Conheça os fatores fundamentais para uma fabricação de moldes bem sucedida. 

Confira os 4 fatores que vão fazer toda a diferença na produtividade e eficiência dos projetos.  

1. Aços do molde
2. Material do produto a ser moldado

3. Projeto de molde
4. Ambiente do molde

São diversos fatores que contribuem para o sucesso do produto acabado, como os diferentes materiais de molde ou o tipo de máquinas que são usadas. O processo de moldagem por injeção é bem complexo, desde o projeto inicial até o resultado final. O mais importante para garantir a eficiência e qualidade do molde de injeção, é importante conhecer bem cada fator para saber melhorar a qualidade. 

1. Molde de aço.

A escolha do material certo é um fator importante para a qualidade do molde. 

O aço escolhido deve atender a determinadas exigências. Considere que a qualidade da dureza e grau do aço podem afetar o produto plástico. Para pequenos projetos, o alumínio é a escolha ideal. O alumínio é barato e pode ser facilmente usinado para moldes de cavidade única.

Maiores valores de produção requerem aço de maior qualidade, que pode ser caro, mas vale a pena. Um exemplo disso seria o aço inoxidável. Esta é a escolha ideal para a maioria dos volumes de produção. O aço inoxidável tem qualidades como resistência à corrosão, resistência à picada e resistência ao desgaste. Todos esses benefícios surpreendentes são combinados com o suporte para criar acabamentos de molde suaves.

A superfície do aço pode ser tratada com outros revestimentos metálicos para melhorar o processo de moldagem. Inserções de cobre berílio podem ser usadas para melhorar o processo de resfriamento em pontos críticos específicos durante o acabamento do molde. O nitreto pode ser usado na superfície para aumentar a dureza do aço, o que pode aumentar a vida útil do molde para estender seu uso.

A qualidade e característica de cada aço é um fator importante a ser considerado.

2- Material do produto a ser moldado.

A correta escolha da matéria prima faz a diferença no resultado final do produto.  

Aprender qual tipo de material usar para moldagem por injeção de plástico pode afetar o acabamento e o uso do seu molde. Nem todos os termoplásticos podem ser usados ​​universalmente para uma finalidade. Certos tipos de plástico são muito mais duráveis, enquanto outros têm capacidades mais específicas, como os usados ​​na produção de alimentos. Se você usar o plástico errado para copos e recipientes de alimentos, isso pode causar danos aos seus consumidores.

O plástico errado também pode quebrar com o impacto se não for utilizado adequadamente. Certifique-se de escolher o termoplástico certo de acordo com o produto que você planeja fabricar.

Polipropileno, polietileno e poliestireno de alto impacto são alguns dos exemplos de materiais de molde que você provavelmente encontrará. Certifique-se de distinguir corretamente cada plástico antes de prosseguir.

Para que o resultado final fique de acordo com o planejado, é importante escolher a matéria prima adequada.

3- Projeto do molde.

O engenheiro precisa estar capacitado para desenvolver um projeto funcional e eficiente. 

Depois de ter o material correto para o seu molde, a próxima coisa que você deve considerar é o desenho do projeto. A estrutura do molde deve ser capaz de segurar o material plástico adequadamente. Deve ser capaz de lidar com o encolhimento, a temperatura do molde, a deformação e o próprio processo de moldagem. A abertura e o fechamento devem ser fáceis sem arriscar a vida útil da máquina. O projeto do molde também deve melhorar a eficiência e os custos de produção.

Após o projeto do molde, o processamento do molde é o próximo. Organizar adequadamente o processo de moldagem pode aumentar as chances de uma produção bem-sucedida. Saber o que sua máquina passa pode estabilizar os resultados.

O processo de moldagem começa com o aquecimento do plástico, que é então injetado no molde. Ele é resfriado rapidamente antes de ser liberado para criar o produto que você projetou. É importante garantir que todas as peças de sua injetora estejam funcionando corretamente. Isso requer manutenção e limpeza mensais para obter os melhores resultados.

A qualidade do profissional sempre é o fator mais importante de todo o processo.

4. Ambiente do Molde.

A segurança é a parte mais importante do processo. 

Se você usar os materiais adequados e fizer a manutenção de suas máquinas, pode ter certeza de que sua moldagem por injeção de plástico será bem-sucedida. No entanto, há outro fator que você deve considerar para manter a integridade do seu molde. Quando se trata de meio ambiente, é importante mantê-lo limpo e higienizado para evitar contaminação. Isso é especialmente importante se você estiver criando produtos para fins farmacêuticos e de fabricação de alimentos.

Você tem um ambiente ideal? As salas limpas utilizam filtros de ar, fluxo de ar e equipamentos de proteção. Tudo isso pode proteger o produto resultante e os operadores dentro da área. Por exemplo, equipamentos de proteção, como óculos, luvas e toucas, podem impedir que sua equipe operacional contamine o molde com cabelos e outras fibras. Manter o ambiente limpo sempre ajudará a produzir produtos de qualidade uniforme para os consumidores.

A proteção e segurança dos colabores é o mais importante

É sempre bom prestar atenção em todos os detalhes para que o processo de fabricação de moldes seja bem sucedido, mas esses 4 fatores são mesmo fundamentais para você lembrar e aplicar sempre que for necessário. 

FIT Tecnologia | SP (HQ)
Rua Maria Carmem Rodrigues Saker, 90
Boa Vista | Sorocaba | São Paulo
Brasil - CEP 18087-081
(+55) (15) 3199-0554
FIT Tecnologia | RS
Rua José Tovasi, 417 | Cruzeiro 
Caxias do Sul | Rio Grande do Sul
Brasil - CEP 95010-040
(+55) (54) 3196-2199
Horário: de segunda à sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, exceto feriados.
CIMATRONFIKUSCIMCOABINFER-selo-associacao-brasileira-ferramentarias
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down