Cimatron CAD/CAM reduz tempo de produção em 90% para calçados

20 de março de 2018

Cimatron ajuda a reduzir o tempo de entrega do produto em 10 vezes com maior qualidade no acabamento e nas formas.

A qualidade das formas e acabamentos é excelente, e nosso tempo de entrega foi reduzido à um décimo do que era para projeto e fabricação das matrizes de calçados.

Empresa

Grosso SRL Hi-Tech Molds

Localiação

Civitanova, Marche, Itália

Website

http://www.grosso-srl.com/english.htm

Os Desafios

Para os calçados existe grandes desafios na fase de projeto e produção - especialmente com solados termoplásticos - que com sistemas CAD/CAM convencionais não podem ser solucionados.

Competindo por prazo, preço e qualidade no mercado Italiano de calçados que é extremamente competitivo.

A Solução

O Cimatron CAD/CAM para calçados.

Os Resultados

Prazos de entrega reduzidos a um décimo do que eram.

Maior qualidade em acabamento e nas formas.

Grosso é um veterano na indústria de calçados no distrito de Marche, produzindo e vendendo 2 milhões de pares de sapatos todos o dias. Compromisso com excelência tecnológica, inovações continuas e com sensibilidade artística, Grosso projeta e produz moldes de sola e modelos para os melhores fabricantes de calçados esportivos na Itália, incluindo Eurosuole, Prada, Tecnica, Tods e Vibram.

Desafio: Grosso enfrenta problemas únicos com modelagem 3D de calçados.

Projetar modelos de sapatos pode ser extremamente difícil. Calçados estilosos geralmente são cobertos com adornos, e o sistema convencional de projeto exige a criação de todo adorno separadamente. Quando existem 50 adornos ou mais, o tempo de produção é crucial. Grosso tinha que traballhar calçado por calçado, calculando continuamente as coordenadas espaciais para repetidamente posicionar os itens. Sapatos também são compostos por diversos materiais, todos com especificações diferentes. Além disso, há mudanças de projeto frequentes, tanto por razões técnicas quanto estéticas.

Com os sistemas CAD/CAM convencionais, é provável que cada mudança exija um redesenho completo. E projetar solas para sapatos de diferentes tamanhos não é uma questão de dimensionamento proporcional - é necessário um aplicativo especializado.

Finalmente, como em muitas indústrias competitivas, Grosso deve combater o que ele chama de "Nosso pior inimigo – o tempo". O projeto mais complexo torna-se o maior problema em razão do tempo.

Solução: Cimatron fornece uma solução única para o projeto e fabricação de moldes de sapatos.

O Cimatron - totalmente integrado ao conhecido CAD e NC da Cimatron - fornece uma solução vertical dedicada para o projeto e fabricação de moldes de sapatos.

O problema de adornos é facilmente resolvido com as funções especializadas da Cimatron. Os adornos são rapidamente duplicados usando um projeto 2D simples, depois adaptado ao modelo 3D.

O CAD/CAM também desempenha um papel importante na resolução de problemas de dimensionamento de tamanho, reduzindo drasticamente o tempo de projeto e o efeito das mudanças. "Cimatron calcula automaticamente todos os vários tamanhos, permitindo diferentes fatores de escala para diferentes partes da sola, dando-nos dimensões exatas - instantaneamente. Isso se traduz em velocidade de projeto incomparável e de qualidade na saída", diz Grosso. "Hoje, temos projetos praticamente impecáveis".

Resultados: Grosso reduz o tempo de entrega em 90%

Usando o software Cimatron para calcular automaticamente as trajetórias de ferramentas, e ativar diferentes fatores de escala para os vários tamanhos de moldes, "Levado para uma velocidade inigualável e de qualidade", afirma Grosso. Além disso, o Cimatron permite a operação simultânea de várias máquinas.

"Descobrimos rapidamente que a qualidade das formas e acabamentos eram excelentes e que nossos tempos de entrega foram reduzidos a um décimo do que costumavam ser".

Rua Prof. Altamir Gonçalves, 87
Jardim Gonçalves – Sorocaba/SP
CEP 18016-480
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down