4 Passos para Aplicar a Automação Industrial na sua Empresa

A automação é essencial para o funcionamento de empresas atualmente. Por exemplo, pense no metrô, cada vagão está programado para que suas portas abram em determinada estação. No entanto como aplicar a automação industrial no dia a dia da sua empresa?

Nesse texto, visamos esclarecer todas as dúvidas em relação a esse processo, como quais os tipos de automação e quais as vantagens de aplicá-las na sua empresa, e, é claro, como adotar a automação industrial no seu negócio. 

Uma coisa é certa, é preciso que as grandes empresas acompanhem as novas tecnologias para manter seus negócios atualizados e de acordo com as necessidades de seus consumidores. Ao final do texto, você entenderá melhor a importância da automação industrial para uma empresa. 

Boa leitura!

automação industrial, empresa, como aplicar, o que é

https://pixabay.com/pt/photos/rob%c3%b4-bra%c3%a7o-tecnologia-bra%c3%a7o-de-rob%c3%b4-2791671/

Como surgiu e o que é automação industrial?

Para entendermos melhor o que é a automação industrial, vamos regressar um pouco e entender como ela surgiu. 

A automação começou a aparecer no século XVIII, quando foram criados os dispositivos semiautomáticos, dessa forma, começa a ter início a substituição da mão de obra humana nos meios de produção. Porém somente em 1950, com a manufatura ganhando cada vez mais força, é que o movimento de substituição do homem pela máquina começou a ter mais força. Assim a partir do século XX surgiram as primeiras máquinas completamente automatizadas. 

Essa troca possibilitou o aumento da produção de mercadorias sem afetar a qualidade, o que os donos de indústrias viram com bons olhos. Com o avanço da tecnologia nos anos seguintes, esses computadores e seu processamento se aperfeiçoaram ainda mais. 

Fonte https://www.uninter.com/wp-content/uploads/2017/07/Gest%C3%A3o-da-Automa%C3%A7%C3%A3o-Industrial_518713594.jpg

Dessa maneira, esse sistema se tornou cada vez mais confiável e eficiente, aumentando a produção e ao mesmo tempo diminuindo os custos de grandes empresas. Assim se estabeleceu como uma ferramenta essencial para a indústria. 

A produção manual foi substituída pelo uso de máquinas sofisticadas e de alta tecnologia. Independentemente do tipo de segmento, a automação industrial se tornou presente no dia a dia da produção. 

 A automação industrial permite que a fábrica tenha mais autonomia em seus processos de produção, além disso, reduz o tempo de fabricação de cada produto. 

Podemos compreender que essa nova tecnologia faz parte da “quarta revolução industrial”, também conhecida como indústria 4.0.

Quais as vantagens?

Agora que você sabe o que é automação industrial, entenda quais serão as vantagens ao aplicar essa tecnologia no seu negócio. 

Segurança 

Você terá a possibilidade de substituir os seus funcionários em tarefas perigosas por máquinas que executarão perfeitamente o trabalho. Dessa forma você evitará acidentes no local de trabalho e garantirá a segurança de seus colaboradores sem prejudicar a produção. 

Gestão sob a produção

A automação industrial irá facilitar também o seu controle sob a produção. Isso porque você poderá acompanhar todas as etapas de um produto através dos registros contidos na máquina. 

Assim você poderá ter acesso a todos os detalhes da produção de seu negócio, desde o momento da fabricação até a distribuição. 

Flexibilidade

Entre as vantagens, é possível que a empresa siga o conceito just in time. Em resumo, o que determinará a produção da empresa é a demanda, tornando a linha de produção mais flexível e adaptada às necessidades do cliente. 

Além disso, seguindo essa ideia de produção, você evitará desperdício de produto, pois não terá produtos “encalhados” no estoque.

automação industrial, empresa, como aplicar, o que é

https://pixabay.com/pt/photos/dji-drone-fitofarmac%c3%aauticos-drone-5331570/

Como aplicá-la na sua empresa?

Bom, agora vamos ao que interessa… Como você pode aplicar a automação industrial na sua empresa? 

Para melhor compreensão, elaboramos abaixo um passo a passo para você que deseja incluí-la no seu negócio e consequentemente melhorar os seus resultados e qualidade daquilo que produz. 

1° Identifique o que pode ser automatizado na sua linha de produção

Quando a empresa tenta fazer o processo de automatização com pressa, em sua maioria, fracassa. Isso porque é necessária uma análise minuciosa para entender qual a melhor forma de implementar o processo. 

Isto é, é preciso mapear sua linha de produção e identificar quais processos podem ser automatizados e quais precisam da mão de obra manual.  

Leve em consideração a opinião de seus funcionários, converse com eles sobre o processo de produção e estabeleça metas para cada etapa da linha de produção. 

Dessa forma você poderá identificar quais partes devem ser automatizadas e quais serão os seus ganhos com esse processo.

 

2° Estude opções de automação industrial  

Após mapear a sua empresa e definir quais pontos devem ser automatizados, está na hora de começar a pesquisar quais são as melhores opções no mercado para começar a sua transição.

Busque por uma opção que atenda as necessidades da sua empresa, assim como esteja dentro do seu orçamento. Uma boa dica é estudar os laudos técnicos e analisar bem a previsão de desempenho que a empresa se compromete em alcançar. 

3° Planeje tudo: curto, médio e longo prazo

Depois de escolher qual empresa tem o melhor plano de transição para automação industrial, é hora de você começar a planejar todo o processo de fato. 

Dessa maneira um bom ponto de partida é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Você deve buscar facilitar ao máximo o processo, de maneira que um passo leve, naturalmente, ao outro. 

Além disso, é importante lembrar que em algumas etapas é indispensável a presença de profissionais capacitados. Por exemplo, para a manutenção e supervisão dos equipamentos, é necessário que alguém assegure o bom funcionamento de todo o equipamento. 

E não tente fazer tudo de uma vez, comece automatizando uma etapa, após um tempo, faça o mesmo com a outra, aos poucos, você chegará ao resultado desejado com êxito.

4° Cumpra cada passo com cautela  

Lembre-se de não pular nenhum passo, é importante que você cumpra todo o processo com cautela para ter um resultado positivo e duradouro. Pois é comum que ao notar os primeiros frutos da automatização, a empresa se empolgue e deixe de lado alguns passos do planejamento. Cometer esse erro pode comprometer a empresa e todo o processo conquistado até então. 

Portanto pense bem nas consequências de cada decisão e tente ao máximo prever os impactos positivos e também negativos, para garantir que sua empresa esteja preparada para qualquer situação. 

Garanta sempre os cuidados necessários com o equipamento, o treinamento da sua equipe e tudo o que será necessário para manter a operação das máquinas em boas condições. 

Em resumo, isso é tudo o que você precisa saber sobre como aplicar o processo de automação industrial na sua empresa. Esperamos que o texto tenha sido esclarecedor e sanado todas as suas dúvidas.

E-book Gratuito: Porque as Ferramentarias precisam de Uma Solução de Software CAD/CAM Integrado e Dedicado

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3500-9392
FIT Tecnologia | RS
Avenida Itália, 482
São Pelegrino | Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3039-5900
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down