FIKUS 19: Mais rápido, mais confiável, mais recursos e funcionalidades

Inovações e melhorias no Fikus  19

Mais rápido, mais confiável, mais recursos e funcionalidades

A Metalcam lança no mercado a nova versão do FIKUS que incorpora múltiplas melhorias e novos recursos para fornecer aos usuários recursos e funcionalidades mais rápidas, robustas e estendidas que colocam a seu serviço os mais recentes desenvolvimentos do mercado em processos de trabalho e lhes permitem acessar novos oportunidades de negócios e alcançar novos níveis de produtividade.

Mais agilidade de uso

Muitas das melhorias e novidades introduzidas na interface visam aumentar a velocidade de trabalho, com um sistema de gráficos aprimorado e novos ícones que economizam etapas para a conclusão do trabalho.

Novos ícones e novas distribuições para acelerar o trabalho

Os novos recursos e melhorias introduzidos com este lançamento do FIKUS afetam todo o processo, desde o orçamento, passando pelo projeto, até a produção final e em todas as tecnologias.

Novo ambiente gráfico

A mais visível das novidades do lançamento do Fikus 19º é o seu ambiente gráfico, totalmente renovado, mais claro e moderno, com uma nova distribuição de funções e novos ícones CAM, entre os quais se destaca o novo menu circular, que melhora a agilidade de acesso às diferentes funções por meio de submenus flutuantes.

O ambiente gráfico das diferentes tecnologias também incorpora novos ícones e novas distribuições para agilizar o trabalho, como nos parâmetros avançados, com menus relacionados.

O sistema gráfico foi aprimorado para uma interação mais rápida do usuário, como otimizar a regeneração imagem ao alternar de um ponto para outro no CAM.

Também os assistentes tecnológicos de eletroerosão a fio EDM têm recebido múltiplas melhorias e novas funcionalidades para agilizar o trabalho, como a possibilidade de pular entre diferentes etapas dentro da lista, ou mais flexibilidade em paradas para multi-geometria e muitas outras específicas para cada máquina de corte a fio CNC.

FIKUS 19 ambiente software eletroerosão

Maior velocidade de cálculo

As melhorias de desempenho do FIKUS  são determinadas pela otimização dos processos de cálculo que tornam mais eficiente o uso das capacidades do hardware, alcançando uma maior velocidade de cálculo sem saturar as capacidades do processador.

FIKUS 19 melhorou vários processos para reduzir o tempo de cálculo para apenas 25% da média.

Aumentou a velocidade de cálculo dos processos e o nível de automatização de muitos trabalhos, melhorando a gestão pelo sistema de vários processos para reduzir o tempo de cálculo para apenas 25% em média em relação à versão anterior. Assim, o FIKUS 18.1 precisou de 30 segundos para preparar superfícies cada vez que era calculado e a nova versão leva apenas 7,2 segundos na primeira vez e nada nas vezes seguintes.

O processo de cálculo e a velocidade no CAM para eletroerosão a fio também foram otimizados para geometrias com cópias múltiplas e o tempo de início do simulador foi reduzido para menos da metade na primeira vez e quase instantâneo nos tempos seguintes.

A inicialização do simulador agora é 60% mais rápida na primeira vez e mais de 90% nas vezes seguintes

A simulação de usinagem é um dos processos onde a otimização dos processos de cálculo é mais evidente, com recursos como o “refinamento automático” que aproveita os momentos inativos do processador para melhorar a qualidade e nitidez da imagem sem saturar recursos. Graças às melhorias introduzidas, Fikus.st 19 oferece uma simulação com um início mais rápido, até 60% na primeira vez e mais de 90% nas vezes

Fikus software para eletroerosão EDM

Novos recursos e capacidades

Alguns dos novos recursos não apenas melhoram a usabilidade do FIKUS, mas também fornecem ao sistema novos recursos que permitem que seus usuários acessem novas oportunidades de negócios, como as novas funções “multi-origem / multi-zero” em tecnologias de corte a fio, que permitem trabalhar com diferentes referências de máquina para uma ou mais peças.

FIKUS programa eletroerosão a fio matriz

As funcionalidades mais avançadas em eletroerosão a fio WireEDM

Os Pontos Tecnológicos foram aprimorados com a definição da posição com delta, número de pontos automáticos ou eliminação por janela. A velocidade também foi melhorada para geometrias com cópias e uma função foi implementada para copiar geometrias de um caminho para outro, mesmo que seja para outra máquina. Destacam-se também nesta tecnologia as novas opções de união de zonas em processos de destruição interna ou otimização de fios e cortes.

O FIKUS 19 incorpora novos recursos que melhoram a precisão e reduzem os custos de fabricação

São notáveis ​​as novas funcionalidades de EDM relacionadas ao eixo rotativo, como Tornear & Cortar indexado (Turn & Burn Indexed), Spin & Burn ou Turn While Burn, que reduzem o tempo de preparação para usinagem e permitem que geometrias sejam usinadas a partir de peças que antes eram impossíveis de fabricar com a tecnologia wire EM. Essas funções proporcionam, em comparação com operações de torno semelhantes, alta precisão e eliminação de tensões na peça, permitindo um trabalho de alta qualidade.