5 chaves para manter a produtividade durante a pandemia e depois

Não é novidade que as indústrias de moldes de injeção têm sido especialmente desafiadas durante essa pandemia com as mudanças na economia e demanda de produtos e serviços. 

Produzir com eficiência mesmo com as reduções de jornada e escala de mão de obra tem se tornado cada vez mais difícil, e muitos componentes atrelados ao processo de fabricação que antes eram comprados de outros países começaram a ter sua produção internalizada, devido à alta do dólar e demora no envio e recebimento.

É inegável a mudança que o mundo está passando e o legado que ela deixará no nosso futuro. 

Hoje discutiremos meios para ajudar as indústrias fabricantes de moldes de injeção, uma das linhas de produção mais afetadas, a continuar produzindo efetivamente durante a pandemia e no mundo que virá depois dela. 

Principais desafios enfrentados pelos fabricantes de moldes de injeção

Essa pandemia tornou o processo de produção mais complicado. Os desafios comuns aos fabricantes de moldes de injeção já são bem claros e conhecidos:

  • Reduzir o tempo de entrega: Entregar os ferramentais no tempo combinado e produzir de maneira mais rápida é um desafio em uma ferramentaria com uma grande produção. Durante o desenvolvimento de um projeto, mudanças são uma constante que a equipe de engenharia precisa enfrentar, além de lidar com as mudanças em tempo real. 
  • Melhorar a qualidade das ferramentas: Manter um alto padrão de qualidade é essencial para se manter competitivo e ser lembrado como referências no ramo. Ter ferramentas adequadas para análise de todas as etapas do projeto, proceder com a transição perfeita do projeto para a fabricação e manter o acabamento de superfícies excelente é um desafio enfrentado pelos setores de engenharia e usinagem.
  • Reduzir erros: Um dos maiores “assassinos de dinheiro” em uma ferramentaria são os erros, além de fazer com que os envolvidos no projeto percam tempo com retrabalhos acabam atrasando outras peças e diminuindo a produtividade. 
  • Aumentar a produtividade: Trabalhar mais e de maneira mais efetiva com os recursos disponíveis é um desafio, na maioria das vezes buscar novas tecnologias e automatizar tarefas recorrentes pode ser a chave.  
anuncio-ebook-eletrodos

Desafios adicionais que a pandemia global trouxe

Além dos quatro desafios citados como exemplo anteriormente, a pandemia trouxe desafios adicionais que afetaram absurdamente todos os setores da cadeia produtiva:

  • Desaceleração geral: O mundo parou, todos desaceleraram suas vidas e adiaram os planos. Com a indústria não foi diferente, contratações e investimentos congelados e sem perspectiva de volta.
  • Trabalho remoto e redução da circulação dentro das fábricas: O isolamento social trouxe novas regras de etiqueta e prevenção, quem pode fazer seu trabalho de maneira remota fica em casa e quem não pode acabou trabalhando em escalas para evitar aglomerações dentro das fábricas. 
  • Demanda está mudando de uma indústria para outra: Os hábitos mudaram, a demanda de produtos começou a mudar constantemente de um setor para outro. 

Aqui vão cinco sugestões para fabricante de moldes de injeção manterem a produção funcionando de maneira efetiva durante a pandemia e depois. 

1.Converter as melhores práticas de especialistas em padrões e modelos reutilizáveis

Moldes de injeção de termoplásticos: padrões e modelos reutilizáveis
Moldes de injeção de termoplásticos: padrões e modelos reutilizáveis

Na maioria das vezes, o conhecimento e a experiência do seu time de especialistas não estão organizados e catalogados, e mesmo se estivessem, quem iria ler 40 páginas de anotações e instruções de como fazer as coisas nesse momento?

Reunir o conhecimento e boas práticas  dos seus experts em práticas comuns e que possam ser replicadas por todos é uma das chaves para o bom andamento dos processos da sua ferramentaria.

O seu software de ferramentaria também pode ser transformado em uma coleção do know-how e dos padrões da sua empresa. 

Separar um pouco de tempo para sua equipe aprender, trocar experiências, definir padrões específicos e montar templates utilizados com frequência de maneira que o conhecimento se torne colaborativo acaba eliminando tempo e faz com que seus colaboradores aprendam cada vez mais. 

2.Automatizar tarefas comuns de fabricação de moldes de injeção

Moldes de injeção de termoplásticos:extração de eletrodos automatizada
Moldes de injeção de termoplásticos:extração de eletrodos automatizada

A segunda dica que daremos é: Automatize tarefas comuns na fabricação dos moldes de injeção.

Automatizar tarefas rotineiras e repetitivas faz com que os usuários possam focar sua atenção em outros aspectos dos processo produtivo.

A ideia por trás da automação é justamente essa, diminuir o tempo gasto em tarefas repetitivas, reduzindo erros e fazendo com que seus colaboradores possam focar em outros pontos do processo.  

Use as ferramentas de automação disponíveis no seus softwares CAD e CAM facilitar seus processos e facilitá-los.

O que sua empresa precisa, trabalhar mais rápido ou reduzir erros? Automatizar tarefas repetitivas pode ajudar a definir esses parâmetros e a padronizar boas práticas.

3.Reduzir erros e diminuir o tempo de ciclo de engenharia

Moldes de injeção de termoplásticos: redução de erros e o tempo de ciclo de engenharia
Moldes de injeção de termoplásticos: redução de erros e o tempo de ciclo de engenharia

Reduzir erros no seu processo é essencial, o mapeamento e a gestão dos processos feita de maneira eficiente pode ajudar a acabar com gargalos, além de evitar desperdícios atrelados a produção.

Verificar pontos com inconsistências e monitorá-los é uma das práticas mais efetivas dentro das ferramentarias. Após todos os processos ocorrendo de maneira satisfatória, padronizá-los para serem replicados pode ajudar a reduzir erros e diminuir o tempo do ciclo de engenharia.

Permitir que o seus softwares guiem o usuário para andar no processo correto e tomar decisões também pode ajudar nessa diminuição. Preencher a base de dados do seu software com parâmetros utilizados em sua fábrica e automações, além de reduzir tempo gasto com essas informações, ajuda a padronizar os processo.

4.Distribua o conhecimento e os padrões da sua empresa

Moldes de injeção de termoplásticos: distribua o know-how de ideias
Moldes de injeção de termoplásticos: distribua o know-how de ideias

Reúna todo o know-how da sua empresa, todas as informações e conhecimentos que ao longo do tempo foram adquiridas pelos seus funcionários e gestores. 

Depois de toda a conversa envolvida provavelmente você terá um banco de informações extenso, porém, depois de lapidá-lo, esse banco de dados pode se tornar seu maior aliado! 

Vemos que em algumas empresas, cada funcionário trabalha a seu próprio modo, dessa maneira, os mais antigos e mais experiente acabam se saindo melhor que os mais novos, tanto em tempo de entrega dos projetos quanto em qualidade. 

Lembra que falamos sobre padronizar os processos produtivos? Pois é, o compartilhamento do conhecimento dos seus funcionários e a definição dos melhores meio de produção vai fazer com que seu processo fique mais rico em informações, e que sua empresa produza melhor e de maneira mais eficiente. 

Padronizar os processos, além de ser um meio da empresa produzir melhor e de maneira efetiva, garante a qualidade do produto, além de disseminar a cultura da melhoria contínua. 

5.Pense fora da caixa

Não existe uma receita de bolo para ser inovador, para transformar o seu negócio em algo surpreendente aos olhos dos seus consumidores.  Pensar fora da caixa é um conselho que podemos te dar, como fazê-lo não. 

Inove, seja criativo! Pesquise e tente obter mais dos seus equipamentos, verifique junto aos seus colaboradores habilidades e experiências que eles possam ter de empregos passados, ou coisas que aprenderam anteriormente e que possam ser utilizadas como melhoria em algum setor da sua empresa de moldes de injeção. Capacitar a sua equipe para pensar fora da caixa também é importante. 

Novas tecnologias podem te ajudar a melhorar o processo produtivo e sair na frente dos seus competidores. Integrar processos aditivos, como impressoras 3D, em seus processos também pode ser uma boa ideia. Revise seus projetos, algo pode melhorar? Melhore!

Foque no pode ser feito para resolver os seus problemas de agora e busque soluções viáveis para o seu negócio. 

download-ebook-cimatron-15

Transformando desafios em novas oportunidades

Moldes de injeção de termoplásticos: transformando desafios em oportunidades
Moldes de injeção de termoplásticos: transformando desafios em oportunidades

Com os problemas causados pela pandemia e o lockdown, muitos setores da economia foram afetados. 

Problemas econômicos e problemas relacionados a entrega e recebimento das matérias primas utilizadas para a fabricação de produtos de vários setores pararam fábricas inteiras. Corte custos relacionados à importação de matérias primas e procure produtores mais próximos à você. 

Neste momento, além de traçar um plano contingente para o seu negócio, abra o leque, foque em outros nichos e outros produtos que neste momento estão sendo mais requisitados, observe se outros setores, próximos ao seu ou que utilizam equipamentos semelhantes, estão em alta. 

Pesquise novas metodologias e práticas que podem melhorar a produção, e fazê-la trabalhar melhor. 

Como superar as mudanças no novo mundo que virá?

Para superar as mudanças trazidas pela pandemia o processo de produção precisa estar bem estruturado e ao mesmo tempo ser flexível e aceitar mudanças que possam trazer melhorias. 

Fabricantes de ferramentas que investem em tecnologia para apoiar os seus processos são melhor equipados para suportar os desafios hoje, e também serão melhor posicionados no futuro pós pandemia.

Por mais que o que estejamos passando seja difícil, é uma fase, a nossa reação é que definirá o nosso posicionamento no futuro. Como sua empresa tem reagido aos desafios trazidos pela pandemia?

Produtividade na Ferramentaria FAQ

O que são módulos de automação?

São módulos específicos para automatizar tarefas comuns ou rotineiras, em softwares CAD podem ser Catálogos de peças, Eletrodos, Porta Moldes, etc. Em softwares CAM podem ser Reconhecimento automático de geometrias, Usinagem por cores, Templates de usinagens e etc.

O que são templates de usinagem no software CAM?

Templates de usinagem são estratégias padronizadas criadas pelos usuários dos softwares ou pelos fornecedores. Podem incluir informações personalizadas relacionadas aos processos, custos e usinagem e manufatura. 

Como salvar processos criados em uma biblioteca de processos?

Para salvar os processos criados e agrupá-los em uma biblioteca de processos basta clicar com o botão direito em cima do processo que queira salvar e em seguida clique em “Salvar Processo”

Como um software CAD/CAM integrado reduz o tempo de entrega desde o orçamento, projeto e usinagem CNC?

m empresas que trabalham com sistemas CAD/CAM integrados, as etapas do desenvolvimento ou projeto e fabricação trabalham de maneira colaborativa e a partir do mesmo modelo sólido, então todas as alterações feitas em um arquivo automaticamente serão atualizadas no outro, além disso, não existe a necessidade de conversões de arquivos do CAD para o CAM, evitando problemas e retrabalhos relacionados à incompatibilidade. Essa colaboração une conhecimento e experiência de todos os profissionais do time, tornando sua comunicação mais significativa e ajudando a identificar problemas relacionados ao custo e fabricação precocemente. da produção eliminando esforços desnecessários, e tornando os processos mais eficientes.