Como um software paramétrico pode garantir a confiabilidade no desenvolvimento do projeto

Software paramétrico é uma solução para prevenir erros no desenvolvimento do projeto provocados pela necessidade de alterações manuais. Ele foi desenvolvido como forma de melhorar a transmissão de informações de projetos gráficos. Dessa forma, saiba como um software paramétrico pode garantir a confiabilidade no desenvolvimento do projeto!

Até algum tempo atrás, os projetos gráficos eram realizados manualmente, em desenhos feitos com pranchetas pelos engenheiros. Essa forma exigia cálculos manuais e terminava por deixar o processo bastante lento.

Além do tempo, os projetos manuais exigiam muitas vezes a presença de especialistas em desenhos técnicos para fazer detalhamento adequado e todos os erros eram corrigidos também manualmente. Era bastante comum que o desenho precisasse ser apagado com borracha.

Os projetos manuais, além de demorados eram representados em uma quantidade muito grande de papel, verdadeiros rolos que eram levados debaixo do braço de local para local.

Surgimento de softwares

Com o avanço da tecnologia, não demorou para que softwares de representação gráfica fossem desenvolvidos e cada vez mais aprimorados. A computação gráfica é hoje indispensável para produzir e armazenas grandes quantidades de projetos e desenhos de diversos segmentos.

Se antes era necessário carregar uma imensidade de folhas por onde fosse, atualmente os projetos são levados em pendrives ou mesmo nos notebooks profissionais. Apagar e modificar projetos não exige mais a alteração em uma pilha de desenhos e todo o processo pode ser realizado com seleção digital, portanto é importante saber como um software paramétrico pode garantir a confiabilidade no desenvolvimento do projeto.

A impressão de projetos também se tornou algo bem mais rápido e preciso, já que os desenhos precisavam ser reproduzidos muitas vezes e, mesmo com desenhistas gráficos muito competentes, é esperado que alguma diferença fique de um para o outro.

O avanço do mercado

O segmento da engenharia cresceu muito nas últimas décadas, especialmente nos grandes centros urbanos e, mesmo com o desenvolvimento tecnológico, a velocidade é cada vez mais exigida para projetos e os bons resultados são o que tornam esses projetos e as empresas por trás deles mais competitivas.

O primeiro software importante para os desenhos gráficos surgiu em algumas décadas e produz um desenho digitalizado em 2D. O surgimento desses softwares permitiu manter as mesmas informações de projetos feitos à mão, mas produzidos no âmbito digital.

No entanto, os softwares comuns não modificam a forma de projetar. Atualmente, os softwares para desenhos gráficos mais avançados são chamados paramétricos, e podem ser usados para desenhos 3D. Saiba mais sobre como um software paramétrico pode garantir a confiabilidade no desenvolvimento do projeto.

O que é Software Paramétrico

Software paramétrico é um tipo de programa que possui tecnologia de ter dimensões com relações entre si e que permitem alteração. Inclusive os softwares desse tipo conseguem alterar o que chamamos de peça sólida e suas documentações.

Assim, o software comum em 2D é considerado uma ferramenta de design, com apenas alguns recursos em 3D muito limitados. Os softwares paramétricos são um avanço imenso e também são chamados de modeladores sólidos paramétricos.

Utilizar um recurso paramétrico implica que seu projeto terá confiabilidade em todas as etapas, sem a necessidade de alterações manuais no projeto e em seu desenvolvimento. Isso porque esse tipo de software permite o trabalho com modelos que permitem a inserção de informações para possíveis modificações.

Em geral, os softwares parametrizados possuem algumas informações básicas e produzem um modelo que pode receber informações e alterações sem precisar ser feito totalmente de novo.

Dessa forma, a principal diferença entre os softwares do tipo 2D e os parametrizados é que os primeiros não são diferentes das antigas linhas contidas nas pranchetas, apenas são digitalizados. Além disso, os softwares comuns não identificam a representação de cada linha do desenho, como o parametrizado faz, além de armazenar informações sobre o que foi desenhado e fazer modificações de forma muito mais rápida e efetiva.

Retrabalhos

Retrabalho, como o próprio nome diz, significa ter que refazer todo o processo em vista de alguma alteração necessária. O retrabalho costuma ser um dos maiores impactos para a produtividade em segmentos da computação gráfica, por isso é importante saber como um software paramétrico pode garantir a confiabilidade no desenvolvimento do projeto.

Refazer projetos por falha em qualidade dos softwares é algo que precisa ser revisto sob pena de ficar mais caro e demorado o retrabalho do que a aquisição de um software que permita alterações automáticas em todo o projeto sem necessidade de refazer.

É necessário ter em mente que o retrabalho gera, além de um desperdício enorme de tempo e atraso na entrega dos projetos e no desenvolvimento do mesmo, provoca ainda gastos com recursos e prejuízos financeiros.

Os custos gerados com retrabalhos são tão grandes que alguns especialistas ensinam alguns passos para medir o quanto esse tipo de gasto impacta na produtividade:

 

  • Diminuição da produtividade

Esse é um dos principais indícios de que seu software está fazendo você gastar dinheiro à toa com retrabalho é a queda da produtividade. Se você começou a perceber, mesmo sem medição oficial, que seus projetos estão levando muito mais tempo do que o usual, é hora de medir o gasto com retrabalho.

 

  • Perda de clientes

Se você perdeu clientes de algum tempo para cá e suspeita que o motivo tenha sido a demora ou a perda de qualidade na entrega dos projetos, pode ser hora de investigar o software e o retrabalho que está sendo exigido.

 

  • Equipe desmotivada

O retrabalho nos projetos não é feito sozinho. Ele exige o empenho de profissionais que muitas vezes são habilitados e poderiam estar trabalhando em algo realmente funcional, mas estão perdendo diversas horas refazendo projetos por problemas de software. Investigue se o motivo do desânimo é o retrabalho.

 

  • Perda de qualidade na entrega do serviço

Se a qualidade de seus projetos está caindo é hora de rever todos os custos e o que sua equipe está constantemente tendo que refazer!

Alterações automáticas em todo processo

Assim, para evitar a perda de qualidade em decorrência do retrabalho, o ideal é investir em um excelente software parametrizado. Uma sugestão é conhecer o software Cimatron, que oferece a possibilidade de alterações automáticas em todo o decorrer do processo. Conheça mais sobre o produto, agora que você já sabe como um software paramétrico pode garantir a confiabilidade no desenvolvimento do projeto.

Adquirindo o melhor software parametrizado do mercado, o Cimatron, sua equipe pode investir no que realmente interessa: entregar projetos de qualidade e no tempo adequado, fazendo com que sua empresa mantenha o parâmetro de competitividade para estar sempre em alta no mercado!

FIKUS 19: Mais rápido, mais confiável, mais recursos e funcionalidades

Rua Prof. Altamir Gonçalves, 87
Jardim Gonçalves – Sorocaba/SP
CEP 18016-480
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto feriados.
© 2021 Fit Tecnologia. Todos os direitos reservados.
crosschevron-down