Tecnologia Geodésica no CIMATRON 15:

um novo caminho de alta qualidade calcula um passo 3D uniforme em peças complexas. Inclui suporte para curvas guia, usinagem negativa e considera o suporte para evitar colisões. Os usuários podem usá-lo para caminhos de ferramenta de 3, 4 e 5 eixos, geralmente usados ​​para peças que requerem acabamento superficial de alta qualidade, como núcleos de molde e matriz e/ou casos em que um caminho de ferramenta contínuo começa do início ao fim sem a necessidade de novas entradas.

Automação e Aprimoramentos
de Usinagem de Placas no CAD/CAM Cimatron 15

Um desbaste eficiente nos cantos é feito com o novo mergulho de cantos, onde o material é removido cortando para baixo, incluindo uma opção para avançar as passadas.
Um desbaste eficiente nos cantos é feito com o novo mergulho de cantos, onde o material é removido cortando para baixo, incluindo uma opção para avançar as passadas.

Aprimoramentos na usinagem de chapas. Embora a usinagem de chapas seja considerada um conjunto de operações bastante simples de 2,5 eixos, ela consiste em muitos procedimentos com muitos parâmetros de programação que podem exigir um longo tempo de programação. Recursos novos e aprimorados foram adicionados à versão 15, a fim de automatizar e reduzir o processo de programação e obter um caminho de ferramenta seguro e eficiente.

Isso inclui:
– Reconhecimento de geometrias para fabricação
– Gerenciador de Alojamento, Canal e Furo
– Template para Alojamentos
– Furação automatizada, incluindo sequências de furação
– Desbaste de Alojamento
– Mergulho nos cantos (novo)
– Perfil Sem Colisão
– Perfil Helicoidal

Representação de andamento na ferramenta matriz da tampa de motor de carro utilizando uma fresa de segmento circular no Software Cimatron 15
Acabamento na ferramenta de matriz da tampa de motor de carro usando uma fresa de segmento circular com diâmetro de 20 mm, o tempo de usinagem pode ser reduzido em 10% de 132 horas para 119 horas em comparação com o uso de uma de ferramenta esférica.

 

Ferramentas de Segmentos Circulares no Acabamento:

Ferramentas Barril, lente, oval e agora as ferramentas de corte de segmentos de 3 raios também podem ser utilizadas pelas estratégias do caminho da ferramenta do Cimatron. O uso de qualquer uma dessas ferramentas reduzirá o tempo de usinagem, alcançando ainda melhor qualidade da superfície.

Outros Novos e Aprimorados Recursos
NC para Ferramentas de Corte

Controle e Previsibilidade da Haste e do Suporte:

A percepção e controle sobre a segurança e o cálculo dos parâmetros de haste e do suporte foram bastante aprimorados com um novo diálogo dinâmico. Os usuários agora podem controlar quais elementos serão considerados/ignorados usando cada tecnologia e em qual nível de precisão.
A capacidade de controlar e entender melhor a influência e o comportamento dos diferentes parâmetros permitirá gerar o percurso desejado.

Novo Procedimento Utilitário:

Um novo procedimento no gerenciador de processos permite aos usuários definir e salvar comandos e comentários que não gerará um caminho da ferramenta, como “abrir porta”, “mover para” etc. Eles serão salvos no gerenciador de processos e processados ​​pelo pós-processador para o código G.

Opções adicionais de Refrigeração:

Agora os usuários podem definir e controlar tipos de refrigeração adicionais a serem utilizados na máquina CNC. Este inclui a opção de selecionar vários tipos de refrigeração.

Usinagem Rápida com Ferramentas de Corte
de Segmentos Circulares e AFC Aprimorado

Controle de Avanço Automático Aprimorado (AFC) em Desbaste:

Permite otimizar o material bruto a ser removido controlando automaticamente a taxa de avanço, resultando em movimentos mais suaves e seguros, menor
tempo de desbaste, mudanças menos drásticas no fuso e eixos da máquina CNC e maior vida útil da ferramenta.

A partir do CIMATRON 15 possibilita Operações de Desbaste, Acabamento e Limpeza de cantos:

Os usuários agora podem criar movimentos arredondados em todo o caminho da ferramenta nos cantos e conexões, resultando em um movimento de usinagem mais suave, menos vibrações e maior vida útil da ferramenta.

Novo diálogo de haste e suporte do Software Cimatron 15 que permite melhor controle do usuário e totais informações transparentes sobre os diferentes componentes de montagem da ferramenta
Um novo diálogo de haste e suporte permite melhor controle do usuário e total informações transparentes sobre os diferentes componentes da montagem da ferramenta incluindo os corpos de haste, extensão e suporte, para considerar ou ignorar, para segurança e para comprimento mínimo com exibição interativa.

Compensação 3D da Ferramenta de Acabamento:

Nos casos em que a peça requer dimensões de alta precisão, era comum na fábrica executar vários ciclos de fresamento e programação até que o resultado desejado seja alcançado. Isso costumava ser um longo processo de programação que ocupava o programador NC.
A nova funcionalidade de compensação 3D da ferramenta permite que o operador CNC modifique o parâmetro de compensação da ferramenta no controlador da máquina sem a necessidade de obter um novo programa do programador NC.

Acabamento por 4 Ângulos de Limite:

Os usuários agora têm melhor controle sobre a variação dos ângulos para as áreas verticais e horizontais. Este pode ser utilizado nos casos em que os usuários desejam excluir uma área plana horizontal ou ao utilizar ferramentas de segmentos circulares.

Projeto e Fabricação de Canais
de Refrigeração no CAD/CAM Cimatron 15

A aplicação de Refrigeração foi dramaticamente aprimorada nesta versão, enquanto continuamos a suportar ambientes de uma fabricação mista / híbrida com solução subtrativa e aditiva. Uma mistura dos recursos de refrigeração tradicional e conformal permitem ao projeto ter eficiência, resultando em menor tempo de ciclo de projeto e melhor qualidade das peças devido à redução da deformação.

Representação da aplicação de refrigeração tradicional e conformal permitindo ao projeto eficiência que foi damaticamente aprimorada no software Cimatron 15
Canal Conformal de resfriamento gerado automaticamente

Novas Ferramentas de Análise para Refrigeração Conformal:
Análise de Saliência:

Garante que não haja áreas internas nos canais de refrigeração que falharão durante a impressão.

Análise e Otimização da Distância:

identifique áreas onde os canais podem estar muito próximos ou muito distantes das paredes do inserto e os ajusta automaticamente.

Refrigeração Conformal | Licença
para não usuários Cimatron

Uma licença autônoma para projeto de refrigeração conformal é oferecido para ferramentarias que utilizam outro software para projeto de moldes ou conformes para projeto de impressão de refrigeração, com todas as ferramentas necessárias para concluir o projeto.

Projeto de Refrigeração Padrão

Análise de Novos Canais de Refrigeração:

Análise extremamente rápida para a eficiência de refrigeração com base na distância entre as faces e canais de refrigeração.

Projeto de Canal Conformal ficou mais simples ainda no CIMATRON 15

 

Representação da nova análise rápida de novos canais de refrigeração com base na distância entre faces e canais de refrigeração do Software Cimatron 15 CAM
Um mapa de cores das distâncias entre
faces da peça e canais de refrigeração

Uma nova aplicação de resfriamento conformal. As vantagens de usar resfriamento conformal é claro em casos relevantes, mas o projeto dos canais de resfriamento conformais utilizados precisam de experiência e know how. Com o novo lançamento, qualquer fabricante de moldes poderá gerar canais de resfriamento conformais com rapidez e facilidade usando ferramentas automatizadas. Horas de trabalho de projeto podem se transformar em minutos. Os usuários podem controlar e modificar os resultados automatizados ou criar seu próprio projeto de canal muito mais fácil.

Recursos adicionais de Projeto de Molde

Correção de molde:

Compensação de Deformação: Uma nova funcionalidade permite obter o modelo real da peça moldada (por injeção da peça e escaneá-la ou de um sistema de simulação) e alterar o projeto do molde para compensar a deformação, de modo que a peça final moldada se ajuste às dimensões e tolerâncias necessárias.

Representação do Desvio entre peças simulada e modelo de peças reconhecido e compensado por empenamento no Software Cimatron 15 CAM
Desvio entre peça simulada e modelo de peça
reconhecido e compensado por empenamento

Nova análise de Direção:

O sistema agora pode fornecer uma rápida análise para encontrar automaticamente a melhor orientação para a abertura de direção do molde (uma etapa inicial crucial do projeto do molde) com a menor quantidade de negativos. Isso é especialmente útil para peças com uma linha de separação ambígua ou difícil de encontrar (por exemplo – tubos automotivos).

download-ebook-cimatron-15

Adicionar comentário